Novo Polo chega a partir de R$49.990

Novo Polo da Volkswagen foi apresentado
Novo Polo

A Volkswagen apresentou oficialmente nesta segunda-feira (25) o Novo Polo.

O carro chega com preços a partir de R$49.990.

O hatch é produzido na Fábrica Anchieta, em São Paulo, que teve investimento de R$ 2,6 bilhões para receber conceito MQB.

Versões

Já disponível para pré-venda, o Novo Polo chega em quatro versões, com três opções de motores e duas de transmissão.

O Novo Polo começa a ser vendido em novembro, nas mais de 500 concessionárias Volkswagen no Brasil.

As quatro versões são: Polo, Polo MSI, Polo Comfortline 200 TSI e Polo Highline 200 TSI.

O modelo tem garantia total de três anos, sem limite de quilometragem.

Novo Polo

Mudanças no Novo Polo

São 4.057 mm de comprimento, com 2.565 mm de entre-eixos, 1.751 mm de largura e 1.468 mm de altura.

Com a maior distância entre-eixos foi possível o deslocamento das rodas mais para as extremidades e, consequentemente, encurtar os balanços.

São 804 mm no balanço dianteiro e 688 mm no balanço traseiro.

Em relação ao modelo anteriormente fabricado e vendido no Brasil, o Novo Polo ganhou em comprimento (167 mm), entre-eixos (100 mm) e largura (100 mm), ficando 21 mm mais baixo.

As bitolas estão maiores, agora de 1.524 mm na dianteira e 1.501 mm na traseira.

Equipamentos

O assento do motorista tem ajuste de altura gradual de série em todas as versões do modelo e o campo de regulagem longitudinal é o maior do segmento (288 mm).

Há oferta de regulagem de altura e distância do volante para o modelo a partir da versão Comfortline.

Todas as versões do Novo Polo são equipadas com sistema de direção com assistência elétrica.

O modelo tem configuração dianteira independente tipo McPherson e interdependente na traseira, com eixo de torção.

Para o Brasil, a suspensão do Novo Polo foi elevada em 20 mm em relação à versão Europeia, ganhando barra estabilizadora dianteira de 20 mm de diâmetro (versão com motor TSI).

O Novo Polo é calçado com pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, que colaboram para a redução no consumo de combustível.

São três medidas disponíveis: 185/65 R15, 195/55 R16 e 205/50 R17. Ponto importante para a segurança: todas as versões do Novo Polo possuem rodas com cinco parafusos de fixação.

Novo Polo

Novo Polo tem menor índice de reparabilidade do Brasil

A Volkswagen é a marca com os melhores índices de reparabilidade do País, de acordo com o ranking Car Group 2017, do CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

O modelo obteve o melhor índice geral de reparabilidade entre todos os veículos participantes, com classificação 10, a mesma do up! e do cross up!.

Quanto menor a pontuação (em uma escala que vai de 10 a 60), menor será o tempo e o custo de reparo do veículo.

Porta-malas

O porta-malas tem 300 litros de capacidade.

Esse volume pode ser ampliado para 1.071 litros, com o encosto do banco traseiro rebatido.

Novo Polo

Freios M-ABS

Todas as versões do Novo Polo são equipadas com M-ABS, que inclui o sistema de freios antitravamento ABS.

Conta com outros recursos de segurança, como o EBD, que distribui eletronicamente as forças de frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro.

Também está incluído no M-ABS o TC (Controle de Tração), que tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar.

Faz parte do “pacote” M-ABS o ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), que funciona como um alerta para evitar colisões traseiras.

Também está incluído o MSR (Controle do Efeito Freio Motor), sistema que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor.

Esse recurso atua quando o motorista libera rapidamente o pedal do acelerador e nas reduções de marcha, aumentando o torque através do controle do acelerador eletrônico.

Novo Polo

Controle Eletrônico de Estabilidade

Nas versões TSI, o Novo Polo é equipado de série com ESC – Controle Eletrônico de Estabilidade. Esse sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica essa para acontecer.

Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

Opcional para as demais versões do Novo Polo, o ESC engloba vários outros recursos eletrônicos de assistência:

HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa

Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio.

HBA (Hydraulic Brake Assist system)

Reconhece a frenagem de emergência por meio da velocidade de acionamento e da pressão aplicada no pedal.

O BAS aumenta ativamente a pressão de freio, que é então modulada pela intervenção do ABS.

Quando o motorista reduz a pressão no pedal de freio ou ocorrer redução da velocidade do veículo abaixo de um limite mínimo, ocorre o fim da assistência de frenagem.

EDS (Elektronische Differenzialsperre ou Bloqueio eletrônico do diferencial)

Em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o EDS aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração.

Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática. Atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.

