Toyota Hilux e SW4 agora têm motor flex

A Toyota Hilux e o utilitário esportivo SW4 acabaram de ganhar o novo motor 2.7L 16V DOHC, quatro cilindros, de até 163 cavalos (abastecido com etanol). Oito meses após o lançamento da nova geração da picape, ela vai ganhar três versões com o novo motor. Serão nas configurações SR 4×2, SRV 4×2 e 4×4, todas contam com transmissão automática de seis velocidades e cabine dupla.

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O motor flex vem para complementar a linha diesel da nova Hilux, lançada em novembro de 2015, e do novo SW4, apresentado em fevereiro deste ano. A Hilux é a única opção no segmento de picapes Flex disponível com câmbio automático.

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A versão de entrada, a SR 4×2 Flex custa R$111.700 e conta com ar-condicionado manual, banco do motorista com ajuste de distância, inclinação e altura, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, chave tipo canivete, computador de bordo monocromático, controle de velocidade de cruzeiro, direção hidráulica progressiva, farol alto de halogênio com nivelamento manual, faróis de neblina dianteiros, modos de condução ECO e Power, protetor de caçamba, retrovisor externo na cor preta com regulagem elétrica e indicador de direção, rodas de liga leve aro 17”, Sistema Multimídia Toyota Play com tela de 7” touchscreen com sistema de navegação (GPS) integrado, sistema de entretenimento de vídeo integrado ao painel com TV Digital e leitor de DVD, rádio com CD Player/MP3, câmera de ré, Bluetooth®, conexão USB e AUX.

hi-mundim-Toyota Hilux Flex-passageiro

O design interno foi remodelado. Na versão SRV Flex, um friso metálico horizontal cruza o painel de instrumentos de ponta a ponta, integrando as zonas de informação (painel de instrumentos) e operação – controles de ar-condicionado e do sistema de som e navegação. Protetor de caçamba, rodas de liga leve de 17 polegadas e faróis de neblina não são itens de série.

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Toyota SW4

Para o utilitário SW4, foram adotadas outras três opções em versão única, a SR, de cinco e sete assentos com câmbio automático e uma de cinco lugares com câmbio manual, voltada apenas a vendas diretas, todas com tração 4×2. Para as duas versões, há coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e computador de bordo monocromático.

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Conta com Sistema Multimídia Toyota Play com tela de 7” touchscreen, com sistema de navegação (GPS) integrado, sistema de entretenimento de vídeo integrado ao painel com TV Digital e leitor de DVD, rádio com CD Player/MP3, câmera de ré, Bluetooth®, conexão USB e AUX e seis alto-falantes. No volante, ambas configurações possuem comandos integrados de telefone, áudio, vídeo e computador de bordo.

hi-mundim-Toyota SW4 Flex

A linha SW4 Flex 2017 também está equipada com ar-condicionado integrado analógico, que atua sobre todas as fileiras de bancos, incluindo saídas específicas para a segunda e terceira (para a versão de sete assentos), com capacidade de ajuste da intensidade para os bancos traseiros.

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Impressões ao dirigir

O teste drive com os dois modelos com motor flex foi feito em um trecho de cerca de 40 km, entre asfalto e terra, nas proximidades de Atibaia, SP. O que mais impressionou foi a mudança na suspensão, que fez com que a picape balançasse menos. No entanto, ela ainda sacoleja mais que outros modelos.

Tanto a picape, quanto a SW4 oferecem muito conforto a bordo. O SUV é mais sofisticado. Inclusive para os passageiros que viajam atrás. O espaço interno e o acabamento também são muito bons.

Com as mudanças no motor, a marca promete 7% a mais em economia. Durante o teste drive, o medidor ficou na média de 5.1km/l (com etanol). De acordo com o Inmetro, a Hilux faz 4,8 km/l (cidade) e 5,6 km/l (estrada),  abastecido com etanol e 6,9 km/l e 8,1 km/l, com gasolina. O SW4, faz 4,9 km/l e 5,9 km/l, com etanol, e 7,1 km/l e 8,5 km/l, com gasolina.

O motor roda mais suave e o câmbio automático de seis marchas tem mudanças precisas. Nas retomadas e ultrapassagens o ideal é usar o câmbio em manual, já que o automático demora um pouco para responder.

A ergonomia é boa e motorista conta com ajustes elétricos do banco. E só ele. O do passageiro é manual. A posição de dirigir é elevada. Conta com apenas três airbags.

Preços

Hilux
– Hilux Flex SR 4×2 (tração traseira): R$ 111.700
– Hilux Flex SRV 4X2: R$ 120.800
– Hilux Flex SRV 4×4 (com reduzida): R$ 131.200

SW4
– SW4 Flex SR 4×2 de cinco lugares: R$ 159.600
– SW4 Flex SR 4×2 de sete lugares: R$ 164.900