Vinho, gastronomia, neve, museus e bairros charmosos. O Chile oferece diversas opções de turismo.
Você está planejando a sua primeira viagem ao Chile e não sabe o que incluir no roteiro?
Uma dica é começar por Santiago, capital chilena. Metrópole cosmopolita e multifacetada, certamente irá te surpreender.
Com a alta do dólar, destinos na América do Sul mostram-se cada vez mais atrativos para os turistas brasileiros que desejam viajar para o exterior.
E o Chile pode ser uma boa escolha para quem procura um roteiro diversificado.
A revista National Geographic classificou a cidade em 12º lugar entre 21 destinos não tradicionais para visitar.
De acordo com a publicação, seus atrativos centros de esqui, somados a bairros charmosos e arte de rua, fazem de Santiago uma visita obrigatória em qualquer época do ano.
E o Chile foi eleito o destino número 1 no Best In Travel 2018 do guia de viagem Lonely Planet.
Além da própria cidade, cheia de atrações, seus arredores são repletos de destinos interessantes, todos muito próximos.
Entre eles, vinícolas premiadas e estações de esqui.
Pesseios pelo Chile
Sky Costanera
Contemple a vista da cidade no mais alto mirante da América Latina, a 300 metros de altura. A entrada da atração é pelo shopping Costanera Center. O mirante encontra-se no 61º andar do edifício. A melhor experiência é num fim de tarde de dia claro, quando o sol poente ilumina a Cordilheira do Andes. O passeio custa entre $10 mil e $20 mil pesos chilenos (entre R$59 e R$118 – câmbio de 31/07/2018). Saiba mais aqui.
Centro Artesanal Los Dominicos
Você curte artesanato e não deixa de comprar lembrancinhas? Então o seu lugar em Santiago é o Los Dominicos. O lugar é pouco conhecido pelos turistas e reúne muito artesanato e também gastronomia.
Fica no Parque Los Dominicos, em um pequeno povoado, no fim da avenida Apoquindo. É bem pertinho da Cordilheira dos Andes.
A feira artesanal funciona dentro do povoado e tem cerca de 150 lojas.
Tem bolsas, roupas, quadros, doces, mel, peças em couro e em madeira, esculturas, pinturas. Tem ainda panelas de cobre, jóias de Lápis-Lazúli (pedra famosa por lá), ervas medicinais e plantas chilenas. Os preços são bem razoáveis.
Os local é agradável e simples, com muitas árvores. Além das compras, é possível saborear a comida típica chilena, como as empanadas assadas em forno a lenha e o pastel de choclo.
No verão, funciona de outubro a abril, de terça a domingo, das 10h30 às 20h. No inverno, abre de maio a setembro, de terça a domingo, das 10h30 às 19h.
La Chascona – Uma das casas de Pablo Neruda
Não dá para ir ao Chile e não conhecer uma das casas do poeta Pablo Neruda. É como deixar um pouquinho da história do país de lado. Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, Neruda deixou como patrimônio a seu país três casas-museus, com lindos objetos e poesias que, juntos, narram um pouquinho de sua história.
La Chascona, uma das três casas, fica na capital Santiago, localizada aos pés do Cerro San Cristóbal, no bairro Bellavista. O Hi-Mundim já esteve lá e conta mais aqui.
Centro Histórico
O Centro Histórico de Santiago é repleto de praças e museus, contemplado por uma arquitetura que mescla tradição e modernidade.
Na tradicional Plaza das Armas encontra-se a Catedral Metropolitana, o Museu Histórico Nacional e o Museu de Arte Pré-colombiano. Cada ruazinha é uma descoberta: charmosas cafeterias, lojas e feirinhas de artesanato adornam o caminho até os museus e praças. Um passeio imperdível é a Troca da Guarda no Palácio La Moneda.
Wine Tour
É fato! O vinho chileno está entre os mais apreciados do mundo. Aproveite sua ida a Santiago e dê uma esticadinha até as vinícolas mais próximas da capital para contemplar belas paisagens, conhecer o processo de produção e degustar bons rótulos.
É possível visitar mais de uma vinícola por dia, pois há opções de pacotes em agências e operadoras com visitas pela manhã e à tarde.
Entre as vinícolas mais próximas a Santiago, possíveis de se realizar em um passeio bate e volta, destacam-se: Concha Y Toro, Cousino Macul e Santa Carolina.
Valle Nevado
Santiago é contemplada por ter nada menos do que a Cordilheira dos Andes como seu pano de fundo, já que, geograficamente, a cidade fica localizada aos pés da cadeia de montanhas. Durante o inverno, a cordilheira fica coberta de neve e as estações de esqui repletas de turistas e esportistas que desejam se aventurar nas pistas.
A aproximadamente 90 minutos da capital (60 km) encontra-se o Valle Nevado Ski Resort. Maior centro de esqui da América do Sul, é uma atração para quem deseja conhecer a Cordilheira, tanto no verão quanto no inverno.
Tendo sua base situada a 3.000 metros de altitude, no verão o complexo oferece a suas visitantes atividades ligadas aos esportes de aventura, como trekking, mountain bike, cavalgada, além do passeio de teleférico e observação de condores, as aves típicas dos Andes.
No inverno, os turistas têm à disposição a maior estrutura de neve do Chile, com capacidade para hospedar mais de 800 pessoas, 44 pistas de todos os níveis, 15 teleféricos, 6 restaurantes, 6 bares, 8 condomínios de apartamentos, spa, fitness center, piscina aquecida, escola de esqui para adultos e crianças.
Confira aqui as melhores épocas do ano para conhecer o Chile.