Toyota RAV4 chega com motor híbrido

A 5ª geração do Toyota Novo RAV4 começa a ser vendida no dia 13 de junho. A novidade é que o SUV chega ao Brasil com motorização exclusivamente híbrida.
A 5ª geração do Toyota Novo RAV4 começa a ser vendida no dia 13 de junho. A novidade é que o SUV chega ao Brasil com motorização exclusivamente híbrida.

A 5ª geração do novo Toyota RAV4 começa a ser vendida no dia 13 de junho. A novidade é que o SUV chega ao Brasil com motorização exclusivamente híbrida.

O Novo RAV4 Hybrid, produzido nas fábricas de Takaoka e Nagakusa, no Japão, introduz quatro grandes mudanças.

Comercializado no mundo desde 1994, foi, em 2018, o SUV mais vendido no mundo.

Disponível em duas versões, S Hybrid e SX Hybrid, os preços são de R$ 165.990,00 e R$ 179.990,00.

As mudanças que esta geração traz são:

  • Nova arquitetura global Toyota (TNGA);
  • Motorização híbrida auto recarregável;
  • Novo sistema de tração inteligente nas quatro rodas (AWD);
  • Sistema de segurança ativa “Toyota Safety Sense”(TSS).

Mudanças no Novo RAV4 Hybrid

A nova geração do RAV4 Hybrid é construída sob a plataforma denominada GA-K (mesma do Camry). Proporciona melhor estabilidade, agilidade e resposta. Isso se deve a um centro de gravidade mais baixo, maior rigidez na estrutura, melhor distribuição de peso e estabilidade aerodinâmica.

Duas versões para o mercado brasileiro

A nova geração do Toyota RAV4 Hybrid chega ao Brasil em duas versões.

São equipadas com sistema de propulsão híbrido auto recarregável, além de uma transmissão automática HEV Transaxle (transmissão variável contínua) e tração sob demanda inteligente nas quatro rodas AWD.

S Hybrid e SX Hybrid

A versão de entrada S Hybrid chega com:

  • sete airbags,
  • faróis de LED com ajuste automático de altura,
  • bancos com partes revestidas de couro,
  • bancos dianteiros com um sistema de ventilação (SVS),
  • banco do motorista com memória para duas posições, além da regulagem elétrica de seis posições,
  • sistema de áudio com tela de LCD sensível ao toque de 7” combinando com o painel de instrumentos de TFT de 7”,
  • sistema de acionamento e desligamento do motor por botão (Engine Start/Stop Button),
  • sistema de entrada inteligente (Smart Entry System),
  • rodas de liga leve de 18”,
  • controle de climatização digital automático dual-zone com saída para os bancos traseiros e sistema S-flow,
  • freio de estacionamento eletrônico (EPB) e função Hold,
  • controle eletrônico de tração (TRC),
  • controle de Assistência de Subida em Rampa (HAC),
  • Sistema de Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC) e
  • Controle de Reboque e Oscilação (TSC), dentre outros.

A versão SX Hybrid vem com todos esses equipamentos e ainda:

  • teto solar tipo Wide Moonroof, com abertura elétrica, 
  • carregador de celular sem fio ou por indução (Wireless Charger),
  • abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno ou por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro),
  • sistema de transmissão com função Paddle Shift e
  • pacote de segurança ativo Toyota Safety Sense (TSS).

Outros itens

O volante do novo RAV4 Hybrid, revestido em couro, possui controles de áudio, telefone e controle de velocidade de cruzeiro na versão S Hybrid.

Na versão SX Hybrid, conta com comandos de áudio, telefone, alerta de mudança de faixa e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.

No painel central, o modelo conta com ar-condicionado integrado digital Dual Zone e sistema S-Flow.

O sistema multimídia tem tela de LCD sensível ao toque de 7” com funções de espelhamento Mirror Link e DVD Player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rádio AM/FM, Bluetooth e seis alto-falantes.

Ela também incorpora uma câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

O porta-malas do Novo RAV4 Hybrid tem capacidade para 580 litros.

Motor híbrido 

O sistema híbrido é composto por quatro motores (um a gasolina + três elétricos) que funcionam juntos, fornecendo uma potência total de 222 cv.

O propulsor do novo RAV4 é um 2.5L DOHC de 4 cilindros e 16V.

Ele incorpora um sistema de sincronização de válvulas variável inteligente chamado VVT-i, que modifica os tempos de abertura das válvulas de admissão.

Ao mesmo tempo, incorpora um novo sistema de injeção de combustível direta e indireta, conhecido como D-4S. Ele adapta a injeção às condições de condução, obtendo maior potência e economia no consumo de combustível.

O sistema elétrico, composto por três motores, é alimentado por uma bateria de níquel-hidreto metálico II 11% mais leve que o sistema anterior.

A 5ª geração do Toyota Novo RAV4 começa a ser vendida no dia 13 de junho. A novidade é que o SUV chega ao Brasil com motorização exclusivamente híbrida.
A 5ª geração do Toyota Novo RAV4 começa a ser vendida no dia 13 de junho. A novidade é que o SUV chega ao Brasil com motorização exclusivamente híbrida.

Ele recarrega automaticamente quando o veículo desacelera ou freia, sem a necessidade de se conectar a uma fonte de energia externa.

Com esse sistema híbrido, o Novo RAV4 Hybrid pode percorrer cerca de 1.000 km com um único tanque de combustível de 55 litros, dependendo do estilo de condução.

De acordo com a Toyota, o consumo na estrada é de 14,3 km/l e na cidade fica em 12,8 km/l.

Todas as versões contam com quatro modos de condução: Normal, ECO, EV (100% elétrico) e Sport. Na versão SX, há a opção de trocas de marcha no volante.

Segurança

A nova geração do Toyota RAV4 recebeu cinco estrelas, de cinco possíveis, nas categorias de Proteção de Ocupantes Adultos e Proteção de Ocupantes Infantis do Latin NCAP..

De acordo com o Latin NCAP, o RAV4 Hybrid demonstrou boa proteção para os ocupantes nos três testes realizados: frontal, lateral e de poste.

Além disso, pela primeira vez um veículo Toyota recebeu dois reconhecimentos simultaneamente pelo Latin NCAP: o de Frenagem de Emergência Autônoma (AEB), em virtude do pacote Toyota Safety Sense (TSS), e o de Proteção de Pedestres.

O novo Toyota RAV4 oferece sete airbags (motorista e passageiro, lateral (x2), cortina (x2) e de joelho para o motorista), controle de estabilidade (VSC), controle de tração (TRC) e ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem de emergência (BA).

Tem sistema ISOFIX de ancoragem para cadeirinha de criança complementam o pacote de segurança.