Elétrico BMW i3 no Brasil em 2014

O veículo das fotos é o BMW i3, previsto para chegar ao Brasil no segundo semestre de 2014. Ele faz parte da submarca BMW i, criada em 2011, com enfoque no desenvolvimento de soluções sustentáveis de mobilidade. Naquela época, BMW i3 e BMW i8 eram conceitos. Neste ano, os modelos se consolidaram como uma realidade e foram destaques no Salão de Frankfurt, realizado em setembro.

O BMW i3 é o primeiro veículo premium totalmente elétrico de produção em série do BMW Group. Ele garante emissão zero de CO2 e possui arquitetura LifeDrive, constituída por duas unidades funcionais separadas. O módulo Life superior consiste em uma célula de passageiros de alta resistência e extremamente leve feita de plástico reforçado com fibras de carbono (CFRP). Este conceito não só compensa o peso extra da unidade de bateria, deixando o BMW i3 com apenas 1.195 kg, mas também baixa o centro de gravidade do automóvel para tornar a sua condução mais dinâmica.

Construído em alumínio, o módulo Drive inferior é formado pelo sistema de suspensão, componentes de estrutura e de impacto. É também no módulo Drive que se encontra o sistema de propulsão eDrive: uma bateria de íons de lítio especificamente desenvolvida para o BMW i3 e o motor elétrico de alta densidade, que pesa apenas 50 kg, está acoplado ao eixo traseiro e ao conjunto de transmissão elétrica.

Possui tração traseira, distribuição do peso em 50:50, baixo centro de gravidade devido à localização da bateria, potência de 170 hp e torque de 250 Nm. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 7,2 segundos e, para retomada de 30 a 70 km/h, são necessários apenas 2,5 segundos.

Após diversos estudos e pesquisas realizadas pela matriz com o BMW ActiveE e MINI E, o BMW i3 foi desenvolvido para o ambiente urbano e possui uma autonomia entre 130 e 160 km. Se utilizados os modos de condução ECO PRO e ECO PRO+, sua autonomia pode ser aumentada em 20 km e 40 km, respectivamente. Haverá, ainda, a versão com um extensor de autonomia, que contará com um motor à combustão interna de dois cilindros, 650 cm3 e 34 hp de potência, para gerar energia à bateria. Este sistema vai elevar a autonomia do BMW i3 para aproximadamente 300 km.

“Acreditamos no potencial do mercado brasileiro para adotar o veículo elétrico e as tecnologias de vanguarda. Para o BMW Group, o futuro é agora e o Brasil é parte integral desta realidade”, comenta Carlos Cortes, gerente da BMWi no Brasil.