Toyota Hilux 2019 ganha reestilização


A Toyota Hilux completou 50 anos de história em 2018. E a oitava geração da picape chega ao Brasil com novo design e algumas mudanças no acabamento e na lista de equipamentos.

Esta oitava geração foi lançada no segundo semestre de 2015 (Hi-Mundim esteve no lançamento) e agora ganhou uma reestilização discreta na dianteira.

A picape ganhou uma grade hexagonal com três barras horizontais e também um novo desenho do para-choque. No entanto, este novo design só contempla as versões SRX, SRV e SR.

Lançada em 1968, como Toyota City, a Hilux chegou ao Brasil em 1992. Até 2017, foram comercializadas 18 milhões de unidades em 180 países. No Brasil foram 450 mil picapes.

Atualmente, a Hilux é produzida em 6 países. A versão comercializada aqui no Brasil vem da Argentina, da planta localizada em Zárate, de onde também sai o SW4.

Aqui no Brasil, de acordo com Leonardo Paiva, gerente nacional de vendas, o uso é 70% pessoal. E a versão mais vendida é a SRV, que representa até 60% das vendas.

Mudanças na linha 2019

Com a chegada da linha 2019, a versão Challenge deixa de ser comercializada. Novidade na linha 2018 da picape, foram comercializadas 1.800 unidades da Challenge.

A motorização não teve mudanças. Os modelos da linha 2019 da Hilux seguem equipados com motores diesel e flex.

Veículos de motorização diesel vêm equipados com propulsor Toyota D-4D 2.8L 16V Turbo de 177cv de potência a 3.400 rpm, todas de tração integral.

As transmissões para os modelos diesel são automática de seis velocidades sequencial para as versões SRX, SRV e SR. A manual de seis velocidades equipa as versões Standard Power Pack, Standard Narrow, Cabine Simples e Cabine Chassi.

As versões flexfuel trazem o motor Dual VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC. Conta com tecnologia de duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i).

As versões flex da picape média apresentam 163 cv de potência a 5.000 rpm, quando abastecidos com etanol, e 159 cv, também a 5.000 giros, com gasolina.

São três versões dotadas de transmissão automática de seis velocidades sequencial: SRV 4×4 Cabine Dupla, SRV 4×2 e SR 4×2. Há ainda opção de SR 4×2 de transmissão manual de cinco velocidades.

O que mudou na linha 2019 da Hilux

Como já dissemos no início do texto, as versões SRX, SRV e SR ganharam novo desenho frontal.

É uma grade hexagonal, traçada por três barras horizontais contornadas por um acabamento cromado. Com isso, o para-choque dianteiro foi remodelado e ganhou faróis de neblina, equipamento presente desde a versão SR.


As alterações também mexeram no tamanho da picape, que ficou 15 mm menor em relação ao modelo 2018. Agora são 5.315 mm de comprimento.

Na altura, permanecem os 1.815 mm e os mesmos 1.855 mm de largura, assim como a distância entre eixos, de 3.085 mm.

Para comemorar os 50 anos de história da Hilux, o carro-chefe da linha, a SRX traz badge alusivo ao 50º aniversário da picape.

O modelo ganhou também novas rodas 18”. A versão SRX 50th anniversary traz de série a capota marítima.

Já a versão SRV adota rodas 18” e maçanetas externas cromadas.

Os modelos focados para o trabalho mantêm o design externo da linha 2018.

O que mudou no interior

No acabamento interno, a Hilux 2019 traz uma tonalidade escura, a fim de contrastar com os detalhes cromados.

Ganhou assentos de couro perfurado e painel de instrumentos de iluminação na cor branca.

O pacote é complementado por interior preto em acabamento black piano, espelho retrovisor interno eletrocrômico, luz de condução diurna em LED.

A intermediária SRV agora tem estepe em liga leve, airbags laterais e de cortina (totalizando sete), Smart Entry e Push Start. O assistente eletrônico de subida (DAC), apenas nas versões a diesel. Conta ainda com módulo para subida automática dos quatro vidros, luz de condução diurna e retrovisor eletrocrômico.

A versão SR, focada no canal de produtor rural da marca oferece de série, ar-condicionado digital e luz de condução diurna.

A versão Standard Power Pack recebeu luzes de condução diurna, faróis com função follow me home, revestimento dos assentos em material sintético e travamento automático das portas.

Na lista também estão chave canivete, vidros elétricos, retrovisores externos elétricos, radio AM/FM com CD player, Bluetooth® e entrada USB auxiliar, comandos de áudio no volante.

As versões Standard Narrow, Cabine Simples e Cabine Chassi ganharam luzes de condução diurna, faróis com função follow me home e revestimento dos bancos em material sintético.

A linha Hilux 2019 está disponível nas seguintes cores: Branco Sólido, Cinza Metálico, Prata Metálico, Preto Metálico e Vermelho Metálico.

50 anos de história

Neste ano a Hilux completou meio século de vida. Quando nasceu, em março de 1968, a picape da Toyota era equipada por um propulsor de 70 cv de 1.5 litro.

O chassi era separado por uma suspensão dianteira de molas triangulares, enquanto a traseira era rígida de eixo/mola.

Sua transmissão acompanhava caixa manual de quatro velocidades. Comportava até três passageiros e carga de até 1.000 kg.

Quatro gerações depois, em 1988, a Hilux conciliou conceito de uso misto, tomando por base três pilares: potência, robustez e conforto.

A quinta geração, lançada no fim dos anos 1980 e durou até 1997. As primeiras unidades da Hilux desembarcaram no Brasil em 1992, vindas do Japão, ano marcado pela abertura a produtos importados no mercado doméstico.

Naquele mesmo ano, a Toyota encerrou o período com cerca de 400 unidades comercializadas.

No Brasil, em um intervalo de três anos, saltou de 400 unidades vendidas em 1992 para 920 em 1993, depois para 1.279, em 1994, e chegou a 2.804, em 1995.

Por este potencial, a Toyota decidiu pela produção regional, com início em 1998, na Argentina.

A oitava geração chegou em 2015. Segundo a consultoria especializada no setor automotivo Focus2Move, na América Latina, o modelo já atingiu, nos primeiros sete meses de 2018, o terceiro lugar entre os veículos mais vendidos na região.

Da Argentina, o modelo é exportado, além do Brasil, para outros 21 destinos.

Preços

Toyota Hilux 2019

Diesel (4X4)
SRX 50th Anniversary AT – R$ 196.990
SRV AT – R$ 179.990
SR AT – R$ 160.490
STD Power Pack MT – R$ 140.490
STD Narrow MT – R$ 138.010
Cabine Simples MT – R$ 125.560
Chassi e Cabine – R$ 121.530

Flex
SRV 4×4 AT – R$ 140.990
SRV 4X2 AT – R$ 129.990
SR 4X2 AT – R$ 117.990
SR 4X2 MT – R$ 111.990