Toyota Corolla ganha novos equipamentos e versão

Toyota Corolla 2018

Este ano o Toyota Corolla completa 50 anos de idade. E para comemorar a data, a fabricante japonesa lançou oficialmente na quinta-feira, 16, em um evento para a inprensa automotiva, o novo Corolla, que já está disponível para vendas com design renovado, novos equipamentos e uma nova versão (que na verdade volta a ser vendida).

Além da introdução da versão XRS à linha, a partir de agora, todas as versões do sedã são equipadas com controle de estabilidade, tração, assistente de subida e sete airbags. O Corolla tem mais de 44 milhões de unidades comercializadas em quase 150 países, marca que o coloca no topo do ranking dos veículos mais vendidos de todos os tempos.

“Em 2016 registramos um crescimento de 2,6% nas vendas. E continuamos a seguir um caminho sólido de crescimento. No mundo foram 9,22 milhões de vendas. 47% desse número veio da América Latina”, disse Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

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Volta do XRS

Comercializada em 2012, a versão XRS, vendeu 8 mil unidades e alguns meses. E agora está de volta com itens como aerofólio traseiro, saias esportivas, ponteira de escapamento cromada e interior na cor preta. O Corolla 2018 estará disponível em seis versões: GLi 1.8L com transmissão manual de seis velocidades; GLi 1.8L e GLi 1.8L Upper com transmissão automática Multi-Drive, que reproduz sete velocidades nos modos Drive e sequencial, por meio de trocas na alavanca de transmissão; XEi, XRS e Altis, todas com motor 2.0L e equipadas com a mesma transmissão automática Multi-Drive, incrementada com a possibilidade de trocas de marchas manuais no modo sequencial, tanto na alavanca do câmbio quanto por meio de borboletas localizadas atrás do volante.

Toyota Corolla 2018

Toyota Corolla 2018

No Brasil, sua história começou no início dos anos 1990, quando o modelo chegou por meio de importações. A partir de 1998, o sedã passou a ser produzido na planta da Toyota de Indaiatuba (SP). O Corolla liderou o seu segmento em 10 dos últimos 13 anos e, atualmente, possui aproximadamente 44% de participação de mercado.

O primeiro Corolla

Interior

Desde a versão de entrada GLi, o acabamento oferece partes revestidas de couro na cor preta, como no volante e detalhes da manopla de transmissão, e cinza, na parte anterior dos bancos dianteiros e traseiros.

As versões GLi Upper e XEi possuem acabamento em couro na cor cinza; a XRS, em couro exclusivo na cor preta; e a topo de linha Altis, na nova cor linho claro. A partir da XEi, todas têm acabamento cromado nos difusores do ar-condicionado, que ganharam formato arredondado. Além destes itens, o botão da alavanca do freio de estacionamento e as maçanetas das quatro portas do Corolla Altis também são cromados.

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Os dois tipos de painel de instrumentos disponíveis no Corolla receberam alterações gráficas. Na versão GLi, a zona de informação é composta por um grande círculo central que indica a velocidade, ladeado por dois menores: conta-giros à esquerda, e indicador de combustível e temperatura à direita. Um display de cristal líquido, localizado abaixo do mostrador de velocidade, reúne as informações do computador de bordo.

Na zona de operação do Corolla GLi, os comandos do ar-condicionado são manuais, e há um sistema de som, com conexão Bluetooth® e entradas auxiliares tipo USB, para iPod® e similares.

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Nas versões XEi, XRS e Altis, o painel de instrumentos mostra dois grandes círculos em suas extremidades: o esquerdo reúne o conta-giros e o termômetro do motor; o direito, o velocímetro e o indicador de combustível. No centro uma tela de TFT de 4,2”, agora colorida, exibe diversas informações sobre a condução, em projeção tridimensional.

Interior da versão XRS

A zona de operação dos modelos XEi, XRS e Altis também apresenta novidades. O sistema multimídia Toyota Play ganhou tela de LCD de 7” sensível ao toque.

Equipamentos

Desde a versão GLi, está equipado com direção eletroassistida progressiva; ar-condicionado com controle manual; chave do tipo canivete com comandos do alarme integrados; computador de bordo com seis funções (consumo médio e instantâneo, indicador Eco Drive, autonomia, velocidade média, tempo percorrido, controle de iluminação do painel e da temperatura externa); coluna de direção com regulagem de altura e profundidade; hodômetro e relógio digital; sistema de som com conectividade USB, para iPod® e similares, e dispositivo Bluetooth®; vidros e retrovisores com acionamento elétrico; volante multifuncional; entre outros.

A versão XEi também possui ar-condicionado digital; Smart Entry – sistema de destravamento das portas por sensores na chave; Push Start – sistema de partida sem chave (estes dois últimos são novidades para a versão); espelho retrovisor interno eletrocrômico; controle de velocidade de cruzeiro; rodas de liga leve aro 17”; antena shark fin; faróis de neblina dianteiros; acendimento automático dos faróis; painel de instrumentos com tela TFT colorida de 4,2”; sistema multimídia Toyota Play com tela LCD de 7” sensível ao toque e áudio compatível com DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC e rádio AM/FM; sistema de navegação GPS; TV digital e câmera de ré; Bluetooth®; quatro alto-falantes e dois tweeters; entre outros.

