Há 18 anos, o Outback Steakhouse desembarcava no Brasil e trazia na bagagem o conceito de uma marca generosa, divertida e hospitaleira com comida de sabor marcante e atendimento descontraído. O primeiro restaurante da rede foi inaugurado no Rio de Janeiro em 1997 e, atualmente, com 74 unidades em operação, o Outback celebra sua consolidação em território nacional.
“O Brasil nos recebeu muito bem porque os consumidores brasileiros têm um perfil muito parecido com a nossa marca. Somos informais, gostamos de proximidade e temos um estilo jovial”, afirma Salim Maroun, CEO da Bloomin’ Brands no Brasil, detentora da marca Outback Steakhouse.
Presente em 36 cidades, 14 estados brasileiros e Distrito Federal, a rede de restaurantes expande 20% anualmente e já investiu cerca de R$ 400 milhões apenas em infraestrutura nos últimos 18 anos. Em 2016, a companhia manterá o processo de abertura de novos restaurantes com investimento médio de R$ 4,5 milhões por unidade. “Há 18 anos acompanhamos os momentos importantes da vida das pessoas e compartilharemos, cada vez mais, experiências e celebrações com nossos clientes. Entendemos que o brasileiro gosta de novidades, de um ambiente aconchegante, acolhedor e, ao mesmo tempo, descontraído”, diz Maroun.
Outback no Brasil
Atualmente, 8,5 mil Outbackers – como são chamados os colaboradores – formam o time da operação brasileira. Para a rede, investir na qualificação é o caminho certo para manter os bons resultados. Estima-se que mais de 15 mil pessoas tenham sido treinadas para o mercado de alimentação e, atualmente, 68% dos sócios-proprietários dos restaurantes Outback do Brasil são ex-Outbackers. “Queremos sócios que conheçam o trabalho e vivam nossos princípios e cultura, por isso, estamos sempre focados em treinar e ouvir os colaboradores”, afirma Maroun.
Há três anos consecutivos, a unidade de maior participação mundial é a do Shopping Center Norte, em São Paulo. “Felizmente podemos dizer que, dos 10 maiores restaurantes em número de clientes, nove estão no Brasil”, completa o CEO. O crescimento de vendas da rede em território brasileiro no terceiro trimestre de 2015 foi 6,1% maior do que o mesmo período do ano passado.
Hoje, 80% dos insumos utilizados pelo Outback Brasil são produzidos em território nacional. “O Brasil é muito rico nesse quesito. As condições encontradas aqui nos permitem conseguir produtos de alta qualidade, mantendo nosso padrão mundial”, explica Salim Maroun. Outro destaque é a carne. Atualmente, 70% de toda a carne servida nos restaurantes brasileiros são produzidos em território brasileiro.
Por conta da casa
E quem faz aniversário ganha presente no Outback. Por mês, o restaurante recebe milhares de aniversariantes. Isso porque, quem faz aniversário sempre ganha sobremesa por conta da casa.