Dirigimos o Chery Celer produzido no Brasil

A Chery agora tem seu representante nacional. É o Celer, em versões hatch e sedã, produzido desde fevereiro na fábrica em Jacareí, SP. Apesar do mercado ter registrado queda de 7% em 2014, a montadora chinesa cresceu 18% nas vendas. E espera que com o seu carro nacional, a boa fase continue este ano. Para isso, conta com novo visual, preço atraente e rede de concessionárias. O modelo custa a partir de R$38.990 e pode chegar a R$41.990. Além da concorrência, a Chery também deverá ter outras preocupações: serviço de pós-venda, a meta de vendas de 10 mil carros em 2015 e a desconfiança do brasileiro com os produtos chineses.

O modelo tem cerca de 35% de índice de nacionalização, graças à parceria com diversos fornecedores locais (Plascar, Metagal, Pirelli, Moura, Bosch, HVCC, Tyco, Johnson Controls, Goodyear, Basf, Petronas, entre outros). A fábrica consumiu investimentos totais de US$ 530 milhões. No segundo semestre, irá produzir o QQ. Todos os modelos contam com garantia de três anos e estão disponíveis nas cores Branco, Preto, Prata, Vermelho e Cinza.

“Nosso desafio é conquistar a confiança do consumidor brasileiro. E o primeiro passo foi a nossa fábrica em Jacareí. É um processo que leva tempo. Agora, precisamos mostra o carro”, afirma Luis Curi, VP da Chery do Brasil.

O Celer

Lançado no Brasil em março de 2013, o Celer nacional está bem diferente. O design está mais bonito e atual. Ele recebeu novos para-choques, grade frontal e conjunto ótico elíptico dianteiro. A traseira tem lanternas com lâmpadas em LED.

No sedã, as lanternas têm novo design, mais compridas e avançando sobre a tampa do porta-malas. A tampa do porta-malas também é nova. Uma das novidades do Novo Celer é a estreia da versão Act, com itens exclusivos como faróis de neblina, alarme antifurto na chave, sistema Chery Media System (áudio AM/FM, MP3+USB com CD Player e seis alto-falantes) e rodas de liga leve.

Desde o seu lançamento, o Celer vem completo de série, com ar-condicionado, airbag duplo, computador de bordo, espelhos retrovisores com ajuste elétrico, direção hidráulica, faróis com ajuste elétrico, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), sensor de estacionamento traseiro, travas elétricas, vidros elétricos nas quatro portas, entre outros itens.

No interior, o painel tem novo desenho, com molduras hexagonais nos instrumentos (velocímetro e conta-giros) e computador de bordo ao centro, que mostra todas as informações para o motorista: nível de consumo, nível do combustível, sensor de estacionamento e alarme de abertura de portas.

Uma novidade é o i-connect, acessório que custa R$1,8 mil, com Bluetooth e GPS integrados.

O console central abriga o Chery Media System (Rádio AM/FM, CD Player, MP3 e entrada USB), e controles de ar-condicionado, acionamento dos faróis e abertura do porta-malas, enquanto os bancos contam com novos conceitos para melhorar a ergonomia. De acordo com Luis Curi, Vice-presidente da Chery no Brasil, a proposta é oferecer um carro confortável e espaçoso, bom para viagens.

O espaço interno, aliás, é um ponto positivo para o Celer. O carro tem entre-eixos de 2.527 mm, os 1.480 de altura e os 1.686 mm de largura. Espaço também tem o porta-malas. O hatchback tem 4.188 mm de comprimento, com porta malas de 380 litros, e o sedã mede 4.333 mm, com capacidade para 450 litros no compartimento de bagagens. O porta-malas não tem dobradiças e conta com abertura “openup”, que abre de forma modular, com elevação da tampa e do vidro traseiro. Com isso,  facilita o acesso ao espaço interno e aumenta o espaço.

O motor 

As duas versões são equipadas com motor ACTECO 1.5 16V Flex, também produzido no Brasil e que recebeu nova calibração, contando agora com potência de 113 cv a 6.000 rpm quando abastecido com etanol e 109 cv a 6.000 rpm com gasolina, e torque máximo de 152 Nm a 4.000 rpm (etanol) e 140 Nm a 4.000 rpm (gasolina).

A transmissão é manual de cinco velocidades.Ele conta com suspensão tipo McPherson na dianteira, com mola helicoidal e amortecedor telescópico de dupla ação, e na traseira sistemasemi-independente com braço oscilante longitudinal.

As rodas são de 15 polegadas de liga leve na versão Act, e aço com calotas de proteção na versão de entrada, calçadas com pneus 185/60, que possibilitam conforto ao rodar no dia a dia. Para parar, o Chery Novo Celer conta com freios a disco ventilados na dianteira e tambor na traseira, com sistema antibloqueante ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD). Completam os itens de segurança airbag duplo e barra de segurança na arquitetura.

Como anda

Nós testamos o Chery Celer hatch em uma pista de testes no interior de São Paulo. O Celer é bonito e tem bastante espaço inteiro, assim como no porta-malas. Também conta com diversos porta-objetos. São 18, inclusive nos bancos traseiros. Outra surpresa foi o acabamento. Bem diferente dos primeiros carros da marca que desembarcaram no Brasil. As peças são bem encaixadas.

O acabamento é mais refinado, no entanto, poderia contar com volante multifuncional. Tem boa retomada e os freios têm resposta rápida. O câmbio de cinco marchas tem  relações longas. Tem sistema Iso-Fix, mas falta o encosto para cabeça para o terceiro passageiro (no meio) no banco traseiro. Clique aqui e confira o videoclipe com o modelo.

Preços:

Celer hatch: R$ 38.990
Celer Act hatch: R$ 40.990
Celer sedã: R$ 40.990
Celer Act sedã: R$ 41.990

*A jornalista viajou a convite da Chery do Brasil