Os parques aquáticos e atrações das cidades de Olímpia e Barretos, na região Noroeste de São Paulo, estão prontos para voltar a funcionar e receber visitantes.
Na última quarta-feira, 16 de setembro, o governador João Doria fez um anúncio afirmando que os parques temáticos e aquáticos ao ar livre do estado de São Paulo podem voltar a funcionar a partir do dia 23 de setembro.
Em Olímpia, parques e atrações aguardam um novo decreto municipal, que será apresentado após uma reunião com todos os representantes do trade turístico e a Secretaria Municipal de Turismo. Esse decreto irá regulamentar o funcionamento dos atrativos.
Mas a assessoria de imprensa do Vale dos Dinossauros afirmou que a atração reabre no dia 1º de outubro. O Thermas prevê a abertura também para a primeira semana de outubro.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura da cidade, os resorts em Olímpia estão autorizados a funciona desde 17 de julho, com capacidade reduzida e seguindo todos os protocolos recomendados (Decreto 7.816/20). A decisão sobre a abertura ficou a cargo de cada empreendimento.
Rede hoteleira e parques de Olímpia na expectativa
A notícia da reabertura foi recebida com entusiasmo pelo setor hoteleiro de Olímpia, um dos principais polos turísticos do estado de São Paulo.
A decisão beneficia parques como o Thermas dos Laranjais, Hot Beach e Vale dos Dinossauros, por exemplo.
“Em uma cidade com as características de Olímpia, os hotéis e parques formam um único conjunto, pois estão muito próximos e um alimenta o outro. Ficamos bastante felizes com a notícia. Essa é uma conquista para a cidade, que tem sua vida e sua economia atreladas ao turismo, por isso nos dedicamos tanto para que essa reabertura pudesse acontecer o quanto antes”, diz Rafael Almeida, CEO do Grupo Natos.
O Grupo opera na cidade o Enjoy Olímpia Park Resort, maior resort de multipropriedade do País, com 912 apartamentos, que voltou a funcionar no último dia 27/8 com capacidade de ocupação reduzida e seguindo uma série de medidas para garantir a segurança de colaboradores e hóspedes. O protocolo foi batizado de “Fun & Safe”.
Neste momento, apenas dois resorts da cidade estão operando – Enjoy e Wyndham Olímpia Resort – mas, segundo a Prefeitura, diante da notícia da autorização para reabertura dos parques, a expectativa é que os demais hotéis reabram a partir da primeira semana de outubro, seguindo o cronograma dos parques.
Em nota, o parque aquático Hot Beach Olímpia afirmou que vai aguardar a publicação de decreto da Prefeitura de Olímpia oficializando a autorização para reabertura a partir do dia 23 de setembro, conforme o anunciado nesta quarta-feira, 16, pelo Governo de São Paulo.
“A partir da oficialização, o Hot Beach definirá a data da retomada da operação do parque aquático, que será feita de acordo com o previsto no Protocolo de Higiene Sanitária do Hot Beach e cumprindo as regras do Plano SP. Os três resorts do complexo turístico – Thermas Park Resort & Spa, Celebration Resort Olímpia e Hot Beach Resort -, como já estava previsto, vão reabrir no próximo dia 02 de outubro.” – diz a nota.
Atrações de Olímpia
Olímpia, na região noroeste do Estado e com 54 mil habitantes, possui rede hoteleira superior a 23 mil leitos. Ali estão alguns dos parques mais visitados do mundo, como o Thermas dos Laranjais, maior da América Latina, além de outras atrações como o Vale dos Dinossauros.
Em breve a cidade ganhará ainda mais duas atrações, Museu de Cera e Bar de Gelo, ambos em construção.
Saiba mais sobre a cidade aqui
Reabertura do Barretos Country Thermas Park
Outra atração regional que anunciou a data de reabertura foi o Barretos Country Thermas Park. Um dos principais empreendimentos de lazer para a família no interior paulista, o parque aquático vai reabrir no dia 1º de outubro.
A notícia está diretamente associada ao anúncio feito pelo governador João Doria.
O Barretos Country é um complexo de lazer e de negócios formado por resort, parque aquático de águas quentes e um centro de convenções para eventos que teve suas atividades paralisadas por conta da pandemia.
Desde o dia 8 de agosto voltou a funcionar com seu resort e outras atrações como praia, piscinas de ondas, área kids e fazendinha. Durante esse período, até a primeira quinzena de setembro, o resort vem registrando ocupação média de 80% dos leitos e, até o fim do ano, já está com mais de 60% de suas reservas vendidas.
Segundo Filipe Rezende, diretor de entretenimento do GR GROUP, companhia responsável pelo complexo de Barretos, todas as determinações do governo do Estado para a reabertura dos parques serão seguidas, como funcionamento somente durante 8 horas por dia e com até 40% da capacidade máxima de público.
Além de todo protocolo que já vinha sendo adotado pelo empreendimento para garantir a saúde e a segurança de colaboradores, hóspedes e visitantes.
“Já estávamos bastante otimistas com os resultados na parte de hotelaria, com a quantidade de reservas consolidadas até antes de retomarmos a operação do nosso resort. E agora ainda mais, com a possibilidade de reabrir totalmente nosso parque aquático. O Barretos Country se beneficia muito do turismo de curta distância, que deverá crescer neste momento pós-pandemia”, destaca Filipe.
O Barretos Country Thermas Park, empreendimento do GR Group, é um resort anexo ao único parque aquático de águas termais e tematização country do país.
São mais de 40 atrações que incluem praia com piscina de ondas, parque de aventuras, fazendinha com animais de pequeno e médio porte, minizoológico, centro de convenções e eventos, parque aquático com águas quentes naturais, ice bar com temperaturas que chegam a 20 graus negativos e conta com a maior praia artificial em extensão do país.