Volkswagen Amarok V6 chega com força

Motor é a novidade nesta versão da Amarok
Motor é a novidade nesta versão da Amarok

O título não é exagero. A Volkswagen lançou oficialmente no final de fevereiro a Amarok V6 Highline. E esse novo motor coloca a picape média como a mais potente do mercado brasileiro.

Equipada com motor 3.0 V6 TDI (turbodiesel), gera 225 cv e 550 Nm (56,1 kgfm). Faz de 0 a 100 km/h em 8s. O modelo chega por R$184.990,00.

A Amarok V6 foi apresentada pela primeira vez durante o último Salão do Automóvel em São Paulo, em 2016.

Em dezembro de 2017, a Volkswagen disponibilizou um lote para pré-venda. Em menos de 24 horas, foram comercializadas 450 unidades.

Desde que foi lançada, em 2010, foram vendidas 130 mil unidades da picape até 2017, aqui no Brasil. Esta versão com motor V6 é o 3º lançamento da marca em cinco meses.

Até 2020, a VW vai investir R$7 bilhões em 20 produtos. E a Amarok V6 é o terceiro deles (os outros são Polo e Virtus).

O que a Amarok V6 tem

A Amarok V6 Highline tem cabine dupla e vem com diversos itens de série.

Entre eles, faróis bixenônio com luzes de uso diurno de LEDs, sistema de auxílio ao estacionamento com câmera de ré, sistema de freios pós-colisão e recursos de infotainment do mercado.

Traz o logotipo V6 na grade do radiador e na tampa traseira. Os retrovisores são pintados na cor Preto Mystic, com detalhes cromados.

Com a chegada do motor V6, a Volkswagen Amarok passa a ser oferecida em sete versões, com três faixas de potência.

A versão S (disponível em cabine simples ou cabine dupla), conta com o motor 2.0 turbodiesel com 140 cv de potência e 34,7 kgfm (340 Nm) de torque e câmbio manual de seis marchas.

As opções SE, Trendline e Highline são equipadas com o motor 2.0 diesel com dois turbocompressores com potência de 180 cv.

O torque é de 40,8 kgfm (400 Nm) com câmbio manual (versão SE) e 42,8 kgfm (420 Nm) com transmissão automática de oito velocidades (item de série nas versões Trendline e Highline).

Motor, o destaque da Amarok V6

A principal novidade nesta nova versão da picape da Volkswagen é o motor. De última geração, o novo motor tem 3 litros de cilindrada.

Combina tecnologia de injeção direta common-rail de combustível e turbocompressor de geometria variável.

Esse motor possui acionamento dos comandos por correntes, que não requerem manutenção.

São 225 cv disponíveis na faixa de 3.000 rpm a 4.500 rpm. E o torque é de 550 Nm (56,1 kgfm), entregue já a partir de  1.500 rpm.

Em relação ao motor quatro-cilindros 2.0 biturbo que equipa as versões Trendline e Highline automáticas (todas de cabine dupla), o ganho é de 25% em potência (45 cv a mais) e de 31% no torque (130 Nm, ou 13,3 kgfm).

Outra coisa bem bacana no motor é o Overboost. Sabe aquele momento que você precisa de mais potência para fazer uma ultrapassagem? Pois seus problemas acabaram.

Com esse recurso, são 20 cv a mais e até 4 kgfm extras que entram em ação por até 10 segundos quando pisamos fundo no acelerador.

Sua velocidade máxima é de 190 km/h. E a picape acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos.

O câmbio é automático de 8 marchas e traz as aletas (shift paddles) para mudanças de marcha.

Produzida na fábrica da Volkswagen em General Pacheco, na Argentina, tem sistema de tração permanente nas quatro rodas 4MOTION.

É equipada com pneus 255/60 R18, com rodas de liga leve de 18 polegadas com desenho “Manaus”.

Como opcionais, a Amarok pode ser equipada com pneus 255/55 R19 e rodas liga-leve “Milford” (R$2.700).

