Transporte de passageiros na Fenatran

Entre 28 de outubro e e 01 de novembro, o pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, recebeu a 19ª Fenatran, o Salão Internacional do Transporte. O Hi-Mundim foi convidado é conferiu de perto algumas das novidades apresentadas durante o maior e mais importante evento do segmento do transporte rodoviário de cargas do continente Sul-americano. Este ano, o tema central foi Transporte na rota da sustentabilidade. Reunimos nesta reportagem as principais novidade relacionadas ao transporte de passageiros. São veículos indicados para hotéis, traslados, viagens.

Mercedes-Benz

O grande destaque no transporte de passageiros da Mercedes-Benz, sem dúvida foi a Jetvan Aviaton Style.  Em versão limusine, é uma versão bem mais sofisticada da Sprinter. Este, leva até 6 pessoas e 7,8 m³ de carga também estava exposto na feira. Outro veículo da fabricante é a Van Sprinter 20+1 (20 assentos mais o motorista) é a maior do País para transporte de passageiros. Com 50 modelos, linha Sprinter assegura a maior diversidade de produtos e soluções, como a versão Street, que pode circular livremente em zonas de restrição.

A Jetvan Aviaton Style, Sprinter em versão limusine é um furgão Sprinter 415 CDI envidraçado, que foi customizado por uma empresa implementadora e tornou-se uma sofisticada limusine para atender ao transporte de passageiros no segmento de luxo (fotos acima).

“Na Fenatran, temos mais uma vez a oportunidade de demonstrar todos os benefícios e a diversidade da linha Sprinter. Mas nosso diferencial está também na ampla gama de serviços e no padrão de atendimento da nossa Rede de Concessionários”, diz Dimitris Psillakis, diretor de Vendas e Marketing de Automóveis e Vans e de Desenvolvimento de Rede da Mercedes-Benz do Brasil.

Grande diferencial da linha Sprinter é o nível de equipamentos de série, como ESP Adaptativo 9i®, airbag do motorista, faróis de neblina, volante com ajuste de altura e profundidade, rádio CD/MP3, fechamento central de portas, entre outros, o que agrega valor ao veículo, atendendo aos principais requisitos do segmento e, ainda, com um excelente custo-benefício.

A Mercedes-Benz mostrou o primeiro furgão de uso misto, com capacidade para até 6 ocupantes e 7,8 m³ de compartimento de carga, versão configurada de fábrica. Atualmente no mercado brasileiro, está disponível a versão com capacidade para 5 ocupantes e 7,8m³ de carga. A empresa apresenta uma solução que contempla a demanda de clientes que necessitam carregar ao mesmo tempo volume de carga e passageiros. Os principais mercados deste produto são os veículos para equipes de promoção, organização de eventos, fotos e filmagem, publicidade, catering, entre outros.

Motorização

Os motores OM 651 LA biturbo de 4 cilindros são oferecidos em duas classes de potência: a versão 311 CDI Street conta com motor de 114 cv, com torque de 28,5 mkgf entregues na ampla faixa de 1.200 a 2.400 rpm. Já as versões 415 CDI e 515 CDI têm motorização de 146 cv, com torque de 33,6 mkgf de 1.200 a 2.400 rpm. Os motores da Sprinter trabalham com a transmissão manual ZF ECO Gear 6S-450 de 6 velocidades, cujas relações de marcha também propiciam redução no consumo de combustível.

Sprinter limusine

Inspirada no mercado europeu e norte-americano, a implementadora trouxe para o Brasil um moderno conceito de limusine. Identificado como “Jetvan Aviation Style”, este veículo pode ser equipado com diversos itens e equipamentos que fazem dele tanto um escritório móvel, como um ambiente para traslados e viagens extremamente confortáveis e relaxantes, com modernos recursos de entretenimento.

A Sprinter 415 CDI recebeu implementação personalizada com acabamento sofisticado para transporte de celebridades, empresários, executivos, públicos VIP, ou ainda um escritório móvel. “Essa nova limusine Sprinter é ideal para o transporte de personalidades, empresários, executivos, celebridades, chefes de estado e outros públicos VIP, ou ainda para empresários e executivos que querem aproveitar ao máximo seu tempo qualquer que seja a localidade”, afirma Adriana Taqueti, gerente sênior de Vendas e Marketing Sprinter da Mercedes-Benz do Brasil.

As diversas configurações oferecidas pela Procópio para a limusine Sprinter atendem ao estilo, gosto e necessidade de cada cliente. Na hora do rush, por exemplo, a bordo da Jetvan, o cliente pode adiantar trabalhos, acompanhar o noticiário, ver filmes em Blue Ray e 3D, deliciar-se com bebidas e petiscos ou relaxar nas poltronas reclináveis com apoio das panturrilhas e com várias funções de massagem.

Tem motor de 146cv, com torque de 33 kgfm. É equipada com ar-condicionado especial para os passageiros, poltronas aviation style, revestidas em couro legítimo e com massageadores, sofá com espuma nobre, revestido em couro legítimo, acabamento com lâminas de madeira do tipo rádica nos móveis, couro ecológico ou suede para o revestimento do teto e das laterais, iluminação diferenciada com efeito de cromoterapia, luzes especiais com “LED quente” nas colunas e LED verde no rodapé, persianas black-out automatizadas com controle remoto, insulfilm black-out especial, sistema de áudio e vídeo com TVs LED 3D, Play Station III, processador de áudio e vídeo bit one, cabos e entradas HDMI, tablet, modem e roteador 4G, bar executivo, frigobar e adega climatizada, mesas retráteis, interfone para comunicação com o motorista, entre outros itens.

