City Tour Descubra Rio Preto: Passeio histórico pela cidade

A atriz Gisele e a guia de turismo Daniela | Foto: Ricardo Boni

Passeio de ônibus por atrações turísticas de Rio Preto é realizado no último de sábado de cada mês. É gratuito e para participar, basta fazer inscrição

No último sábado (19/8), rolou o City Tour Fotográfico Descubra Rio Preto. A atividade, especial para celebrar o Dia Mundial da Fotografia, fez parte da 1ª Temporada da Fotografia de São José do Rio Preto.

A 1ª Temporada de Fotografia segue até o dia 26 de agosto, no Riopreto Shopping. (Pra saber mais sobre o evento, clique aqui).

O City Tour Descubra Rio Preto é um projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo. Acontece sempre no último sábado do mês e é gratuito.

Excepcionalmente no mês agosto, o passeio aconteceu uma semana antes.

Turma que participou do City Tour de agosto | Foto: Ricardo Boni

City Tour Descubra Rio Preto

O ponto de encontro dos participantes do City Tour foi em frente ao Riopreto Shopping.

Um ônibus de turismo com capacidade para 40 pessoas aguardava a turma, que começou a chegar por volta das 7h30.

Por volta das 8h, o ônibus, com todos os assentos ocupados, partiu rumo a alguns pontos turísticos de Rio Preto.

Passeio guiado e bem humorado

No roteiro do City Tour Descubra Rio Preto estão: Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida, Memorial do Empreendedor (fechado temporariamente), Mercado Municipal, Parque da Represa, Ponte estaiada, Igreja Santa Apolônia e lojas de doces de Engenheiro Schmitt.

Acompanhados pela guia de turismo Daniela Brazolin e pela atriz Gisele Lançoni (Cia. Palhaçaria), os participantes do City Tour puderam aprender um pouco mais sobre a história de cada atração visitada, com direito a intervenções bem-humoradas da palhaça.

Hi-Mundim no rolé

Hi-Mundim foi convidado para participar do City Tour Descubra Rio Preto. Fomos eu, Michelle, Otto e o leão de pelúcia Bingo, que passou o final de semana com a gente como parte de um projeto da escola do Otto.

O Otto estava bem animado. Nem reclamou de acordar cedo pleno sábado. Ele estava ansioso pra passear de ônibus.

Eu e Michelle estávamos um pouco preocupados com as 3 horas de duração do passeio. Pois o Otto poderia cansar e querer ir embora antes do fim.

No entanto, a preocupação logo desapareceu. Afinal, o Otto se divertiu bastante durante o trajeto e mais ainda nas paradas.

Comemos pastel no Mercadão, vimos detalhes do interior da Basílica, patos, gansos e capivaras na Represa e fechamos o tour saboreando docinhos em Schmitt.

Diferentes olhares

Os participantes do City Tour Descubra Rio Preto do último sábado eram na maioria fotógrafos. Tinha fotografo profissional, amadores e alunos do curso de Fotografia do Senac.

A convite do Hi-Mundim, alguns participantes enviaram fotos do passeio para serem publicadas nesta reportagem. Aqui na reportagem tem imagens de Daniel Teixeira, Marina Midori Kanashiro, Ricardo Boni, Ulisses Andrade e Willian Jerônimo.

Atrações do City Tour

Interior da Basílica pela lente do fotógrafo Ulisses Andrade

Basílica Menor Nossa Senhora Aparecida
A primeira parada é na Basílica Menor Nossa Senhora da Aparecida. Criada em 11 de maio de 1933, pelo Bispo Diocesano Don Lafayette Libânio, a igreja fica no bairro Boa Vista.

