Pesquisa feita em 20 países, incluindo o Brasil, aponta que viajar ajuda a tornar a pessoa mais confiante e melhor sucedida na vida.
No estudo do site de hospedagens Booking.com, 65% dos 15 mil entrevistados pelo mundo disseram que buscar experiências fora da zona de conforto inspira mudanças de atitude.
Entre os brasileiros, o índice é ainda maior que a média global.
Por aqui, 74% responderam que depois de viajar ficaram mais autoconfiantes.
Embora a primeira viagem possa parecer assustadora, 63% dos brasileiros concordam que o nervosismo que antecede a partida é normalmente desnecessário.
Mudar de vida
A vontade de mudar de vida após conhecer um lugar novo levou 42% dos entrevistados a irem morar em um local completamente diferente.
Um em cada 5 brasileiros (22%) afirmaram ter mudado de emprego ou de carreira após uma primeira viagem.
Outros 18% mudaram de relacionamento amoroso. Índice, diríamos razoável, levando em consideração que 63% fazem primeiras viagens para conhecer novos tipos de pessoas.
Novas culturas e sabores
Já 53% diz que o objetivo é experimentar novos sabores.
Outros 52% querem aprender uma nova língua.
Já 40% querem conhecer outra cultura.
Mais interessante
Segundo a pesquisa 71% dos brasileiros acreditam que, quem viaja para muitos lugares diferentes tende a ser mais interessante do que quem não viaja. A média global é 61%.
Já 45% acredita que com todas as novas relações interpessoais e habilidades adquiridas nas viagens, essas pessoas tendem a ser mais bem-sucedidas na vida e na carreira.
Começo sem fim
E quando as pessoas começam a viajar, é difícil parar.
A pesquisa mostra que 84% dos brasileiros que conheceram lugares pela primeira vez foram influenciados pela experiência a viajarem para outros novos lugares.
Mais aventura
Quase metade dos viajantes em todo o mundo (45%) planeja ser mais aventureiro em 2017.
Um em cada dois (56%), planeja viajar para mais longe de casa.
Mais da metade (54%) planeja fazer viagens de final de semana e 47% querem visitar algum lugar que seus amigos ainda não conheçam.
Novos horizontes
A busca por primeiras experiências tem impulsionado os viajantes a procurar ações de voluntariado (21%), aventuras espirituais (23%) e ecológicas (39%).
Mas as viagens de carro, as road trips, ainda são as preferidas de 44% dos entrevistados pelo mundo.