Toyota anuncia recall do Corolla

Toyota chama Corolla para recall

A Toyota do Brasil divulgou nesta segunda, dia 5, um chamado de recall do Corolla. Proprietários de unidades do sedã fabricados entre 20 de dezembro de 2016 e 24 de janeiro de 2017, devem agendar recall nas concessionárias a partir de 19 de junho.

É preciso fazer a substituição do conjunto de ancoragem do cinto de segurança traseiro do lado direito dos veículos. Esta campanha abrange um total de 9.890 carros.

De acordo com o comunicado, existe uma desconformidade técnica na peça de ancoragem do cinto, que tem marca de estampagem irregular.

Com isso, o equipamento pode não atender às normas brasileiras de segurança.

Em consequência do defeito, há risco de rompimento da peça, com possíveis danos físicos ao passageiro que estiver usando o cinto e aos demais ocupantes do carro.

Segundo a nota enviada pela Toyota, há “possibilidade remota de danos fatais, em caso de colisão muito severa do veículo”.

Segundo a fabricante, o defeito foi verificado por meio de teste de impacto dinâmico do veículo.

Unidades do Corolla que devem passar pelo recall:

A partir de 19 de junho de 2017, a Toyota realizará a substituição do conjunto de ancoragem do cinto de segurança traseiro, lado direito do veículo, em tempo estimado de 40 minutos.

Para verificar os locais de atendimento e fazer o agendamento do serviço, os proprietários devem acessar o site www.toyota.com.br/web-agenda ou entrar em contato com a Rede de Concessionárias Autorizadas Toyota, para agendamento prévio do reparo.

A relação de concessionárias autorizadas para atendimento está disponível no site www.toyota.com.br

Recall

Este é o quinto chamamento de empresas para fazer recall em menos de um mês. No último dia 30, as marcas BMW e Ford anunciaram o mesmo procedimento.

A BMW convocou os proprietários dos modelos X1 sDrive18i, X1 sDrive20i GP, X1 sDrive20i X Line e X1 xDrive25i Sport, fabricados entre 2 de setembro de 2016 e 13 de março de 2017, a agendarem a verificação do revestimento do painel dianteiro.

A Ford chamou os proprietários dos modelos Troller T4 2015 e 2016, produzidos entre 26 de maio de 2014 até 27 de maio de 2016, para fazer a substituição da tubulação do freio dianteiro do lado direito.

No dia 23 de maio, a GM convocou os proprietários dos veículos da marca Chevrolet Ônix Joy modelo 2017, com data de fabricação entre 27 e 31 de março de 2017, para uma eventual substituição dos pneus do veículo.

Já a Fiat Chrysler convocou os proprietários dos veículos FIAT Bravo, Doblò, Doblò Furgão, Fiorino, Grand Siena, Idea, Linea, Novo Palio, Palio Fire, Palio Weekend, Siena, Strada e Uno.

Devem passar pelo recall veículos dos anos/modelos 2016 e 2017, todas as versões. Os proprietários devem agendar uma visita à concessionária para, se necessário, fazer a substituição gratuita do alternador.

Fonte: Toyota do Brasil e EBC