Foi erguida em agradecimento à proteção da santa durante a Revolução de 1932. Seu interior é repleto de pinturas e outras obras sacras, além de vitrais que remetem à Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Detalhes do órgão da Basílica em foto de Daniel Teixeira, aluno do Senac Rio Preto

Mercado Municipal
Ponto gastronômico, o Mercado Municipal, o Mercadão, foi inaugurado em 19 de julho de 1944 como entreposto comercial de atacado e varejo, especializado em frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos alimentícios.

Cores e sabores do Mercadão (Foto: Daniel Teixeira)

O Mercadão fica no centro. Tem 1.688 metros quadrados e 100 instalações comerciais.

O prédio é patrimônio histórico do município desde 2004, quando foi tombado. Três anos depois, foi eleito pelo público uma das sete maravilhas de Rio Preto.

Lá tem pastel, salgados, lanches, pizza, pratos a la carte, sorvete, pamonha, curau, frutas, verduras, legumes, frios, doces caseiros e mais.

Parte da turma no espaço dedicado ao fotógrafo Edson Baffi, no Mercadão

Estação Ferroviária
O City Tour Descubra Rio Preto passou pela estação ferroviária, que está fechada para reformas. A previsão é de reabrir em janeiro de 2024.

Aliás, na reabertura, o espaço turístico vai voltar com novidade: o Bar da Estação.

O local, que é sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Negócios do Turismo, já abriga o Memorial e a Sala do Empreendedor; o Museu Ferroviário e a Casa do Artesão.

A Estação Ferroviária de São José do Rio Preto foi inaugurada em junho de 1912 e é tombada por sua importância histórica como patrimônio cultural ferroviário nacional.

Querendo viajar? O Booking.com tem destinos com descontos. Confira aqui

Represa Municipal pela lente da fotógrafa Marina Midori Kanashiro

Represa Municipal
A Represa Municipal é o principal cartão postal da cidade. O Parque da Represa é refúgio de mais de 100 espécies de animais silvestres, mamíferos e peixes, além de grande diversidade de algas e plantas aquáticas e terrestres.

O primeiro espelho d’água (Lago 1) foi construído em 1956. Entre 1987 e 1990 a Represa Municipal ganhou mais dois espelhos d’água (Lagos 2 e 3).

O Lago 1 fica na região do Complexo Swift. O Lago 2 é o dos quiosques e abriga os principais equipamentos de esporte e lazer do Parque da Represa. O Lago 3 fica em frente aos condomínios Damha.

Represa Municipal, por Willian Jerônimo

O avião Impala AT–26 A, doado pela Força Aérea Brasileira (FAB) e transformado em monumento, é outra atração da Represa.

O modelo voou até o ano 2000 e era usado para treinamento na base aérea de Natal.

Avião Impala AT–26 A fi doado pela FAB e transformado em monumento

Engenheiro Schmitt
A última parada do City Tour Descubra Rio Preto é no distrito de Engenheiro Schmitt, conhecida como capital do doce artesanal.

Tudo começou em 1972, com a chegada de Noêmia Signorini Foresto.

Dona Noêmia era daquelas que não gostava de desperdício e fazia doces com os frutos do quintal de casa.

Certa vez, dona Noêmia apresentou os doces em um evento da igreja. As iguarias fizeram sucesso e ela resolveu investir na ideia de abrir uma fábrica de doces artesanais.

Outras fábricas de doce tradicionais do distrito são: Doceria Schmitt e Silvana Doces Caseiros.

Schmitt também se destaca no turismo religioso. Tem a Igreja de Santa Apolônia (padroeira dos dentistas) e é parte do caminho do Padre Mariano.

Fotógrafos buscam o melhor ângulo da Igreja de Santa Apolônia | Foto: Ricardo Boni

Canal de inscrições

O passeio dura cerca de 3 horas. O próximo passeio está marcado para o dia 30 de setembro. As inscrições para o passeio devem ser feitas neste link: https://www.sympla.com.br. Informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo – SEMDEC, responsável por organizar o passeio – (17) 3513-5001

Passarela na Represa Municipal, por Willian Jerônimo