Lançada no final de junho, a picape Ford Ranger 2020 chega mais tecnológica ao mercado. Todas as versões mantêm o mesmo preço praticado na linha 2019, custam a partir de R$128.250. Ah, e o motor flex deixa de ser oferecido.
Entre os novos equipamentos estão o sistema de frenagem autônoma com detecção de pedestres, o reconhecimento de sinais de trânsito e os faróis baixos de xênon com luzes diurnas de LED.
Conta também com piloto automático adaptativo e sistema de permanência em faixa.
“A Ford vendeu mais de 1 milhão de unidades em 2018 e há 42 anos é líder de mercado nos Estados Unidos. É uma marca que traz o DNA de excelência em tecnologia e engenharia em picapes. A Ranger é legítima herdeira dessa tradição na América do Sul”, diz Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.
A Ford diz que a Ranger 2020 teve 600 peças redesenhadas. No design, as principais mudanças da Ranger se concentram na frente, incluindo grade, para-choque, faróis principais e de neblina redesenhados e nova pintura na roda de 18 polegadas, além do acabamento e materiais na cabine.
Na parte de engenharia, a picape ganhou uma nova suspensão que melhora a dirigibilidade e o conforto tanto no asfalto como fora de estrada, entre outros aprimoramentos.
Outra novidade é a tampa da caçamba com assistente de abertura e fechamento, que reduz de 12 kg para 3 kg o peso equivalente na sua movimentação.
A picape da Ford era conhecida por oferecer mais equipamentos de segurança do que suas rivais. Entre os itens, o controle de velocidade adaptativo, que mantém distância para o veículo que viaja à frente e o assistente de manutenção de faixa com correção de trajetória.
Agora, a Ford reforçou o pacote, incluindo, na versão topo de linha, Limited, a frenagem automática de emergência. Em velocidades entre 5 km/h e 60 km/h, a picape é capaz de detectar outros veículos, pedestres e ciclistas. Caso o motorista não reaja, a Ranger pode parar sozinha.
Ford Ranger 2020: motorização
A Ford Ranger 2020 conta com dois motores diesel da família Duratorq. A motorização flex ficou de fora da linha. Segundo a fabricante, isso aconteceu porque modelos com esta motorização representavam menos de 10% das vendas do segmento, considerando todas as marcas. (Agora, Toyota e GM são as únicas que oferecem motorização flex)
A Ford revela que o motor flex representava 5% das vendas na linha de picapes.
Agora estão disponíveis os motores 3.2 de cinco cilindros, com 200 cv, e o 2.2 de 160 cv.
Toda a linha já vem de série com o AdvanceTrac, composto por controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, assistência de frenagem de emergência, luzes de emergência em frenagens bruscas, controle de oscilação de reboque e os exclusivos sistema anticapotamento e controle adaptativo de carga, além de diferencial traseiro blocante eletrônico.
A capacidade de imersão de 800 mm e de reboque de 3,5 toneladas. Oferece cinco anos de garantia.
A linha ganhou uma nova cor, azul Belize, e dispõe de outras seis opções: vermelho Bari, branco Ártico, prata Geada, vermelho Toscana, preto Gales e cinza Moscou, sendo esta última a cor de lançamento global.
Versões
A versão 2.2 XLS agora vem com ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas, painel configurável com duas telas de 4,2 polegadas e novos faróis de neblina.
Tem ainda sete airbags, câmera de ré e rodas de liga leve de 17 polegadas. Ela parte de R$128.250 na versão 4×2 automática, e oferece também as opções de tração 4×4 com transmissão manual (R$147.520) ou automática (R$154.610).
A versão XLT 3.2, com tração 4×4 e transmissão automática, conserva o preço de R$176.420.
Além de bancos de couro, ela acrescenta itens como sensor de chuva, monitoramento individual de pressão dos pneus, faróis automáticos, estribos plataforma e detalhes cromados.
Já a versão de topo 3.2 Limited passa a vir com faróis baixos de xênon com luz diurna de LED, farol alto automático, sistema de acesso sem chave e botão de partida Ford Power, tampa traseira com travamento elétrico e rodas de 18 polegadas com acabamento exclusivo.
Pelo preço inalterado de R$188.990, ela introduz também sistema autônomo de frenagem com detecção de pedestres, reconhecimento de sinais de trânsito e monitoramento individual de pressão dos pneus, continuando a oferecer ainda itens como piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa e sistema de personalização da luz ambiente com sete cores.
Novas tecnologias
A nova Ranger 2020 oferece assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres. Ele funciona em velocidades de 5 km/h a 80 km/h, com o auxílio de duas câmeras e um radar.
Ao identificar um veículo parado ou pedestre à frente, ele emite um alerta para o motorista e prepara os freios para uma frenagem rápida. Se o motorista não realizar nenhuma ação, ele aciona os freios automaticamente para evitar ou reduzir os danos de uma colisão.
O sistema de reconhecimento de sinais de trânsito usa as mesmas câmeras para rastrear as placas na pista, alertando o motorista sobre os limites de velocidade.
Concorrência
Ford Ranger disputa o segmento de picapes com Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Volkswagen Amarok – as três mais vendidas entre janeiro e maio de 2019.
Neste período, a Toyota emplacou 16.767 da Hilux. Já a Chevrolet vendeu
11.243 exemplares da S10. Em terceiro, ficou a Volkswagen Amarok, com 7.922 unidades emplacadas. Apenas 52 a mais do que a Ranger.
De acordo com a Ford, a versão topo de linha, Limited, deve representar 28% das vendas, junto com a XLS, que tem mais variantes, como câmbio manual e tração 4×2.
Analisando as configurações mais completas entre todas as picapes médias, a Ranger é a que tem menor preço de compra, junto com a Mitsubishi L200 HPE-S. Elas custam R$ 188.990.
A Ranger foi lançada na América do Sul em 1994, importada dos Estados Unidos, e em 1997 começou a ser produzida na Argentina.
Desde então, já vendeu mais de 400 mil unidades na região – sendo cerca de 285 mil da nova geração global, lançada em 2012. Em 2018, foi a segunda picape média mais vendida na região.
Confira os valores da Ford Ranger 2020
- XLS 2.2 4×2 automática – R$ 128.250
- XLS 2.2 4×4 manual – R$ 147.520
- XLS 2.2 4×4 automática – R$ 154.610
- XLT 3.2 4×4 automática – R$ 176.420
- Limited 3.2 4×4 automática – R$ 188.990