BSW (Bremsscheibewischer – Limpeza Automática dos Discos de Freio)

O sistema identifica situações de discos de freio molhados, em condições de chuva.

Tem o objetivo de secar os componentes e garantir o menor espaço de frenagem possível.

O BSW atua acima de 70 km/h e com o limpador de para-brisa acionado.

O ESC inclui o RKA+ (Monitoramento da pressão dos pneus)

Sistema que verifica a pressão dos pneus. O recurso funciona por meio dos sensores que monitoram o modo de vibração e frequência dos pneus.

Eles detectam se houve perda de pressão de enchimento em um ou mais pneus.

Novo Polo

Quatro airbags de série em todas as versões

O Novo Polo é equipado de série, em todas as versões, com quatro airbags, dois dianteiros e dois laterais.

É equipado de série com sistemas ISOFIX® e top-tether para fixação de cadeirinhas infantis.

Motor TSI

As versões Comfortline e Highline do Novo Polo estão disponíveis exclusivamente com o motor 200 TSI, que é combinado à transmissão automática de 6 marchas.

Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o motor 200 TSI é da família EA211.

Total Flex

Esse motor é capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.

A potência máxima é de 128 cv, com etanol e 115 cv, com gasolina a 5.500 rpm, com torque máximo de 200 Nm (20,4 kgfm), com gasolina ou etanol, de 2.000 a 3.500 rpm.

Equipado com esse motor, o Novo Polo acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e atinge velocidade máxima de 192 km/h (dados com etanol).

‘200 TSI’ – Entenda os benefícios do alto torque

O Novo Polo inaugura uma nova estratégia da Volkswagen – a sigla ‘200 TSI’ (referente a 200 Nm de torque, gerados pelo motor TSI, com tecnologia de turbocompressor e injeção direta de combustível).

Essa nova nomenclatura está na tampa traseira do Novo Polo com motor TSI.

No caso do motor TSI do Novo Polo, o torque equivale a 200 Nm ou 20,4 kgfm.

O motor TSI fornece o torque máximo de 200 Nm a partir de 2.000 rpm. Isto garante melhor aceleração com menos trocas de marchas e ajuda a economizar combustível.

Motor 1.6 MSI

O motor 1.6 MSI, combinado ao câmbio manual de 5 marchas, é também da família EA211, com quatro cilindros e 16 válvulas.

Total Flex, tem 1.598 cm³ de cilindrada e possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto.

Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape.

O motor conta com duplo comando de válvulas integrado à tampa, com comando de admissão variável.

O cabeçote do novo motor 1.6l MSI possui comando de admissão variável e coletor de escape integrado, formando uma peça única, com refrigeração líquida

A potência máxima é de 117 cv (86 kW) com etanol e 110 cv (81 kW) com gasolina a 5.750 rpm.

Com torque máximo de 162 Nm (16,5 kgfm) com etanol e 155 Nm (15,8 kgfm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm.

Com esse motor, o Novo Polo acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e atinge 193 km/h de velocidade máxima (etanol).

Novo Polo

Motor 1.0 MPI

O terceiro motor da família EA211 oferecido para o Novo Polo é o conhecido e premiado 1.0 MPI de três cilindros.

Também combinado ao câmbio manual de 5 marchas, tem 999 cm³ de cilindrada, é Total Flex e possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto.

Comparado a um motor de mesma cilindrada, mas com quatro cilindros, o novo EA211 é 24 kg mais leve.

Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o cabeçote tem comando de admissão variável.

A potência máxima é de 84 cv (62 kW) com etanol a 6.350 rpm e de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm com gasolina.

O torque máximo é de 102 Nm (10,4 kgfm) com etanol e 95 Nm (9,7 kgfm) com gasolina, ambos a 3.000 rpm.

Com esse motor, o Novo Polo acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos e atinge 170 km/h de velocidade máxima (etanol).

Classificação “A” em consumo de combustível

Todas as versões do Novo Polo têm classificação “A” (a mais eficiente) em consumo de combustível no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Na versão com motor 1.0 MPI, o Novo Polo é capaz de rodar até 12,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22).

Com etanol (E100), são 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.

Equipado com o motor 1.6 MSI, o Novo Polo percorre 12 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada, com gasolina.

Os números com etanol são: 8,2 km/l (cidade) e 9,5 km/l (estrada).

O Novo Polo percorre, com o motor 200 TSI, 11,6 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina.

Com etanol, percorre 8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada.

Todos os valores são obtidos conforme a NBR 7024 e corrigidos pela Portaria INMETRO nº 10/2012.

Precos e versões

Polo 1.0 MPI – R$49.990

Polo MSI – R$ 54.990

Polo Confortline – R$ 65.190

Polo Highline -R$69.190