O Calendário Digital de Eventos e o novo Guia Turístico, ferramentas lançadas no dia 12 de julho, visam organizar eventos e divulgar os pontos turísticos de São José do Rio Preto, SP.
O Calendário Digital é um serviço on-line, que permite que o próprio organizador insira dados do evento no Calendário Digital. Já está disponível para os usuários.
O lançamento foi feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo (Semdec).
“São ferramentas importantes para estimular o turismo em Rio Preto. O Calendário Digital serve tanto aos organizadores de eventos como para os visitantes, que têm um panorama completo do que acontece na cidade. Já o Guia Turístico impresso ainda é um item muito requisitado”, explicou o secretário de Desenvolvimento, Jorge Luis de Souza.
Calendário quer organizar eventos em Rio Preto
O Calendário de Eventos é uma plataforma digital, que já está disponível no endereço http://eventos.riopreto.sp.gov.br.
O portal permite que o próprio organizador registre os dados do evento no sistema. As inserções são avaliadas por um comitê antes de ir ao ar. O cadastro do evento, no entanto, deve ser feito com, no mínimo, 90 dias de antecedência.
As informações publicadas ficam disponíveis para acesso on-line. Todo o serviço é gratuito.
“O organizador pode consultar as informações e planejar a melhor data para o seu evento, sem coincidir com outras ações do mesmo segmento”, diz o secretário.
O Calendário Digital de Eventos foi desenvolvido sem custo para o município, em parceria com o Grupo de Banco de Dados (GBD) do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), câmpus da Unesp em Rio Preto. A ação teve ainda apoio da Empresa Municipal de Processamento de Dados (Empro).
Novo Guia Turístico
Também durante o evento foi apresentado o Guia Turístico de Rio Preto, que será disponibilizado no aeroporto Eriberto Manoel Reino e na rede hoteleira da cidade.
O documento traz um pequeno histórico do município, dados sobre hotéis e um mapa com a indicação e informações sobre pontos turísticos.
“Apesar de estarmos na era digital, as pessoas que viajam nem sempre têm facilidade de acesso à internet. Por isso, existe a necessidade de um guia de bolso, que inclusive aguça o interesse do visitante de conhecer nossos pontos turísticos”, explica Célia Maria Gomes de Lima, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
Já está em andamento o desenvolvimento de uma versão digital do guia.
O Guia reúne 18 pontos turísticos, entre eles, a Basílica, Parque da Represa, Bosque, Mercadão e o complexo da Swift. De acordo com o secretário, cinco mil guias foram impressos nesta primeira fase. Para obter o material, basta fazer um pedido na Secretaria de Desenvolvimento.
Além dos pontos turísticos e da história da cidade, o guia traz um mapa de Rio Preto indicando para o turista os pontos destacados.
De acordo com a Secretaria, hoje o turismo é responsável por 14% do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade.
Pontos Turísticos reunidos no Guia
- Estação Ferroviária de Engenheiro Schmitt
- Trem Caipira
- Parque da Represa
- Teatro Paulo Moura
- Complexo Swift de Educação e Cultura
- Anfiteatro Nelson Castro
- Fonte Luminosa
- Biblioteca Municipal
- Estação Ferroviária Rio Preto
- Catedral de São José
- Mercado Municipal
- Museu de Arte Primitiva José Antonio da Silva
- Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida
- Casa de Cultura
- Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
- Parque Ecológico Educativo
- CIECC (Centro Integrado de Educação, Ciência e Cultura “Prof.Dr.Aziz Nacib Ab’Saber”)
- Bosque Municipal