HR-V é o novo modelo nacional da Honda

Novidade no setor automotivo: a Honda acaba de lançar no Brasil o novo HR-V. O SUV é produzido no Brasil, na fábrica de Sumaré, SP e chega com motor 1.8 i-VTEC, transmissão CVT e freio de estacionamento eletrônico. Chega em três versões: LX, EX e EXL.  O modelo começa a ser vendido no dia 15 com preços entre R$ 69.900 e R$ 88.700.

Tem tração dianteira e motor 1.8 i-VTEC aliado à transmissão CVT ou ao câmbio manual de seis velocidades. No interior, além do ajuste de luminosidade dos instrumentos, o motorista pode personalizar a cor do aro que circula o velocímetro, escolhendo entre sete diferentes opções (amarelo, laranja, vermelho, rosa, roxo, azul e branco).

Entre os itens de série, o modelo traz ar-condicionado, freio de estacionamento com acionamento eletrônico, vidros elétricos com um toque para subida/descida e sistema de áudio com CD player e entrada USB. As versões EX e EXL possuem ainda piloto automático e volante com revestimento em couro.

Na EXL, versão topo de linha, o ar-condicionado é digital, possibilitando a manutenção da temperatura programada no interior do veículo, e os comandos são touch screen. Nessa configuração topo de linha, o HR-V é equipado com airbags frontais e laterais, além do sistema multimídia com monitor multi touchscreen de 7” e navegador integrado ao painel.

Essa unidade traz software de última geração, com GPS integrado contendo as informações de trânsito das principais capitais do país – inicialmente, São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). O hardware possibilita a conexão Wi-Fi (via hotspot) com o uso de browser para acesso à internet , além de Bluetooth com voice tag para chamadas telefônicas e reprodução de áudio.

O sistema multimídia também conta com uma entrada HDMI, que permite o espelhamento de dispositivos como celulares, tablets e câmeras digitais para a reprodução de áudio e vídeo (quando o veículo estiver com o freio de estacionamento acionado), duas entradas USB e CD player. No display é possível ainda a reprodução de imagem da câmera de ré com três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de guia acompanha a rotação do volante.

Todas as versões são equipadas com HFT (Hands Free Telephone) por meio de comandos no volante, evitando que o motorista se distraia ou precise tirar as mãos da direção ao atender uma chamada.

O HR-V tem 4.295 mm de comprimento, 1.586 mm de altura, 2.610 mm de entre-eixos, 1.770 mm de largura e com tanque de combustível central. O porta-malas possui 437 litros de capacidade.

Sem tanque

O HR-V é equipado com o propulsor i-VTEC 1.8 SOHC, que adota o sistema FlexOne. Essa tecnologia dispensa o tanque auxiliar para partida a frio. O motor i-VTEC 1.8 gera potência máxima de 139 cv a 6.300 rpm e torque de 17,44 kgfm a 5.000 rpm com a utilização de etanol – quando abastecido com gasolina, são 140 cv a 6.500 rpm e 17,34 kgfm a 4.800 rpm. Além da opção de transmissão manual com seis velocidades (exclusiva para a LX), a versão de entrada conta com a CVT (Continuously Variable Transmission – Transmissão Continuamente Variável). Esse câmbio também foi adotado nas versões EX e EXL, sendo que o sistema conta com conversor de torque e uma excelente elasticidade de giro, o que melhora a tração em baixas velocidades, proporcionando uma resposta mais rápida, aceleração linear e economia de combustível. A versão top de linha ainda possui paddle shift (aletas no volante) e sete marchas simuladas, para uma condução mais dinâmica.

Toda a linha HR-V traz, de série, o controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering). Esse dispositivo interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo.

O modelo é equipado, ainda, com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em aclives. Também são itens de série os pneus 215/55 R17, as rodas de 17” com design esportivo (nas versões com câmbio CVT) e o sistema de freios a disco nas quatro rodas com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem).

O HR-V é o primeiro veículo com produção nacional a trazer freio de estacionamento eletrônico (EPB) e sistema Brake Hold de série. Com essa tecnologia, se o motorista acionar o freio e mantiver o carro parado por um longo período, como em um congestionamento, o controle elétrico do freio de estacionamento é automaticamente ativado. Mesmo que o condutor tire o pé do pedal, o veículo permanecerá freado e, ao acelerar, o freio é automaticamente liberado, oferecendo mais conforto em trânsito urbano.

O SUV traz ainda, na versão EXL, retrovisores com rebatimento elétrico e a função Tilt Down, que ajusta para baixo automaticamente o espelho retrovisor direito quando o motorista engata a marcha à ré, facilitando a visualização de obstáculos durante a execução de manobras e balizas. Quando desengata a ré, o espelho volta para a posição anterior. As versões EX e EXL possuem também luzes indicadoras de direção em LED nos retrovisores.

Preços:

LX MT – R$ 69.900
LX CVT – R$ 75.400
EX CVT – R$ 80.400
EXL CVT – R$ 88.700
* Acréscimo de R$ 1.200 para pintura metálica/perolizada