Riopreto Shopping: videoinstalação reflete sobre a arte

Videoinstalação no Riopreto Shopping
Videoinstalação fica até dia 23 de setembro no Riopreto Shopping (Foto: Hi-Mundim)

Quem é o artista? O que o move, do que se impregna sua arte? Com o objetivo de lançar uma luz sobre estes questionamentos, o ator e diretor Jef Telles mostra seu mais novo trabalho, “INDO – O que Fizemos que Estamos”, no Riopreto Shopping, em São José do Rio Preto, SP.

A videoinstalação fica até o dia 23 de setembro e é aberta ao público.

Videoinstalação fica até o dia 23 de setembro no Riopreto Shopping (Foto: Hi-Mundim)

“Trata-se de um projeto documental que pretende, além de ser uma vitrine de artistas e entusiastas, construir reflexões acerca da arte que fazemos, outrora, que fizemos”, diz Jef Telles.

O projeto e a videoinstalação

“INDO” é uma web série de 24 episódios.

“Pra lançar esse projeto que vai pra Internet, eu decidi fazer uma reedição dos vídeos na plataforma de videoinstalação. Apesar da Internet ter um alcance infinitamente maior, acho importante esse contato físico com o público também”, explica.

Jef Telles (Foto: Vitão Natureza)

A iniciativa pretende aprofundar a questão do fazer artístico e desnudar a face de quem opera pincéis, mouses, lápis, canetas e afins em nome daquilo que observamos, admiramos, contemplamos, lemos, nos influenciamos e pensamos.

“Quem são os construtores de poesia de São José do Rio Preto? Artistas, gestores e entusiastas da arte discutem sobre o passado, presente e o futuro da vida artística”, explica Jef.

Segundo ele, a videoinstalação e web série do canal multimídia ‘Café Insônia’ mergulha nesse jardim de flores e dores onde não há frutos proibidos.

Jef acredita que a partir desta exposição o público poderá conhecer mais sobre alguns artistas da cidade.

“O meu objetivo foi possibilitar o contato para o público em geral, a sociedade, de como é o pensamento desses seres que colorem a rotina, pra além da obra de arte. Geralmente conhecemos apenas as peças, ou seja, o produto final, desses profissionais”, afirma.

Foto: Ricardo Boni

Os vídeos têm duração média de 12 minutos. Quem estiver passeando pelo shopping poderá sentar-se e assistir.

Circulação

Depois do Riopreto Shopping, o projeto Indo – O Que Fizemos Que Estamos fará uma circulação por três espaços de Rio Preto, como parte da contrapartida do edital do Prêmio Nelson Seixas 2017, da Secretaria Municipal de Cultura.

A primeira apresentação será no festival Arena Cacilda, no Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto”, dia 25 de setembro.

Jef Telles (Foto: Vitão Natureza)

Também integra a circulação uma exibição do trabalho em formato de documentário para jovens atendidos pela Arprom, dia 5 de outubro.

E no dia 6 de outubro, o artista leva uma instalação em vídeo mapping para dentro de uma cozinha, na Casa de Cultura “Dinorath do Valle”.

A web série tem previsão de estreia no início de outubro, na página Café Insônia, no Facebook (www.facebook.com/cafeinsonia3).