Para alcançar a meta de reduzir em 10% a emissão de monóxido de carbono (CO2) de todos os seus modelos até 2014 e de outros 10% até 2016, a fabricante francesa Renault apresentou a linha de produtos da chamada gama Z.E (Zero Emissão).
Os três modelos equipados com motores elétricos, frutos de uma aliança com a conterrânea Nissan, foram lançados no Brasil na última semana de agosto.
Na ocasião, a montadora anunciou a venda das primeiras unidades para a CPFL Energia.
A companhia elétrica integra um programa de mobilidade elétrica, o qual a Renault também é parceira.
A ideia é criar um laboratório real para abordar soluções de mobilidade.
Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil, e Wilson Ferreira Júnior, presidente da CPFL Energia, ressaltam que o programa de mobilidade elétrica prevê a aquisição de mais unidades da gama Z.E.
E também a criação de 100 pontos de abastecimento.
Enquanto no Brasil ainda é cercado de preconceito em relação à eficiência, o motor elétrico vem ganhando cada vez mais as ruas da Europa. No ano passado, a Aliança Renault-Nissan vendeu pelo mundo 43.829 unidades da gama Z.E, 84% a mais que no ano anterior.
A gama Renault Z.E
ZOE –
Hatch compacto para quatro pessoas. Motor elétrico que atinge 88 cv e 22,4 kgfm de torque. Vai de 0-100 km/h em apenas 13 segundos. Velocidade máxima de 135 km/h e autonomia superior aos 210 quilômetros.
FLUENCE Z.E –
A prova de que um veículo elétrico não precisa ser pequeno e com autonomia limitada. Motor de 95 cv (70 kW) e 23,06 kgfm. Velocidade máxima de 135 km/h e autonomia de 160 quilômetros.
KANGOO Z.E –
Veículo comercial leve, equipado com motor 59 cv (70 kW) e 23,06 kgfm. O primeiro furgão 100% elétrico do mercado. Velocidade máxima de 130 km/h e autonomia de 170 quilômetros.
TWIZY –
Além dos modelos acima, a gama Renault Z.E. ainda é composta pelo Twizy, um veículo elétrico ágil e compacto com dois lugares, de 20 cv (15 kW) e 7,14 kgfm. Velocidade máxima de 80 km/h e autonomia de 100 quilômetros.