Audi já vende o novo S3 Sportback

São 280 cv de potência, 380 Nm de torque máximo e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. Os números são do novo Audi S3 Sportback, já à venda nas concessionárias da marca, por R$ 205,5 mil.

O motor de quatro cilindros do Audi S3 Sportback foi totalmente reprojetado. A única característica em comum com o seu antecessor são os 1.984 cm³ de sua cilindrada. A potência de 280 cv está disponível a 5.500 rpm; o torque máximo de 380 Nm está constantemente disponível entre 1.800 e 5.500 rpm.

Equipado com a transmissão S tronic de seis velocidades, a aceleração do Audi S3 Sportback é feita em apenas 4,9 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h. O sistema Launch Control (controle de largada) fornece a potência de motor necessária nas acelerações para trechos com deslizamento de pneu.

As trocas de marchas da dupla embreagem automatizada pode ser controlada através de shift-paddles no volante multifuncional e oferece os modos automáticos D (drive) e S (sport), além do manual. Ele é equipado com tração permanente e integral quattro e embreagem multi-disco redesenhada.

O eixo dianteiro está 52 milímetros deslocado mais à frente que no modelo anterior e o motor 2.0 TFSI também ficou cinco quilos mais leve que seu antecessor, além da inclinação posterior de 12 graus.

A vantagem da direção progressiva é que os movimentos do volante determinam a relação final de direção, o que resulta em características de estabilidade e neutralidade. Basicamente, com o sistema progressivo, em velocidades mais baixas o giro do volante aumenta o ângulo de abertura da roda e diminui o esforço do motorista. Já em velocidades mais elevadas, o movimento do volante é menos sensível para o exterço das rodas.

O novo Audi S3 Sportback vem equipado com rodas de 18 polegadas (7,5 J x 18) e pneus 225/40, com baixa resistência ao rolamento – o que ajuda a reduzir o consumo de combustível. Os freios de 340 milímetros de diâmetro nos discos dianteiros trazem pinças pintadas em vermelho e o logo S. O modelo vem ainda com freio de estacionamento eletromecânico, que comanda o eixo traseiro, e controle de estabilização eletrônica (ESC) de nova geração.

O sistema Audi Drive Select, de série, altera as características do pedal do acelerador eletrônico, do câmbio S tronic e a relação da direção progressiva. Ao apertar uma tecla, o condutor especifica se estes sistemas devem operar em modo Conforto, Auto, Dinâmico, Eficiência de consumo e Individual.

Entre os itens de conforto e conveniência, o novo S3 Sportback se destaca por vir equipado de série com sistema de som Bang & Olufsen, rádio MMI Plus com sistema de navegação, Audi Music Interface, Bluetooth, bancos dianteiros esportivos em couro Napa Fina ajustáveis eletricamente, volante esportivo multifuncional em couro com shift-paddles, ar condicionado digital automático de duas zonas e teto solar panorâmico “Open Sky”. Já entre os itens de segurança, além do drive select e da direção dinâmica, o modelo esportivo do A3 cinco portas traz também airbags frontais para motorista e passageiro, airbag de joelho para o motorista e airbags laterais dianteiros de cabeça, controle de pressão de pneus, faróis bi-xênonio, sensor de estacionamento traseiro, sistema start-stop e suspensão esportiva.