UP! Connect agrada pela tecnologia e motor turbo

Tecnologia e motor do UP! Connect surpreendem (Foto: Hi-Mundim)

Quando lançou o UP! aqui no Brasil, em 2014, a Volkswagen trazia um carro de entrada com um estilo europeu, reconhecido pelo sua segurança e economia.

Anos depois, algumas coisas mudaram. O compacto, que veio para substituir o Gol G5, continua a ser um dos mais seguros e econômicos do Brasil. No entanto, ficou mais caro.

Este ano, o hatch foi repaginado e ganhou novos equipamentos, novo visual e ficou mais próximo do estilo “premium”.

Entre as novidades está o UP! Connect, versão nova do subcompacto, que traz uma série de inovações, além do motor TSI (turbo). Ficamos com o modelo por cerca de um mês.

Dirigimos na cidade e também pegamos a estrada com o Volkwagen UP!

O que mudou no UP!

O compacto da Volkswagen ficou mais sofisticado. Nesta versão Connect, por exemplo, o painel tem uma iluminação ambiente. Trata-se de uma faixa de LED na base da peça. Ficou mais estiloso.

Detalhe da faixa de led abaixo do painel dá um ar sofisticado ao hatch

Oferece airbags frontais e controle de tração. Nas versões topo de linhas, há opção de sensores de chuva e de luz.

Os motores oferecidos são os mesmos. O UP! Connect tem motor 1.0 turbo, de 105 cv. Pelo Programa de Etiquetagem do Inmetro, que deu nota AA ao modelo, o consumo é de 16,3 km/l na versão TSI, na estrada com gasolina.

O Connect se diferencia com frisos, adesivos com a sigla TSI (Turbo Stratified Engine). Tem ainda acabamento preto nos retrovisores e nas colunas centrais. A grade dianteira exibe frisos cromado e preto ou vermelho, de acordo com a pintura externa.

No interior, tem acabamento interno escurecido no teto e colunas, além de adesivos laterais “Connect”, retrovisores externos pintados em preto, função de dados na porta USB do suporte para celular, rodas de liga leve de 15 polegadas diamantadas com pneus 185/60 R15 e sistema de som “Composition Phone”, com tela colorida de cinco polegadas e acesso ao app Maps+More, disponível para Android e iOS.

Muitas mudanças no interior. o painel foi remodelado e ganhou novos grafismos. O visor do computador de bordo ficou maior.

O UP! agora está com o volante do Novo Golf, que tem botões e forração em couro nos modelos mais completos.

Logo que foi lançado no Brasil, vinha com um multimídia bem ruinzinho. Este deu lugar ao Composition Phone com aplicativo para celular. Mais completo e fácil de usar.

O UP! Connect está disponível nas cores Laranja Habanero, Azul Lagoon e Prata Sírius. Ah! E traz o teto pintado em “preto ninja”.

Nossa experiência com o UP! Connect

O Hi-Mundim passou 20 dias com o UP! Connect, a nova versão do subcompacto. Dirigimos bastante pela cidade e também pegamos a estrada.

Esta versão é topo de linha e completa. É equipada com motor 1.0 TSI, três cilindros flex, bem ágil e econômico. Aliás, se tem uma coisa que agrada nesse subcompacto da Volkswagen é seu motor turbo.

Tanto na cidade, quanto na rodovia, não decepciona. O torque máximo de 16,8 kgfm são liberados logo a partir das 1.500 rotações.

E o que isso quer dizer? que o hatch é super eficiente nas arrancadas. Dá pra fazer uma ultrapassagem sem medo. O câmbio é manual de cinco marchas. Conta também com controle de tração.

Com o UP! em Olímpia, SP

Viajamos com ele até Olímpia, na inauguração do Hot Beach.

Na cidade, além de ser super fácil de estacionar, graças ao tamanho compacto e ao sensor de estacionamento, o UP! é bem ágil.

Nós conhecíamos o sistema multimídia anterior e agora, com o Composition Phone, tudo ficou mais fácil. Basta baixar o aplicativo no seu smartphone e começar a usar. Ele dá dicas de direção, controla as músicas, tem GPS,  tem chamada para o Volkswagen Service e funciona como um computador de bordo. Está disponível gratuitamente para iOS e Android.

Esse app “conversa” com a central, que agora tem uma tela colorida de cinco polegadas em formato Wide. Não é sensível ao toque.

O suporte para o celular é item de série em todas as versões e tem um carregador bem na base. Dá pra usar sem medo de ficar sem bateria.

Agora vamos falar sobre espaço interno. Para um casal, como nós, o UP! atende muito bem. Já para famílias, ele é pequeno. O porta-malas tem capacidade para 285 litros (menos que o Renault Kwid, que tem 290 litros, o mesmo que o Gol G5 e muito mais que o Fiat Mobi, que carrega 235 litros) .

Tem comprimento de 3,68 metros. Ficou 84 mm maior que o modelo anterior. A direção elétrica é ponto positivo no hatch. Tem ajuste de altura da direção.

Nesse UP!, os faróis de neblina são do tipo “cornering light”, que ajuda a iluminar em curvas. Tem ainda sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular) e a função Coming & Leaving Home, que mantém os faróis acesos por 30 segundos ao trancar ou destrancar o veículo.

Novo ambiente interno

As mudanças fizeram bem ao UP! Esta versão Connect tem painel com iluminação ambiente, que o deixa mais requintado.

Conta com indicador de porta(s) aberta(s) e o aviso de tempo de revisão. No painel, a tela mostra a temperatura externa, relógio e indicador de troca de marchas.

UP! Connect vem com o Composition Phone (Foto: Hi-Mundim)

No quesito segurança, o UP! esta versão tem sensor de estacionamento, dois airbags frontais e freios ABS, que impedem o bloqueio total das rodas nas frenagens. Junto com o EBD, distribui igualmente a força dos freios para evitar derrapagens.

Em casos de frenagens bruscas, o pisca alerta é acionado automaticamente. É o sistema “ESS” – alerta de frenagem de emergência.

Motor e Consumo

O novo UP! é fabricado em Taubaté, SP. Seu motor é um três cilindros, 1.0 TSI, total flex. Roda com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis. Tem potência máxima de 101 cv a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv, com etanol.

De acordo com o Inmetro, o consumo, é de 10 km/l de etanol na cidade e 11,5 km/l na estrada. Com gasolina, o UP! Tsi percorre 14,3 km/l na cidade, e 16,3 km/l na estrada.


Sem o teto preto, o UP! Connect tem preço sugerido de R$ 54.990. Já com pintura metálica e o Composition Phone.

Se quiser o teto em preto, é preciso desembolsar mais R$ 1.40o. O preço vai para R$ 56.390.

Se a sua intenção é ter um carro ágil, moderno, seguro, econômico e compacto, vá conhecer esse hatch da Volkswagen.

Preço completo do UP! Connect: R$ 56.390

*A Volkswagen do Brasil cedeu o UP! Connect para avaliação do Hi-Mundim