Etios ganha novo visual com a versão Platinum

O Toyota Etios mudou. E ficou mais bonito. Pelo menos na versão topo de linha, a Platinum. Ele ganhou novas rodas de liga leve de 15” com design esportivo, acabamento preto na coluna central, grade dianteira na cor do carro, máscara negra na lanterna traseira, acabamento dos bancos em couro e material sintético, aerofólio traseiro (na versão sedã), entre outros itens. Mas a principal novidade no modelo é o design, que foi desenvolvido aqui no Brasil.

hi-mundim-Toyota Etios Platinum-hach

Ao Etios Platinum somam os aprimoramentos recebidos pelo restante da linha Etios neste ano. O veículos recebeu melhorias no isolamento acústico, suspensão e direção elétrica recalibradas, painel de instrumentos digital TFT, com visor de 4.2”, o Toyota Smart Screen (áudio, TV digital, DVD, GPS, câmera de ré e Bluetooth®), único no segmento de carros compactos, motor 1.5 litro Dual VVT-i e transmissão automática de quatro velocidades.

hi-mundim-Toyota Etios Platinum-seda

Na parte externa, o Etios Platinum ganhou novos para-choques dianteiros e traseiros. A grade dianteira na cor do carro também foi modificada, e a versão sedã recebeu um aerofólio traseiro. Lanternas traseiras com máscara negra e sensor de estacionamento na cor do carro são outros diferenciais da série Platinum.

hi-mundim-Toyota Etios Platinum03

Também estão presentes na série especial Platinum. São itens como antena externa do tipo short pole; retrovisores externos com indicadores de seta integrados; Toyota Smart Screen; computador de bordo; apoio de braço no assento do motorista; e banco traseiro com encosto rebatível.

hi-mundim-Toyota Etios Platinum-traz

O Platinum conta também com direção eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura elétrica (hatchback) e interna (sedã) do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; controle de velocidade de cruzeiro; travas elétricas; e alto-falantes e tweeters.

hi-mundim-Toyota Etios Platinum01

A função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilita o cálculo e o monitoramento do valor gasto com combustível durante uma viagem. Entre os itens obrigatórios, o Etios Platinum 2017 possui airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração.

MOTOR

Seguindo o restante da linha Etios 2017 apresentada neste ano, a versão Platinum é equipada com o motor 1.5L 16V Flex, produzido na nova planta de motores da Toyota, localizada em Porto Feliz (SP). O propulsor traz a tecnologia de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i da Toyota, que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente, refletindo em melhor desempenho e menor consumo.

hi-mundim-Toyota Etios Platinum-interna

O motor é 1.5L Flex, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, rende 107 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 102 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,7 kgfm (com etanol) e de 14,3 kgfm (com gasolina). Comparada à versão anterior, com esta motorização, o ganho em torque foi de 11% e, de potência, 11 cv.

O propulsor é construído com bloco e cabeçote de alumínio. A linha 2017 do Etios não utiliza o subtanque auxiliar de partida a frio, trazendo novos bicos injetores com sistema de pré-aquecimento.
A direção eletroassistida progressiva foi recalibrada. O Etios Platinum, tanto hatchback quanto sedã, está disponível apenas com a nova transmissão automática de quatro velocidades.

O Etios Platinum 2017 chega à rede de concessionárias Toyota por R$ 62.490,00, na versão hatchback, e R$ 65.990,00, na sedã.

hi-mundim-Toyota Etios Platinum2