Equipamentos de segurança

Além do sistema ABS off-road, que auxilia na frenagem sobre piso solto (como terra ou cascalho), a Amarok V6 é equipada com freios a disco nas quatro rodas.

Os discos traseiros, de 300 mm de diâmetro, possuem cobertura interna para evitar o acúmulo de sujeira, especialmente em situações de fora de estrada.

Traz de série o sistema de freios “Post- Collision Brake” (sistema de frenagem automática pós-colisão).

Esse sistema aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual.

É equipada com Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), HDC (Hill Descent Control ou Controle Automático de Descida) e HSA (Hill Start Assist ou Assistente para Partida em Subida).


Também traz o BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), ASR (Controle de Tração) e EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial), todos itens de série.

Também é item de série o indicador de perda de pressão dos pneus.

De série, conta ainda com quatro airbags (dianteiros e laterais de tórax e de cabeça para motorista e passageiro), além de sistema ISOFIX para fixação de cadeiras para criança no banco traseiro.

Tem também…

Faróis bixenônio com luz de condução diurna (DRL) em LEDs e de neblina com luz de conversão estática.

Sempre que os faróis estiverem ligados (alto ou baixo) e a seta for acionada ou o volante for girado, o farol de neblina do lado correspondente ao que o veículo estiver virando é acionado automaticamente.

Hi-Mundim de Amarok V6

O Hi-Mundim esteve em São Paulo para o lançamento oficial da Amarok V6. Dirigimos por um trecho de 110 quilômetros, entre trânsito urbano e rodovia dos Bandeirantes. Também testamos a picape no circuito on-road.

Na rodovia é possível verificar toda a potência e o torque que a Amarok V6 entrega. Desempenho é com ela. É preciso tomar cuidado para não ultrapassar o limite de velocidade.

Muitas vezes a gente até esquece que está dirigindo uma picape.

Muito confortável, silenciosa e potente, a Amarok V6 se comporta como um carro de passeio. Encontrar uma posição de dirigir é fácil, pois conta com ajustes elétricos para o motorista e também para o passageiro.


Além de não decepcionar nas ultrapassagens, a picape mostra a que veio também nas retomadas de velocidade. Ponto para o Overboost!

Com suspensão rígida, os passageiros sentem mais na estrada de terra.

A direção é hidráulica, diferente das concorrentes Chevrolet S10 e Ford Ranger, que trazem direções elétricas.

No teste on-road, que fizemos com a picape em uma pista de testes, pudemos verificar com mais segurança a aceleração, retomada e como funciona o ESC – Controle de Estabilidade.

Ponto positivo para a Amarok V6.

O sistema Park Pilot, complementado pela câmera de ré, torna mais fácil a tarefa de estacionar a picape, que mede 5,25 metros de comprimento, com 3,10 metros de entre-eixos.

Há sensores de estacionamento na dianteira e na traseira da picape.

Com um perfil mais urbano, a picape deve agradar um público que busca conforto, segurança e tecnologia. E, eventualmente, curte passear no campo.

Picape conectada

A Amarok V6 vem de série com o sistema de infotainment “Discover Media”, com tela colorida sensível ao toque de 6,33 polegadas, leitor de CD, duas entradas para SD-Card, Aux in e porta USB.

É possível parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente e operar telefone e áudio (streaming).

A central de infotainment “Discover Media” permite a locução de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes.

E mais: é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, enviada em formato SMS.

Motor é a novidade nesta versão da Amarok

Motor é a novidade nesta versão da Amarok

O Discover Media traz recurso de navegação com “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo.

Tem também a função de indicadores off-road, com informações sobre o veículo e seus arredores. São três os dados informados: bússola, ângulo de direção das rodas e altímetro (em referência ao nível do mar).

Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas”.

A Amarok V6 Highline está disponível nas cores Branco Cristal (sólida), Preto Mystic (perolizada), Prata Sírius e Cinza Indium (metálicas).

Este slideshow necessita de JavaScript.

*Hi-Mundim viajou a convite da Volkswagen do Brasil