Fiat na Fenatran

A Fiat Automóveis apresentou na Fenatran o Novo Uno Furgão, que foi apresentado na edição de 2011 como veículo-conceito, e o Novo Fiorino, inteiramente renovado e muito mais moderno. Outro destaque da marca é o recém-lançado Fiat Strada com sua terceira porta.

O Novo Uno Furgão recebeu novas motorizações, agora com propulsores 1.0 e 1.4 EVO Flex. Outro novidade foi o Novo Fiorino, que contará com novo design a partir da versão 2014 e será lançado no final de novembro no mercado brasileiro. Ganhou nova motorização, 1.4 EVO Flex.

Fiat Fiorino

O modelo foi totalmente renovado, com design similar ao do Novo Uno. Ficou maior em relação ao anterior, ganhou nova frente, novos para-choques dianteiro e traseiro, novos retrovisores e frisos laterais, e novas lanternas traseiras. O motor é 1.4 EVO com 88/85 cv (etanol/gasolina) a 5.750 rpm e torque de 12,5/12,4 kgfm (etanol/gasolina) a 3.500 rpm.

Fiat Ducato

No estande da Fiat também foi possível ver a linha Ducato, adaptada aos mais diversos tipos de utilização desde o transporte de cargas até veículos voltados para o turismo, transporte executivo ou serviço público. A família Fiat Ducato é composta por sete versões: quatro para carga, dois para passageiros, além da versão Multi Teto Alto voltada para transformações. As versões destinadas ao transporte de passageiros são: Minibus Teto Baixo (15+01 passageiros ― mais espaço de bagagem), Minibus Teto Alto (15+01 passageiros ― mais espaço de bagagem).

Entre os destaques da linha, o Ducato Executivo, que pode contar com DVD de teto com TV digital, bancos reclináveis, geladeira, sistema wi-fi e porta lateral com acionamento elétrico. Os modelos têm airbags dianteiros, ABS, ar-condicionado, vidros, portas e retrovisores com acionamento elétrico, banco com regulagem de altura e tacógrafo.

O motor é Diesel 2.3 MultiJet Economy (127 cv de potência a 3.600 rpm e torque de 32,6 kgfm a 1.800 rpm).

Fiat Strada

A fabricante apresentou durante a Fenatram a picape Strada, que acabou de ter o visual renovado. A grande novidade do momento é a versão cabine dupla com a terceira porta do lado direito. A gama da Fiat Strada 2014 está composta por seis versões: três Working (com cabines curta, estendida e dupla) com motorização 1.4 Flex; uma Trekking (cabine dupla) com propulsor E-torQ 1.6 16V Flex; e duas Adventure (com cabines estendida e dupla) e motor E-torQ 1.8 16V Flex.

Durante o Salão, a Mopar apresentou um Extensor de Caçamba com tripla função para a picape Fiat Strada e a Central Multimídia para os Fiat Strada, Siena EL e Palio Weekend. Com o Extensor de Caçamba com tripla funcionalidade, a picape Strada amplia sua capacidade volumétrica, ganha um divisor de cargas internas e, ainda, uma rampa de acesso, facilitando as entradas e saídas de motos e outros objetos.

FORD

A Fenatran foi palco da pré-estreia da nova geração global da Transit, mostrada na versão Furgão. A linha chega ao Brasil no ano que vem, totalmente renovada no design, motorização e equipamentos. Considerada a linha de vans mais moderna e segura do mercado, a Transit é líder de vendas na Europa há décadas, além de outras regiões. Ela será lançada em vários mercados mundiais, incluindo o Brasil, os Estados Unidos e países da Europa, Ásia e África.

IVECO

Na Iveco, uma das estrelas era o Daily. Campeão de vendas no Brasil, com mais de 60 mil unidades comercializadas até hoje no País e cerca de 70 mil em toda a América Latina. Uma grande novidade da nova geração Iveco Daily é uma versão para passageiros, batizada de Minibus, que será vendida completa, implementada, diretamente pela Iveco.

Dessa forma, a empresa atende a uma das demandas do mercado, de maior simplicidade da escolha e aquisição do produto. “Na maioria dos casos, o cliente tem de comprar o modelo sem bancos e forrações, dirigir-se a uma implementadora, fazer seu pedido, realizar outra transação comercial e financeira e esperar até cinco meses em alguns casos”, lembra Alcides Cavalcanti. A Iveco disponibiliza modelos prontos em estoque, na fábrica e na rede.

Como produto, o Daily Minibus será disponível nas versões 45S17 com entre-eixos de 3.300 milímetros e 5517 com entre-eixos de 3.950 milímetros. O motor tem potência de 170 cv. A suspensão traseira foi modificada com a adoção de molas parabólicas, mais confortáveis e adequadas ao transporte de passageiros.

O Daily Minibus foi desenvolvido para atender às mais diferentes missões, estando disponível nas seguintes versões: Turismo/Executivo, com acabamento e conforto diferenciados, possui itens de série como ar-condicionado, vidros e espelhos elétricos, poltronas reclináveis, porta-pacote e opcionais como bagageiro traseiro, com capacidade para 14+1, 15+1 ou 18+1 passageiros; e a versão mais básica, para fretamento e curtas distâncias, com capacidade para 15+1 ou 18+1 passageiros, proporcionando um competitivo custo por passageiro transportado. “É um importante mercado, estávamos fora dele e agora vamos entrar com produtos diferenciados pela robustez e economia”, diz Cavalcanti.