Toyota Corolla: ele quer a liderança

A intenção da Toyota com o novo Corolla é clara: retomar a liderança no segmento de sedãs médios. Sua 11ª geração foi lançada esta semana, em Campinas. Nesta quinta, dia 13, o sedã será apresentado na concessionária em São José do Rio Preto. A última geração foi lançada em 2008 e foi líder de vendas no segmento por quatro anos consecutivos, de 2009 a 2012. O Corolla chegou ao Brasil em 1994, quando já estava em sua 7ª geração. Tornou-se nacional em 1998. Já em 2007, recebeu o motor flex. São mais de 40 milhões de unidades comercializadas nos cinco continentes, desde 1966, ano do lançamento de sua primeira geração.

Reconhecido pela sua qualidade, o visual antiquado era o que mais deixava a desejar. Agora, em sua nova versão, a Toyota resolveu esse problema e modernizou o Corolla. Ficou bonito de olhar. Com o início das vendas programado para esta sexta, dia 14 de março, o Novo Corolla reúne atributos que pretendem atrair novos clientes, mais jovens.

Ele chega em quatro versões: GLi 1.8L, que rende 144 cv, com transmissão manual de seis velocidades; GLi 1.8L com transmissão automática Multi-Drive, que simula sete velocidades no modo Drive e no modo sequencial, por meio de trocas na alavanca de transmissão; e XEi e Altis, ambos 2.0L, que rende 154 cv, e equipados com transmissão automática Multi-Drive, que simula sete velocidades no modo Drive e ainda oferece ao motorista trocas de marchas manuais no modo sequencial, tanto na alavanca do câmbio quanto por meio de borboletas localizadas atrás do volante.

Durante a apresentação para a imprensa especializada, em Campinas, o engenheiro chefe da marca, Shinichi Yasui, falou sobre algumas mudanças no carro. Vendido em 143 países, o Corolla ganhou novas rodas, melhor coeficiente de arrasto, novo acolchoamento no painel, aumentou em 100 mm a distância entreeixos, resultando em 92 mm a mais de espaço para os joelhos. Os passageiros traseiros ganharam mais espaço e piso plano, sem invasão do console central (ninguém vai reclamar de sentar no meio).

A transmissão também é nova, com tecnologia multidrive S, botão Sport mode. O motor não tem reservatório de gasolina. “A direção responde 8% mais rápido que a atual. A aceleração foi melhorada em 15%. A retomada, em 27% e a frenagem em 17%. Também melhoramos o consumo em 12% e, com isso, recebemos nota A no programa de Etiquetagem Veícular”, explicou Yasui. De acordo com o programa, o Corolla faz, na cidade, 7,2 km/l com etanol e 10,6 km/l com gasolina. Na estrada, 8,8 km/l com etanol e 12,6 km/l na estrada.

De olho na Copa

Novo revestimento interno e novos equipamentos. Entre as novidades, um novo sistema multimídia. Disponível a partir da versão XEi, tem tela de 6.1 polegadas, com todas as funções do áudio, dispositivo de navegação, câmera de ré, conexões USB para iPod® e similares e dispositivo Bluetooth®. O aparelho traz como novidade um sistema que reproduz DVD e capta sinal de TV Digital – “Para assistir aos jogos da Copa do Mundo quando estiver com o carro parado”, disse Yasui.

A versão de entrada GLi vem equipada com direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado com controle manual, chave do tipo canivete, com comandos do alarme integrados, múltiplos porta-objetos nas portas e no console central, computador de bordo com seis funções (consumo médio e instantâneo, indicador Eco Drive, autonomia, velocidade média, tempo de percorrido, controle de iluminação do painel e temperatura externa), coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, hodômetro e relógio digital, sistema de som com conectividade USB para iPod® e similares e dispositivo Bluetooth®, farol de neblina, vidros e retrovisores com acionamento elétrico, volante multifuncional, entre outros.

Na versão XEi, o ar-condicionado é automático digital, o computador de bordo exibe a velocidade instantânea em formato digital, e o acionamento dos vidros elétricos por um toque está disponível nas quatro portas. Além disso, o Novo Corolla XEi adiciona itens como bancos traseiros bipartidos (60/40), com descanso de braço central e porta-copos, controle de velocidade de cruzeiro e retrovisor interno eletrocrômico, entre outros. Também está disponível, a partir da versão XEi, o novo sistema Multimídia.

A versão topo de linha Altis é ainda mais completa, acrescentando luzes auxiliares em LED, sistema smart entry, sistema de partida sem chave tipo Start Button, ajuste elétrico para o banco do motorista, retrovisores externos eletrorretráteis e acendimento automático dos faróis, entre outros.

