Sesc Rio Preto traz Chico César e outras atrações

Chico Cesar no Sesc Rio Preto

No mês de novembro, o paraibano Chico César traz para o Sesc Rio Preto o show Vestido de Amor. Será no dia 17. Além dele, a programação do Sesc Rio Preto reúne atrações em áreas diversas, com o objetivo de aproximar o público de produções culturais, despertar a consciência para o autocuidado a partir de práticas corporais, proporcionar o contato com novas tecnologias e ampliar o diálogo e entendimento sobre a primeira infância.

Na terça, dia 8/11, às 14h, teve início às vendas on-line dos ingressos para o show com o músico Chico César. As vendas presenciais acontecem a partir desta quarta, dia 9/11, às 17h nas bilheterias das unidades do Sesc SP. O músico se apresenta dia 17/11,quinta, às 21h, no ginásio de esportes do Sesc Rio Preto com seu mais recente álbum Vestido de Amor e os valores dos ingressos variam de R$ 12,00 a R$ 40,00.

Em “Vestido de Amor”, o décimo álbum em estúdio o artista propõe um disco com múltiplas cores: do forró do nordeste ao reggae jamaicano, da rumba zairense ao calipso, do coco ao elétrico rock urbano. O novo trabalho mostra profundamente o tema do pan-africanismo, desta vez do ponto de vista da diáspora.

O álbum, que reuniu músicos brasileiros, africanos e franceses, traz canções inéditas e a participação de dois grandes nomes da música africana: Salif Keita, músico e cantor de Mali, e Ray Lema, natural da República Democrática do Congo. A produção é do franco- belga Jean Lamoot.

Gravado nos Estúdios Ferber, em Paris, o novo disco elabora uma observação franca e lúdica de um mundo mestiço, onde a dança é sempre possível; especialmente quando, através da alegria são transmitidas mensagens de paz, fraternidade e luta.

A programação tem início com o projeto InCORPOrando, que integra a área de saúde e conta ao longo do mês com doze atividades, dentre elas, vivências de tai chi chuan, hatha yoga, chi kun, meditação e roda de tambores.

Na sequência, o Projeto em Rede, que acontece em diversas unidades do Sesc SP, Cuidar de Quem Cuida: Existências Negras, busca refletir o racismo estrutural nas várias camadas da sociedade.

Em sua 5ª edição, a ação destaca as existências negras e recupera os diferentes modos de cuidados essenciais nas culturas afrodescendentes, no sentido de buscar equidade na atenção de cuidadoras e cuidadores da primeira infância. A programação conta com oficinas, vivências e bate-papos, que acontecem nos dias 5 e 6 de novembro.

O projeto Coisas que voam, que teve início em outubro e segue com ações durante o mês de novembro, traz um bate-papo sobre alienígenas e agroglifos, com o coordenador do Congresso Brasileiro de Ufologia Ademar José Gevaerd, vivência em pilotagem de drones, oficina de confecção de pipas seguida de uma experiência em soltar pipas.

Tem ainda um encontro com o pesquisador Dr. Nelson Falsarella e a Profa. Dra. Maria Elizabeth Zucolotto, sobre estrelas cadentes e meteoritos.

Música no Sesc Rio Preto

A programação musical conta com alguns destaques do cenário nacional e internacional. No dia 9/11, quarta, a cantora Regina Benedetti apresenta show em homenagem a João Gilberto.

Dia 17/11, quinta, a atração fica por conta paraibano Chico César com o show Vestido de Amor.

No dia 19/11, sábado, a atração francesa Camile Bertault traz composições e interpretações jazzísticas exploradas pela cantora ao longo de sua carreira.

Amaro Freitas

No domingo, dia 20/11, o pianista Amaro Freitas, conhecido por transitar entre o jazz e o frevo, apresenta o show Sankofa, inspirado no Brasil Negro.

Dia 24/11, o projeto Sonora + apresenta Gil Sant’Ana e Banda, com participação de Edu Ribeiro do grupo Circulado de Fulô, em show que traz os elementos do reggae.

No sábado, dia 26/11, encerrando a programação musical do mês, o músico estadunidense Dylan Triplett se apresenta ao lado da banda The Simi Brothers em um show regado a blues.

Programação teatral, cinema e infantil

A programação de teatro traz a peça Améfrica, no qual o Coletivo Legítima Defesa elabora as confluências negras e ameríndias e seus desdobramentos sociais e históricos no Brasil. Já a arte circense marca presença com o espetáculo Molavin – Ópera Bufa, onde o argentinoTato Villanueva interpreta um vendedor de fumo que busca por sua dignidade.

A sétima arte se apresenta nas telas do teatro do Sesc Rio Preto com a programação da 46ª Mostra Internacional de Cinema.

Realizada na cidade de São Paulo entre os dias 20 de outubro a 2 de novembro, o evento faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial tem produzido, além de apresentar novas tendências, temáticas, narrativas e estéticas. A itinerância da mostra traz para a cidade 5 longas entre os dias 15, 16 e 22 de novembro, além dos dias 7 e 8 de dezembro.

Era uma vez…

Para o público infantil, os destaques ficam por conta dos espetáculos “Encanteria”, com a Cia. Cênica, dia 6/11, “No Sopro do vento o lenço voa em tardes violetas de flores amarelas”, com a Cia da Casa Amarela, no dia 13/11, além da peça “Era uma vez… o leão e o ratinho”, no dia 15/11, com a Cia. Fábrica de Sonhos.

Já a programação de dança traz o espetáculo Um Duo de Dois Solos, com a bailarina russa Tiana Dudenkova e o bailarino brasileiro Vinícius Moreno. Os artistas trazem a junção da dança contemporânea e do vogue, no dia 24/11, quinta, integrando a programação do projeto Sonora +.

Esses e outros destaques podem ser conferidos no site sescsp.org.br/riopreto ou nas redes sociais do Sesc Rio Preto.