Franca recebe corrida de calhambeques

Fotos: Larissa Costa

A cidade de Franca, distante 220 km de São José do Rio Preto, recebe entre os dias 10 e 12 de março a Corrida de Calhambeques Pé Na Tábua.

O evento chega ao sétimo ano consecutivo, reunindo colecionadores, entusiastas, famílias e ex-pilotos. O tricampeão mundial de F-1 Nélson Piquet já confirmou presença.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site www.penatabua.com. Mas só pode participar da competição aqueles que estiverem a bordo de modelos fabricados até 1936.

Nélson Piquet participa desde 2012

Nélson Piquet a bordo do calhambeque Lincon 1927

Categorias

A competição é dividida em seis categorias. A Ford A reúne modelos da montadora norte-americana fabricados entre 1928 e 1931.

A categoria Miscelânea é considerada a mais charmosa por reunir todos os modelos inscritos, com exceção dos Ford A.

penatabua_1

Categoria Miscelânea reúne quase todos os calhambeques

Já a categoria Transplantados, como o nome sugere, reúne carros antigos modificados. A Speed é que conta com os carros mais rápidos, originalmente projetados para corridas.

Também tem a categoria Motos Clássicas, e por último, mas não por isso menos atrativa, a categoria Marcha Lenta, onde o vencedor é quem demorar mais para completar os 100 metros do percurso.

Ford 1929 modificado da categoria Transplantado

Calhambeque Ford 1929 modificado da categoria Transplantado

A Corrida de Calhambeques Pé Na Tábua vai ser disputada no Speedway, kartódromo localizado na rodovia Franca-Claraval, km 2.

A entrada é gratuita, mas para ter a oportunidade de conhecer as máquinas inscritas na competição é necessário adquirir ingresso para área vip. Custa 100 reais e vale para os três dias.

É a chance de ver bem de perto modelos como o Rolls Royce Phanton I de 1926, o Lincoln 1927 pilotado por Nélson Piquet, o Ford 1929, e também o Ford Roadster 1932 com o qual Pedro Piquet, filho de Nélson, quebrou o recorde da pista, percorrendo 1400 metros em 37 segundos.

468 x 60 IMU Full Banner