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A versão XRS se diferencia da XEi pelo acabamento interno na cor preta; aerofólio traseiro com luz de freio em LED; saias esportivas laterais, frontal e traseira; ponteira do escapamento cromada; faróis dianteiros em LED; ajuste de altura do farol; e rodas diamantadas aro 17”, com acabamento em preto brilhante.

Além do pacote acima, o Corolla Altis tem como diferenciais, ar-condicionado dual zone (novidade); limpador do para-brisa com sensor de chuva; banco do motorista com regulagem elétrica de oito posições; espelhos retrovisores externos eletrorretráteis automáticos; e rodas diamantadas aro 17”, com acabamento na cor cinza.

Motor e transmissão

– 1.8L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 144 cv a 6.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 139 cv a 6.000 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 18,6 kgfm (com etanol) e 17,7 kgfm (com gasolina), sempre a 4.800 rpm.

– 2.0L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 154 cv a 5.800 rpm, quando abastecido com etanol, e 143 cv de potência a 5.800 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 20,7 kgfm a 4.800 giros (com etanol) e 19,4 kgfm a 4.000 rotações (com gasolina).

As transmissões que equipam a linha 2018 são as já conhecidas, manual de seis velocidades, para a versão de entrada GLi, e a automática Multi-Drive, disponível nas outras versões.

Consumo

1.8L – Manual 10.7 km/l (cidade – gasolina) /13.2 (estrada – gasolina) /  7.4 (cidade – etanol) / 9.1 (estrada – etanol)
1.8L – Multi-Drive 11.4 (cidade – gasolina) /  13.2 (estrada – gasolina) / 7.8 (cidade – etanol) /  9.2 (estrada – etanol)
2.0L – Multi-Drive 10.6 (cidade – gasolina) /  12.6 (estrada – gasolina) / 7.2 (cidade – etanol) /  8.8 (estrada – etanol)

Até os 60.000 km, o custo total com revisões do Corolla 2018 é de cerca de R$ 3.250,00.

Controle de estabilidade é a principal novidade

A principal novidade deste novo Corolla é o controle de estabilidade. A partir de 2022, o item passa a ser obrigatório em veículos zero quilômetro. O sistema era uma solicitação antiga de clientes, pois todos os sedãs médios já contam com esse item que evita derrapagens e ajuda o carro a voltar à trajetória original.

“Nós ouvimos nossos clientes, pois eles são leais à Toyota. Nós oferecemos a manutenção mais baixa e o melhor valor de revenda. E aos poucos vamos inserindo tecnologias. Estamos orgulhosos desse Corolla. Antes de oferecer qualquer sistema, como o alerta de ponto cego, por exemplo, é preciso analisar o mercado. Imagine as motos passando o tempo todo ao lado do carro e o alerta apitando sem parar?. Por outro lado, oferecemos sete airbags, assistente de partida em rampa e agora, o controle de estabilidade”, disse Steve St.Angelo, presidente da Toyota para a América Latina e Caribe, ao Hi-Mundim.

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Além desse sistema, o sedã da Toyota agora vem com rodas de 17 polegadas. De acordo com St.Angelo, outro pedido dos clientes. “Melhora o aspecto visual”, disse. Por causa disso, a suspensão foi elevada em 5 mm.

O Hi-Mundim dirigiu a versão XRS, que volta a ser comercializada. Lançado em 2012, o XRS, que tem um perfil esportivo, vendeu 8 mil unidades em 21 meses.

No interior, poucas mudanças. O Corolla continua a oferece muito conforto a bordo. Dirigimos o Corolla em um teste drive de 60 quilômetros em São Paulo e também no kartódromo de Aldeia da Serra.

Equipado com câmbio CVT que simula sete marchas, o Corolla faz poucos ruídos durante as trocas, que o motorista nem percebe a mudança de marcha.

Vale ressaltar que o sedã recebeu melhorias em sua acústica. Com o controle de estabilidade e uma direção mais pesada, o sedã passou mais segurança ao dirigir. Principalmente quando dirigimos nas curvas do kartódromo.

Ok, ainda faltam sistemas como assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego, alerta de colisão frontal, farol alto automático e sistema de estacionamento automático, itens já oferecidos por concorrentes como Chevrolet Cruze e Honda Civic. Tais equipamentos, no entanto, deixariam o Corolla mais caro. Uma coisa é fato, com essas melhorias, o sedã da Toyota tem grandes chances de continuar na liderança.

Teste drive no Kartódromo de Aldeia da Serra, SP

Preços

Toyota Corolla 2018 1.8 L GLi manual – R$ 69.690,00
1.8L GLi Multi-Drive – R$ 69.990,00
1.8L GLi Upper Multi-Drive – R$ 90.990,00
2.0L XEi Multi-Drive – R$ 99.990,00
2.0L XRS Multi-Drive – R$ 108.990,00
2.0L Altis Multi-Drive – R$ 114.990,00