Teste drive de Campinas a Jaguariúna

Foram cerca de 120 quilômetros (ida e volta) de teste drive com o novo Corolla. Saímos de Campinas e seguimos em direção a Jaguariúna. Logo de “cara”, o visual externo já agrada. Não testamos a versão de entrada, com câmbio manual (escolhido por 5% dos consumidores). Escolhi testar o XEi, que deverá ter o maior volume de vendas.

O painel dianteiro foi desenvolvido em um tema horizontal, ampliando a sensação de espaço aos ocupantes. As zonas de informação (instrumentos) e operação (Áudio/Multimídia e controles do ar-condicionado) estão posicionadas de forma intuitiva. O acabamento interno é muito bom. Transmite sofisticação e bom gosto. 

A versão XEi traz banco, volante, painel das portas e manopla de câmbio com revestimento padrão couro, na cor cinza. Agrega adorno em prata, que se estende por todo o painel central e está presente no volante. Diferente da versão de entrada GLi, na qual há presença de materiais de acabamento Total Black, nesta, os mesmos detalhes são em padrão fibra de carbono.

A versão topo de linha Altis apresenta revestimento padrão couro, na cor bege, e detalhes em padrão madeira escura no painel central, portas e na manopla de câmbio. As duas versões, XEi e Altis, também possuem detalhes cromados nos puxadores das portas e nos difusores do ar-condicionado.

Dois tipos de painel de instrumentos estão disponíveis no Novo Corolla. Na versão GLi, a zona de informação é composta por um grande círculo central que indica a velocidade, ladeado por dois círculos menores, sendo o da esquerda o conta-giros e o da direita o indicador de combustível e temperatura. Um display de cristal líquido, localizado abaixo do mostrador de velocidade reúne as informações do computador de bordo.

Nas versões XEi e Altis, o painel de instrumentos mostra dois grandes círculos em suas extremidades: o do lado esquerdo reúne o conta-giros e o termômetro do motor, o direito engloba o velocímetro e o indicador de combustível. Ao centro, está presente uma tela display ao estilo TFT (semelhante aos modelos da Lexus), na qual são exibidas diversas informações sobre a condução, em projeção tridimensional. Entre elas, a marcha que está sendo simulada pela transmissão Multi-Drive.

A zona de operação da XEi e Altis é equipada com uma grande tela de Multimídia de 6.1 polegadas, que reúne todas as demais informações do carro, incluindo os dados do computador de bordo. Nessas configurações, o controle do ar-condicionado é digital.

Destaque para a nova transmissão

Além do novo visual, novos equipamentos, o ponto forte do Novo Corolla é a transmissão automática Multi-Drive, derivada da tecnologia CVT. Esta equipa versão testada pelo Hi-Mundim, a XEi. Seu diferencial é um software de gerenciamento, que simula sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio na posição Drive. Bem diferente do anterior, com quatro marchas.

Com ele, o Corolla acelera rápido, sem trancos e com ótima reposta em retomadas. A transmissão Multi-Drive da Toyota oferece ao motorista, em todas as versões, a possibilidade de trocas manuais sequenciais, que podem ser feitas exclusivamente na alavanca de câmbio, na GLi. Já para as versões superiores XEi e Altis, as trocas sequenciais podem ser praticadas também por meio das borboletas localizadas atrás dos volantes. Estas duas versões do sedã contam também com a tecla “Sport Mode” que, quando acionada, altera o mapeamento do software de gerenciamento da transmissão e proporcionam ao Novo Corolla um comportamento dinâmico mais esportivo. Com uma rodovia cheia de retenções e radares, outro ponto positivo foram os freios. Respondem. E rápido, sem deixar o motorista inseguro.

No volante estão os controles do som. Cada vez que o motorista aperta o botão, ele emite um sinal sonoro. Dentro de algum tempo isso pode tronar-se irritante…Os ajustes dos bancos são manuais.

O modelo traz, de série, cinco airbags nas versões GLi e XEi (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e um de joelho para o motorista), sistema de ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis nos bancos traseiros, travamento automático das quatro portas a 20 km/h, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem. Além dos itens presentes nas versões de entrada e intermediária, o Novo Corolla Altis agrega mais dois airbags, do tipo cortina, totalizando sete bolsas de proteção.

O Novo Corolla está disponível em sete cores. As já conhecidas Super Branco, Prata, Cinza, Preto e Azul, e as novas Vermelho e Branco Pérola.

O Corolla tem grandes concorrentes. Além do seu maior rival, o Honda Civic, enfrentará o Nissan Sentra, Citroën C4 Lounge, Ford Focus Sedã, Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta.

Preços do Novo Corolla:

GLi 1.8L manual – 6 marchas: R$ 66.570
GLi 1.8L automático – 7 marchas: R$ 69.990
XEi 2.0L automático: R$ 79.990
Altis 2.0L automático: R$ 92.900