Troque suas habilidades por hospedagem

Volunteer English Bangkok and Thong Tos Foundation, Bangkok, Tailândia

Quem viaja tem a oportunidade de conhecer novos lugares, pessoas e culturas, além de trocar experiências. E se você pudesse investir o seu tempo e usar algumas de suas habilidades em troca de hospedagem? Essa é a proposta da Worldpackers, uma plataforma brasileira de troca de experiências colaborativas, que trabalha para democratizar viagens.

hi-mundim-locals-hostel-suites

Em 2016, milhares de viajantes abraçaram esse propósito e trocaram suas habilidades por acomodação usando a Worldpackers. Por meio da plataforma, cerca de 300 mil noites de acomodação foram trocadas ao redor do mundo, usando habilidades pessoas como moeda do turismo colaborativo .

Como funciona

Por meio do site, o turista pode escolher entre três tipos de viagem, ou melhor, experiência: trocar hospedagem por alguma habilidade; fazer trabalho voluntário em ONGs, escolas ou projetos sociais; e o Eco, no qual irá vivenciar atividades em ecovilas, fazendas e institutos de permacultura.

Sitio Guayi

Sitio Guayi, Tangará, Santa Catarina, Brasil

Nisma, que saiu do Egito e foi para Portugal, é um dos exemplos de pessoas que usaram o site para viajar de maneira diferente. “Eu não podia viajar. Agora eu posso.Não se trata apenas de viajar com um orçamento, é uma maneira totalmente nova de viajar que você não pode explicar a menos que você a experimente! Isso pode tornar o mundo um lugar mais acessível para explorar”, diz ela.

hi-mundim-rio-soul-hostel

Rio Sul Hostel, Rio de Janeiro, Brasil

Após escolher o tipo de turismo que deseja, é possível selecionar o lugar e em seguida, o tempo de viagem/experiência (dias, mês ou mais de um mês). O viajante pode trocar a hospedagem por atividades como comunicação e marketing; tarefas de cozinha e bar; trabalho com o website e SEO; entretendo hóspedes; ensino; construções e tarefas práticas; atividades eco; entre outras. Para participar, basta fazer um perfil no site.

Os mais recomendados

A plataforma conta com mais de 2 mil anfitriões, que abrem suas portas para receber pessoas que não desejam só viajar, mas também colaborar e aprender. Mais de 400 mil pessoas em 98 países diferentes, já usaram a plataforma para viajar e visitar diferentes lugares do mundo, aprender novas línguas, impactar pessoas positivamente e experienciar verdadeiras imersões culturais em vários
países.

Bluekay Cabanas

Bluekay Cabanas, Mahahual, México

E os lugares mais recomendados fazem parte da 2ª edição do prêmio #BestPlacetoCollaborate. Os locais selecionados para o Top 60 foram eleitos pelos depoimentos e recomendações em seus perfis, somado ao alto número de confirmações de viagens durante 2016.

Conheça alguns locais do #BestPlacetoCollaborate:

● Corcovado Rio Hostel B&B, Rio de Janeiro, Brasil
● CVTD Vietnam, Hanoi, Vietnam
● Volunteer English Bangkok and Thong Tos Foundation, Bangkok, Thailand
● Piratas da Praia Hostel CoWorking, Recife, Brasil
● Bluekay Cabanas, Mahahual, México
● Terra Extremus Hostel, Santiago, Chile
● SnowBunnys BackPackers Hostel, Kitzbuhel, Áustria
● Alias Youth Hostel, Antwerp, Bélgica
● Hostel Alice, São Paulo, Brasil
● WE Hostel Design, São Paulo, Brasil
● Green Haven Hostel, Ubatuba, Brasil
● Jungla del Jaguar, Drake Bay, Costa Rica
● Lisbon Chillout Hostel, Lisboa, Portugal
● Balmers Hostel, Interlaken, Suíça
● The Dictionary Hostel, Londres, Inglaterra
● Balaio Hostel, Trancoso, Brasil
● Milhouse Hostel – Cusco, Cusco, Peru
● KaBa Hostel, Ghent, Bélgica
● Felicidade Hostel, Mer, França
● Kombi Hostel, Santiago, Chile
● Ohana Guest House, Costa da Caparica, Portugal
● Ananta Hostel Bar, Córdoba, Argentina
● EstenasWinery, Utiel, Espanha
● Mec Hostel, Dublin, Irlanda
● Art Hostel, Leeds, Reino Unido

(neste link você conhece cada um dos locais)

Green Haven Hostel

Green Haven Hostel, Ubatuba, São Paulo, Brasil