Turismo: Rio Preto ganha atração

Turismo Rio Preto ganha atração, a Central Square (Foto: Hi-Mundim)

Central Square, no Georgina Business Park, esbanja potencial para alavancar o turismo dentro de Rio Preto

São José do Rio Preto tem um novo ponto turístico. A Central Square, localizada no complexo Georgina Business Park, foi inaugurada no dia 30 de março, com um coquetel para 1.500 pessoas. A área, de 4 mil m² e aberta ao público, tem 800m² de espelhos d’água, área verde, pergolados mobiliados e esculturas em bronze, assinadas pelo artista plástico Pedro César, de Botucatu, SP. 

A festa de inauguração da Central Square foi memorável. A família Hawilla, anfitriã, recebeu amigos, executivos do segmento hoteleiro, empresários da cidade e políticos da região, entre eles o prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo. 

Ao som da contagiante banda Jazz São Paulo, os convidados desfrutaram de um sofisticado cardápio de finger foods elaborado pela Ammici Gastronomia, acompanhado de vinhos, espumantes, uísques, cervejas, sucos, refrigerantes e água. 

Concebido pela HDauff Empreendimentos Imobiliários, o projeto multiuso une arquitetura moderna e preservação ambiental. Uma das características marcantes do empreendimento é o baixo impacto visual, resultado da otimização da área construída e da valorização do verde. “A Central Square tem mais espaço aberto do que privativo”, afirmou Rafael Hawilla, presidente da HDauff, em entrevista ao Hi-Mundim

O espaço amplo e aberto, a natureza e os espelhos d’água fazem com que a Central Square forneça um microclima agradável, amenizando o calor, na maioria das vezes hostil, característico da cidade, o que dá à atração ares de refúgio. 

E é nesse ambiente que está o Boulevard Mall, espaço que vai reunir 25 lojas entre 45m² e 400m². “Vai ter de tudo, estamos assinando contratos com lojistas de vários segmentos gastronômicos, lojas e serviços”, disse Rafael. Um dos restaurantes anunciados é o rio-pretense Blue Jasmim, de alta gastronomia. 

Rafael Hawilla, presidente da HDauff

Considerado ousado para os padrões brasileiros de construção civil, o projeto da HDauff levou uma das principais redes hoteleiras do mundo, a Hilton, a escolher a cidade para seu primeiro empreendimento no interior paulista, o quinto no Brasil. “O gerente de operações para a América Latina da Hilton esteve aqui, viu o hotel e disse ser o mais bonito do mundo”, comentou o presidente da HDauff

Com 134 apartamentos, o Hilton Garden Inn São José do Rio Preto, já em pleno funcionamento, abriga no piso térreo um American Bar e o Restaurante Origens, especializado em gastronomia brasileira contemporânea e aberto para o público em geral no café da manhã, no almoço e no jantar. 

O complexo Georgina Business Park é dividido em setores que levam nomes de continentes. A Central Square é o coração de todo o complexo e fica no setor Oceania. É responsável por integrar o Hilton Garden Inn São José do Rio Preto, o Georgina Residencial, que tem 74 apartamentos de 57m² e 112m², e as 25 lojas do Boulevard Mall.

“O subsolo abriga um estacionamento com pouco mais de 400 vagas”, afirmou Rafael. 

Turismo em Rio Preto

Com tantos diferenciais, o novo espaço esbanja potencial para alavancar o turismo dentro da própria cidade, conceito conhecido como Staycation, expressão da língua inglesa que reúne as palavras stay (ficar) e vacation (férias) e que em tradução livre significa algo como férias na cidade. 

Seja por meio do day use do Hilton Garden Inn São José do Rio Preto (pacote de uso das amenidades do hotel sem pernoite) ou de estadias, o local possibilita ao visitante alcançar experiências únicas sem sair de perto de casa. Uma chance de dar uma escapada da mesmice do dia a dia, seja no meio do dia ou no fim da semana. 

Com mais este ponto turístico, Rio Preto segue seu projeto de expansão e valorização do turismo. Soma-se à Central Square iniciativas como a Rota Caipira de Turismo, a Rota Caipira de Cicloturismo e o Caminho da Fé. Além disso, recentemente a administração municipal entregou obras de revitalização de espaços tradicionais, como o Mercado Municipal e as estações ferroviárias do município e do distrito de Engenheiro Schmitt.

O mais bonito

O estudo para a concepção do Georgina Business Park começou há 13 anos, pela HDauff Empreendimentos Imobiliários. O empreendimento, que fica no Jardim Aclimação, uma das regiões mais nobres da cidade, recebeu R$ 450 milhões em investimentos até o momento.

“Em visita à cidade, o presidente mundial da rede hoteleira disse que o Hilton Garden Inn São José do Rio Preto será referência de padrão da marca para a América Latina. Disse tratar-se de uma joia, com proposta bem completa”, comenta Mark Campbell, diretor executivo de produtos e serviços técnicos da Atlantica Hospitality International, operadora do Hilton Garden Inn no Brasil e que já opera na cidade com o Comfort Suites

Mark considera a região Noroeste Paulista estratégica. “Apesar de economicamente pujante, São José do Rio Preto não oferecia um produto de posicionamento superior. A região tem tradição turística, a cidade fica perto de Olímpia, que oferece negócios de lazer, de multipropriedade, vacation club. Certamente o hotel vai se beneficiar disso tudo”, explica. 

O executivo revela que o perfil de hóspedes do Hilton Garden Inn são turistas de negócios, rio-pretenses em busca de descanso, pessoas em busca de opções de hospedagem em datas especiais, como o Rodeio de Barretos e o Oba Festival, por exemplo. “Queremos criar experiências, oferecer hospedagens satisfatórias. O Business Mall colabora para isso e, inclusive, acredito que será o novo point da cidade”.

Hilton Garden Inn

Presente em mais de 120 países, com cerca de 7 mil hotéis e 19 bandeiras, a rede Hilton inaugurou sua primeira unidade no interior de São Paulo. “O Hilton Garden Inn São José do Rio Preto é o melhor exemplo da nova bandeira, pois reúne todos os requisitos da marca”, afirma Angelica Tineo, diretora de arquitetura e construção da Hilton.

Os 134 apartamentos do Hilton Garden Inn São José do Rio Preto são equipados com ar-condicionado, TV a cabo, frigobar e wi-fi. Os quartos vão do standard a suítes de luxo, alguns contam com mesa de trabalho e aceitam animais de estimação. 

Localização privilegiada 

O complexo Georgina Business fica a cinco minutos das principais avenidas da cidade, a dez minutos do Centro e a poucos minutos do Aeroporto Internacional Professor Eriberto Manoel Reino. Também está próximo de acessos às principais rodovias.