Durval Telles apresenta espaço Observatório Cultural, em Rio Preto

Durval Telles abre o Observatório Cultural no dia 28 de abril (Fotos: Ricardo Boni)

São José do Rio Preto, SP, vai ganhar o espaço Observatório Cultural, uma casa de cultura com salas multiuso para apresentações teatrais, shows, debates, oficinas e ensaios.

Criado pelo artista rio-pretense Durval Telles, o local abre as portas no dia 28 de abril, a partir das 18h30. A abertura contará com vários shows e exibições audiovisuais.

“Este é um espaço plural, aberto a artistas dos mais variados segmentos. Morei por muitos anos neste prédio, e agora estou dando nova utilidade e ressignificação a ele”, explica Durval.

A ambientação do local é uma atração à parte: cada um dos espaços é repleto de instalações artísticas e as paredes são todas repletas de colagens, com fotos de cantores, atores, diretores e outros produtores culturais do mundo, do Brasil e de São José do Rio Preto.

“Todo mundo está homenageado nas salas. A inspiração é tropicalista, é brasileira…todo mundo junto e misturado. Tem Carmem Miranda do lado de Bette Davis. Tem Cauby Peixoto do lado Michael Jackson. Quanto mais arte, melhor”, diz Durval.

O Observatório Cultural fica na Rua São Sebastião, 2045, Vila Zilda, na região da Boa Vista. O espaço poderá ser usado para shows, peças teatrais e exposições.

Origem do Observatório Cultural

A ideia de se criar um Observatório Cultural surgiu de um projeto multiplataforma que Durval Telles está desenvolvendo.

“Criei um enredo chamado ‘A História que a Mãe contou ao rio de uma Bicicleta que Flutuava’, essa história vai gerar um filme, uma animação em stop-motion, uma peça de contação de história e quem sabe até algumas músicas…Enquanto fui formatando este projeto infantil, o Observatório foi nascendo.”

Observatório Cultural abre as portas dia 28 de abril (Fotos: Ricardo Boni)

Elas por Elo

Na abertura do Observatório Cultural, Durval Telles faz show do projeto musical “Elas por Elo”, um espetáculo gerado durante a pandemia e que ganhou vida no segundo semestre de 2022, sendo apresentado em vários espaços.

“Este show começou como uma terapia vocal que foi se fortalecendo e agora tem vida e voz própria. Nos tempos de isolamento social, para não ficar parado fui treinando minha voz cantando aleatoriamente antigos sucessos da MPB. Quando vi, o repertório de uma apresentação estava montado na minha cabeça, depois disso foi só aparar as arestas”, explica Durval.

“Elas por Elo” é uma grande corrente, um elo entre vários sucessos das ondas de rádio desde o início do século passado. A única regra seguida por Durval é que as músicas do espetáculo tivessem sido gravadas por mulheres.

“Clara, Dalva, Elizeth, Alcione…Todas as divas brasileiras estão contempladas no repertório. Será como se a gente tivesse sintonizando essas mulheres ao longo das décadas…é um show de memória, emoção e resgate”, diz Durval.

O espetáculo também marca os 35 anos de carreira de Durval Telles e mescla músicas com histórias de sua vida profissional. Ele lembra, por exemplo, que sua estreia musical foi abrindo o show para Nana Caymmi, no Dantas Bar, uma casa noturna de Rio Preto.

“Comecei cantando no mesmo palco que uma estrela como Nana, que lembro muito bem de sua presença, de sua voz e da disciplina antes da apresentação…”, essa história e outros ‘causos’ serão lembrados em “Elas por Elo”.

No repertório, momento especial para homenagear Gal Costa, Elza Soares e Rita Lee, que ganharão tributos especiais no show.

Confira as outras atrações da noite de abertura do Observatório Cultural:

Show “Soledad canta Roberto”, de Antônio Soledad

O cantor e compositor Antônio Soledad, com mais de 15 anos de carreira, presta homenagem ao rei Roberto Carlos, destacando sucessos da discografia do rei.

Kelly Simão/Atividades Culturais

A artista e pesquisadora Kelly Simão apresenta o projeto “Poesia ao Pé do Ouvido”.

Performance “O braço erguido num grito de gol”, de Murilo Gussi

O ator, diretor e performer Murilo Gussi, fundador do GAL (Grupo de Apoio à Loucura), tem em sua trajetória mais de 40 espetáculos teatrais. Entre os destaques estão “Memórias de um Sargento de Milícias”, com direção de Guido Caratori, apresentado em diversas cidades e assistido por mais de 10.000 espectadores.

Show “Humberto Lee canta Rita Lee”, de Humberto Lee

O compositor e cantor Humberto Lee presta tributo à rainha do rock Rita Lee, cantando seus maiores sucessos.

Filme “Abrasasas”, de Reinaldo Volpato

O clássico filme do diretor Reinaldo Volpado chega aos 40 anos de seu lançamento. O drama acompanha os dilemas adolescentes – namoro, amizade, relação parental, estudo, classe social – de oito jovens.

Serviço

Observatório Cultural
28/04, a partir das 18h30
Rua São Sebastião, 2045 – Vila Zilda
Informações: (17) 99267-2725