O Kia Soul, em sua versão 2015, já começou a ser vendido no Brasil. O crossover manteve o visual moderno e estiloso. Mas por outro lado, o preço já não é mais o mesmo. Agora ele será comercializado somente em duas versões topo de linha, e ganhou ares de veículo “Premium”, disputando mercado com Audi A1, Mini Cooper e Peugeot 3008. O preço começa em R$ 88,9 mil e chega a R$ 92,9 mil, na versão equipada com teto solar duplo panorâmico.
É equipado com motor 1.6 litro, 4 cilindros em linha, DOHC, 16 válvulas CVVT. A potência, se abastecido com etanol, é de 128 cv a 6.000 rpm e torque de 16,5 kgm a 5.000 rpm. Com gasolina, chega a 122 cv a 6.000 rpm e torque de 16,0 kgm a 4.500 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades com opção de troca sequencial.
Ele foi montado sobre um novo chassi, mais rígido e largo, e mede 1.800 mm de largura e 2.570 mm de entre-eixos. O espaço de bagagem oferece 686 litros, incluindo o espaço da caixa da porta-objetos do assoalho do porta-malas, com os assentos traseiros em posição vertical.
As duas versões do Kia Soul contam com ar-condicionado digital com ionizador; banco do motorista com regulagem de altura; chave “Smart Key” para abertura das portas, porta-malas e acionamento do alarme; botão “Start/Stop” para partida do motor por reconhecimento da chave “Smart Key”; encostos de cabeça dianteiros e traseiros com ajuste de altura; espelho retrovisor interno; iluminação no porta-malas com Led; luz interna com temporizador e efeito “fade out”; porta-copos e porta-objetos no console central; porta-objetos e porta-garrafas nas portas; porta-luvas climatizado com abertura amortecida e iluminação; sistema imobilizador de ignição; tampa no compartimento de bagagem; travamento elétrico central das portas e porta-malas; vidros com comando elétrico nas quatro portas e one touch-down up para motorista e passageiro; volante de direção com regulagem de altura e profundidade; faróis de neblina com lentes de policarbonato e outros.
O sistema de som apresenta rádio MP3 Player – a tela é color touche TFT LCD de 4.3” e o sistema “My Music” com espaço para armazenamento de músicas – com controle no volante, entrada auxiliar, iPod/USB; quatro alto-falantes e dois tweeters. O volante e a alavanca do câmbio são revestidos em couro, os espelhos retrovisores possuem aquecimento, além de regulagem elétrica, de série para todas as versões e bluetooth hands-free para celular. As rodas são de liga leve aro 18’’, com pneus 235/45 R18.
O Kia Soul possui airbags frontais para motorista e passageiro e laterais e de cortina; cintos de segurança de 3 pontos para todos os assentos; dianteiros com pré-tensionadores, limitadores de carga e regulagem de altura; desembaçador no vidro traseiro temporizado; direção com assistência elétrica progressiva [modos normal, conforto e esporte]; limpador do vidro traseiro intermitente; luz de freio montada no vidro traseiro e sistema de proteção contra descarga de bateria. O modelo apresenta também câmera de ré com visor no display do rádio e freios com ABS e EBD.
Apesar do preço mais alto, o veículo já vem completo, já que os únicos opcionais são teto solar duplo panorâmico e luzes internas de led. Destaque para a direção, que era hidráulica e agora é elétrica. Também para o ar-condicionado digital, acesso e partida sem chave, bancos de couro, piloto automático e seis airbags, na versão anterior eram dois.