Mercedes-Benz GLA 250 e toda sua tecnologia

Mais eficiência e tecnologia. A Mercedes-Benz apresentou a mais nova versão do SUV GLA 250. Ele é oferecido nas configurações Vision e Sport, com motor 2,0 litros turbo, com 211 cv de potência e 350 Nm de torque, associado à transmissão 7G-DCT de dupla embreagem. Vai de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e chega a velocidade máxima de 235 km/h (limitada eletronicamente). O novo GLA 250 começa a ser vendido este mês, com preço sugerido de R$171.900, para a versão Vision e R$189.900, para a versão Sport.

O GLA 250 traz de fábrica itens como o Active Parking Assist (sistema de assistência ao estacionamento), que estaciona o veículo automaticamente em vagas paralelas ou longitudinais. Outro recurso disponível é o Command Online com navegação GPS. A versão Sport, traz o kit visual AMG, com câmera de ré como equipamento de série.

Tanto a versão Vision como a Sport são equipadas com teto solar panorâmico com abertura por comando elétrico e ajustes elétricos para o banco do motorista (na Sport, também para o assento do passageiro da frente).

O interior é simultaneamente sofisticado e funcional: o encosto do banco traseiro pode ser rebatido completamente, elevando a capacidade de carga de 421 para 836 litros.

Interior sofisticado

O painel com moldura Silver Wave tem duas seções sobrepostas, criando estruturas superficiais diferentes na aparência e no tato. Granulações tridimensionais foscas e brilhantes criam um cativante efeito luminoso. Cinco aberturas de ventilação em formato de turbina são integradas ao painel. O grande display posicionado de forma proeminente tem a face em Black Piano e o contorno fluido em prata escurecido. O volante de três raios, revestido em couro, com 12 teclas funcionais e acabamentos em cromo é equipamento de série.

No GLA 250 Sport, a forração é em couro sintético ÁRTICO. As superfícies foscas e macias se estendem desde a linha de cintura até o bolso da porta. Os apoios de braços das portas têm frisos cromados e o acabamento do teto é preto.

Motor

O motor do GLA 250 possui 211 cv e tem torque máximo de 350 Nm, presente entre 1.200 e 4.000 rpm. O desempenho esportivo se completa com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e velocidade máxima de 235 km/h.

A tecnologia incorporada ao motor de quatro cilindros engloba inovações apresentadas inicialmente nos motores V6 e V8 da Classe S da Mercedes-Benz. O processo de combustão, por exemplo, é baseado na terceira geração da injeção direta da marca, que utiliza a precisa tecnologia da múltipla injeção piezelétrica.

O sistema ECO start/stop, de série, opera com partida direta. Isto significa que, quando o motor é desligado, a posição do virabrequim é registrada por um sensor para que a unidade de controle saiba a posição de cada um dos pistões. No momento de dar novamente a partida, ela seleciona o pistão que está melhor posicionado para receber a primeira ignição. Assim que o motor de partida começa a girar o motor, é possível acionar a injeção e ignição no cilindro selecionado e a combustão se inicia imediatamente.

Transmissão

Toda a eficiência do motor turbo 2,0 litros é otimizada pela transmissão automática 7G-DCT com dupla embreagem. Pesando apenas 86kg, o câmbio tem sete velocidades, distribuídas em duas subtransmissões, cada uma com sua própria embreagem. A suspensão dianteira do Mercedes-Benz GLA 250 é tipo McPherson. O utilitário tem suspensão traseira com braços múltiplos: três braços de controle e um de arrasto administram as forças atuantes sobre a suspensão em cada roda, permitindo que as movimentações longitudinal e lateral ocorram independentemente. Os cubos de rodas e os braços de controle das molas são de alumínio.

A direção eletromecânica dá maior sensibilidade ao condutor e contribui para a eficiência geral do veículo, pois só utiliza energia quando o volante é realmente esterçado. Ela também permite a incorporação de várias funções de assistência, como a unidade de controle ESP (controle de estabilidade), correções direcionais ao frear em superfícies com diferentes níveis de aderência e compensação de ventos laterais e inclinação da estrada.

Sistemas de assistência

Vários sistemas de assistência dão apoio ao condutor no GLA 250 e reduzem a necessidade de esforço. Um importante sistema de segurança é o Attention Assist, que alerta o condutor em caso de sonolência e sugere uma parada para descanso. Luzes de freio adaptativas são outro recurso: em caso de frenagens de emergência, elas piscam alternadamente para avisar aos motoristas que vêm atrás, reduzindo o risco de colisão traseira.

Outras duas funções de assistência, associadas ao sistema de freios ABS, contribuem  mparaaior segurança. A primeira é a função Hold, que imobiliza o veículo em paradas temporárias, como nos semáforos, sem que o condutor precise manter o pé no pedal do freio. O automóvel é liberado automaticamente assim que o acelerador volte a ser pressionado.

Já o sistema HSA (Hill Start Assistance – assistência de partida em aclives) mantém o GLA imobilizado por alguns segundos após o pedal do freio ter sido liberado em inclinações, evitando que o automóvel recue antes de arrancar. Este sistema, além de evitar pequenos choques com outros veículos, facilita manobras em locais muito inclinados.

Sete versões

O GLA 250 chega ao mercado brasileiro nas versões Sport e Vision, juntando-se ao GLA 200 Style, GLA 200 Advance, GLA 200 Vision, GLA 200 Vision Black Edition e GLA 45 AMG 4MATIC. O volante multifuncional esportivo forrado em couro possui 12 teclas de comando, permitindo o controle de vários sistemas, entre eles o piloto automático TEMPOMAT e o limitador de velocidade Speedtronic, sem que o motorista precise retirar as mãos da direção. O volante também inclui as borboletas para trocas de marchas.

Todas as versões, a partir do GLA 200 Advance, contam também com o sistema de estacionamento Active Parking Assist, que permite estacionar automaticamente tanto nas ruas, em vagas paralelas, como em estacionamentos de supermercados ou shopping centers, onde as vagas são perpendiculares. O GLA 250 Sport e o GLA 45 AMG 4MATIC trazem também câmera traseira.

O GLA 200 Style e o Advance trazem sistema de ar-condicionado digital Thermatic. Já as versões GLA 200 Vision, 250 Vision e 250 Sport são equipadas de série com o sistema de climatização Thermotronic, com duas zonas de temperatura independentes na dianteira. As versões Vision, Sport e o 45 AMG 4MATIC se destacam pelo teto solar panorâmico, um forte elemento de estilo e sofisticação. O teto solar tem acionamento elétrico, criando uma abertura para ventilação. O vidro escurecido mantem o isolamento térmico e o conforto no interior do veículo sob luz solar.

No GLA 200 Vision, 250 Vision e 250 Sport, o banco do motorista oferece ajustes elétricos com memória, permitindo registrar o posicionamento individual para até três condutores com apenas um toque. O banco também conta com ajustes lombares elétricos.