Conheça o T8, a maxivan da JAC Motors

Van, minivan e agora, a maxivan. Esta semana a JAC Motors mostrou mais um veículo que será vendido aqui no Brasil, o T8, veículo que a fabricante chama de maxivan. A proposta é atender um mercado que, segundo Sérgio Habib, presidente da JAC Motors Brasil e controlador do Grupo SHC, ainda não é atendido por nenhuma outra marca, “o transporte de sete pessoas e bagagem com grande requinte e comodidade”. Ele chega por R$114.990 mil.

Na Europa, o segmento de maxivan conta com modelos da Mercedes-Benz, o Viano e o Volkswagen Caravelle. Por lá, esse tipo de veículo tem, em média, 2% das vendas de automóveis de passeio. Tá, aí você pergunta: “Mas qual é a diferença entre van, minivan e maxivan?”. Bom, as diferenças são muitas. Estão no preço, no acabamento e conforto interno, por exemplo. “O T8 não é concorrente do Mercedes-Benz Sprinter, Fiat Ducato, Renault Master ou Ford Transit. No segmento de maxivans não temos concorrente. Com isso, vamos comercializar o T8 para o setor de turismo, aproveitar grandes eventos como a Copa do Mundo e Olimpíadas”, disse Habib.

E o mais interessante é que não é necessário ter carteira especial de motorista para dirigir o T8. Ele pode ser dirigido por motoristas que têm CNH de categoria “B”. Com isso, a maxivan, que chegou com propósito de atender locadoras, empresas de traslado, transporte executivo, também pode ser uma boa opção para famílias maiores. Opção para quem deseja um veículo comercial, com mais conforto e espaço. A meta é comercializar cerca de mil unidades este ano. Até a Copa do Mundo, 600 unidades chegarão ao País.

O T8 é equipado com motor 2.0 16V turbo, que rende 175 cv, a gasolina e câmbio manual de 6 marchas. No interior, sete pessoas (com o motorista) viajam com bastante conforto. E a maxivan segue a proposta da marca chinesa e vem completa, com airbag duplo, direção hidráulica, ar-condicionado digital (com controle independente para os passageiros traseiro), rodas de liga, kit multimídia, trio elétrico, freios ABS, entre outros.

 

Em pesquisas feitas pela JAC, a clientela queixava-se da ausência de um veículo que pudesse transportar, por exemplo, quatro pessoas e bagagem, o que é extremamente comum a empresas contratadas por resorts, por exemplo. De acordo com esses usuários, os maiores sedãs não comportavam esses serviços, à medida que as três pessoas que viajariam no banco traseiro não encontravam o conforto requerido. Com minivans, adotando a mesma situação, o problema reside na falta de espaço no porta-malas para acomodar a bagagem de quatro pessoas.

E se fossem cinco? Ou seis? A solução sempre recaiu nas vans. Originalmente concebidas para o transporte de carga, elas acomodam, em sua maioria, 15 pessoas ou mais. Mas nenhuma delas é dotada de assentos confortáveis e espaçosos, mas sim pequenos bancos, colados e estreitos, que provocavam desconfortos em viagens mais longas. Todas elas, também, sofrem com o alto nível de ruído, provocado pela motorização a diesel. Outra conseqüência apontada nas clínicas era a precariedade no desempenho desses vans e a falta de praticidade, pois os tetos altos não permitem que se entre sob algumas marquises de portarias de hotéis, por exemplo.

Com 5,1 metros de comprimento, 1,84 metro de largura e 1,97 metro de altura, o que torna a JAC T8 um veículo “compacto” para transporte de passageiros frente às vans. Ela é configurada no formato 2+2+3, onde as poltronas da fileira intermediária são individuais, reclináveis, removíveis e giram 360 graus. É equipado com bancos dianteiros com aquecimento e ajuste elétrico, teto solar, ar-condicionado com controle independente para o compartimento traseiro, luzes individuais de leitura, central multimídia com entrada USB e Bluetooth; entre outros itens.

A bordo do T8

Durante o lançamento do T8, os jornalistas tiveram a oportunidade de dirigir a maxivan. O trajeto foi de cerca de 200 quilômetros, de São Paulo até Itu. Foram cinco jornalistas por veículo. Enquanto um dirigia, os outros experimentavam o espaço interno da maxivan.

Fui a primeira na direção. O ajuste dos bancos é elétrico. Tanto para motorista quanto para  passageiro. No volante estão os ajustes de som e do computador de bordo, que mostra funções como consumo, hodômetro.

O câmbio manual de seis marchas fica numa posição mais elevada, no painel, ao lado do ar-condicionado. O painel é muito bem acabado. Em nada lembra os primeiros veículos chineses, cheios de rebarbas ou mal acabados. No painel, revestimento em plástico duro que imita madeira.

Além do acabamento, outro ponto positivo do T8 é seu espaço interno e conforto. Tem distância entre-eixos de 3,08 metros. Atrás da última fileira de bancos, com o posicionamento “padrão”, o espaço para bagagem permanece generoso: são 1.310 litros, o que acondiciona malas de vários passageiros. Se necessário, todos os bancos traseiros podem ser retirados. Sem a última fileira de bancos, o espaço para carga sobe para 3.550 litros. Ou 4.800 litros se retirados também os dois centrais.

Na direção, com cinco pessoas a bordo, o T8 andou bem, com seu motor 2.0 turbo, de 175 cv. O câmbio tem engates duros e em trechos que passávamos dos 100 km/h, o volante vibrava muito. Talvez problemas de balanceamento e alinhamento. A suspensão traseira mostrou-se mais rígida, fazendo os passageiros da última fileira de bancos sentirem mais os buracos e imperfeições das estradas e ruas.

O volante é revestido em couro com regulagem de altura, comandos multifunção e direção hidráulica. O veículo também inclui computador de bordo, abertura interna da tampa do tanque de combustível, retrovisores com acionamento elétrico e repetidor de seta, vidros elétricos, faróis com regulagem elétrica de altura, desembaçador traseiro, retrovisor interno antiofuscante, limpador traseiro com temporizador e quebra-sol com espelho de cortesia.

Além do sensor de estacionamento, conta com câmera traseira, que auxilia bastante na hora de estacionar. O teto solar tem acionamento elétrico. No console central, porta-objetos e uma saída USB. Ali também fica o extintor.

Passageiro do T8

No interior do T8 existem acendedores de cigarro e tomadas 12v. Mas o veículo, que pretende fazer transporte de executivos e turistas, poderia oferecer mais entradas USB. Conta também com seis alto-falantes, rádio MP5 com antena externa e 6 porta-copos.

Para amenizar o calor, o T8 oferece ar-condicionado duplo, para quem está na frente e também para os passageiros traseiros, que podem ajustar intensidade e temperatura do ar de forma independente.

Como a proposta da JAC é comercializar o T8 para o transporte de executivos, os bancos da fileira do meio são reclináveis em 180° e giratórios em 360°. Com isso, os ocupantes podem ficar de frente com os passageiros da terceira fileira, formando uma espécie de “sala de reuniões”. Mas nesse caso, há um problema: o cinto de segurança. Ao girar o banco, o passageiro fica impossibilitado de usar o cinto, obrigatório com o veículo em movimento. A JAC afirmou que estuda formas de resolver a questão, ou instalando outro cinto próximo ao motorista e passageiro dianteiro, ou no corpo do banco.

Com o T8 a JAC mostra que está se empenhando em oferecer veículos mais luxuosos e com melhor acabamento. No segundo semestre, a fabricante irá trazer ao Brasil, o SUV T6, que também tem a proposta de oferecer mais sofisticação.