ESC passa a ser obrigatórios em veículos no Brasil

ESC agora é item se segurança obrigatório

Além do ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), veículos produzidos no Brasil ou importados a partir de 2024 devem contar também com outros três itens de segurança

Desde 1 de janeiro de 2024 o ESC (sigla em inglês para Controle Eletrônico de Estabilidade) é item obrigatório nos veículos novos no Brasil. A tecnologia, que foi projetada para melhorar a segurança nas estradas, começou a equipar automóveis em 1995.

Além do ESC, também passaram a ser itens obrigatórios nos veículos zero quilômetro no Brasil o DRL (sigla em inglês para luzes diurnas de condução), o ESS (sigla em inglês para alerta de frenagem de emergência) e o alerta de uso de cinto de segurança.

Os itens deveriam ser obrigatórios desde 2022, segundo a resolução 567 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), mas o prazo foi estendido pelo Governo Federal a pedido da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Controle Eletrônico de Estabilidade

O ESC é um sistema para ajudar o motorista a manter o controle do veículo em situações de emergência ou em condições de direção desafiadoras. Monitora de forma contínua a trajetória do veículo e detecta qualquer desvio inesperado da rota pretendida.

Quando detecta que o veículo está prestes a entrar em uma situação de derrapagem ou perda de controle, o ESC intervém automaticamente, aplicando frenagem seletiva em cada roda individualmente e ajustando o torque do motor, conforme necessário.

O ESC ajuda a corrigir a trajetória do veículo e a evitar acidentes, especialmente em curvas acentuadas, superfícies escorregadias e em casos de manobras mais bruscas, proporcionando uma camada adicional de segurança aos motoristas e passageiros.

Riscos reduzidos

O ESC reduz significativamente o risco de capotamento e de colisões causadas por perda de controle do veículo. Estudos demonstram que veículos com ESC têm menor chance de se envolver em acidentes graves comparados a outros sem a tecnologia.

A decisão de tornar o ESC e os demais itens obrigatórios reflete a busca do Contran por maior segurança viária e redução do número de acidentes e marca um passo significativo em direção a um ambiente de condução mais seguro e responsável no país.

“O ESC pode salvar vidas e reduzir o número de acidentes nas estradas brasileiras, tornando a condução mais segura para todos os usuários da via”, diz Danilo Ribeiro, Coordenador do CTTi (Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação) da DPaschoal.