Resorts do interior de SP investem em acessibilidade e inclusão

Inclusivos e acessíveis, os resorts têm atividades para a família aproveitar junto; o resort em Dourado passa por uma grande reforma para ficar 100% acessível

O turismo inclusivo tem ganhado destaque, oferecendo oportunidades para pessoas com deficiência explorarem o mundo de maneira acessível e significativa. O turismo inclusivo começa com a garantia de que os destinos, as atrações turísticas e os serviços sejam acessíveis a todos. Isso envolve infraestrutura adaptada, transporte acessível, especificações e programas de treinamento para o pessoal do setor.

A acessibilidade não beneficia apenas pessoas com deficiência, mas também idosos, famílias com crianças pequenas e demais viajantes que buscam um destino consciente, o que gera um impacto econômico positivo. Ele atrai um público mais amplo e diversificado, o que beneficia os destinos e a indústria do turismo em geral.

Seguindo esse tendência de turismo inclusivo, dados revelam que viajar é um hábito cada vez mais frequente entre o público de mais de 60 anos. Os idosos já respondem por quase um quarto dos turistas brasileiros e viajam de duas a três vezes por ano, de acordo com a Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-SP).

Até 2030, os idosos devem ultrapassar o grupo de crianças de 0 a 14 anos – e caminham para se tornar o grupo mais numeroso do país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cada vez mais ativa, a população com 60 anos ou mais quer aproveitar a vida com qualidade, conforto e disfrutando de um serviço diferenciado. Para atender a essa demanda, o Clara Resorts, que tem unidades em Ibiúna e Dourado, a cerca de 220 km de São José do Rio Preto, está pronto para receber este público.

Todas as atividades e instalações atendem às necessidades e desejos variados dos viajantes 60+, seja para aproveitar com os amigos, em casal ou com a família. “É preciso entender as mudanças do tempo e ver a beleza em estarmos sempre nos adaptando, com o cuidado que define cada ação no Clara Resorts”, reflete Taiza Krueder, CEO do Clara Resorts.

A ideia central é unir a acessibilidade com design, com ambientes para que todos aproveitem, incluindo camas mais baixas, banheiros seguros (com barras de apoio) e rampas nas áreas comuns.

As atividades com a monitoria também são pensadas para que todos possam aproveitar. São cinco setores diferentes, incluindo oficinas de arte, culinária, caminhadas e atividades em família, os hóspedes podem desfrutar de experiências adaptadas às preferências individuais.

“As oficinas são especialmente estruturadas, como as de pintura ou as de gastronomia e de drinks, todas projetadas para proporcionar um ambiente seguro e acessível”, conta Taiza. As atividades físicas também são adequadas, incentivando um estilo de vida ativo e saudável.

Os resorts ainda oferecem uma variedade de entretenimento noturno, desde apresentações acústicas até shows de “cante comigo”. Bingo, luau e festas temáticas completam a diversão, independente da idade ou preferência musical.

Resort em Dourado

Atualmente, a sede em Dourado passa por uma grande reforma para ficar 100% acessível, com a instalação de novas rampas. “A intenção é que os espaços promovam conexões e ampliem o senso de comunidade. Além da Geração Prateada (60+), grávidas, mães com bebês e Pessoas com Deficiência (PCDs) se beneficiarão das novidades”, assegura Taiza.

O Clara Resorts está comprometido em moldar o futuro do turismo e da hospitalidade. “Ao criar ambientes cada vez mais inclusivos, nos preparamos para um mundo em que a idade não é uma barreira, mas uma ponte para experiências enriquecedoras e interações significativas para todos”, assegura Taiza.

Sobre o Clara Resorts

Com 23 anos de atuação, o Grupo Clara Resorts conta com duas unidades, o Santa Clara Eco Resort, eleito por três anos consecutivos como Melhor Hotel do Brasil e América do Sul para Famílias, pelo site TripAdvisor, e o Clara Ibiúna Resort, selecionado como Melhor Hotel com Projeto de Sustentabilidade pelo Hotéis de Luxo Brasil, em 2023.

O Grupo também é vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020 para Meios de Hospedagem com o Projeto Clara Verde, que implementou diversas iniciativas que incentivam a sustentabilidade tanto da comunidade local quanto dos hóspedes e colaboradores, deixando os processos internos mais ecológicos e sendo um exemplo no Brasil de uma hotelaria consciente e sustentável.

A unidade de Dourado conta com 146 apartamentos de luxo, como as suítes Vila do Lago, Santa Clara, Apartamento Superior, Master Colônia, Chalé Premium e mais. Todas as suítes contêm ar-condicionado, frigobar, TV LCD 40’ – com assinatura Sky-, telefone, filtro de água, secador, wifi, dispensers com produtos L’Occitane e máquinas Dolce Gusto.

O Clara Ibiúna Resort conta com 164 apartamentos de luxo, sendo 60 apartamentos Superior Represa, 4 suítes Represa, 4 suítes Sede, 3 suítes da Mata, uma suíte master, o Bloco Península e o recém-inaugurado Bloco Vila da Mata, com 32 apartamentos pensados para família, com copa baby equipada com pia, microondas filtro de água e adega.