Dirigimos o Equinox, novo SUV da Chevrolet

Chevrolet Equinox é novo SUV da marca
Chevrolet Equinox é novo SUV da marca (Foto: Hi-Mundim)

No início deste ano, a Chevrolet anunciou a chegada no Brasil de seu SUV de maior sucesso no mundo, o Equinox. Apresentado durante o Salão do Automóvel de Buenos Aires, em junho, o modelo foi lançado oficialmente por aqui no final de setembro.

E o Hi-Mundim participou do lançamento e teve a oportunidade de dirigir o Equinox.

Chevrolet Equinox

O modelo chega ao Brasil em uma única (e nova) configuração, a Premier. Esta é a mais sofisticada da linha global da Chevrolet.

Se diferencia por oferecer materiais nobres e uma ampla relação de equipamentos de série.

A lista inclui, entre outros, sistema de frenagem automática de emergência, alerta de esquecimento de pessoas no banco traseiro e dispositivo de abertura elétrica da tampa do porta-malas por sensor de movimento.

Estivemos no lançamento do Equinox

O carro ainda oferece uma interessante funcionalidade comumente disponível em aviões de primeira classe: sistema emite ondas contrárias para cancelamento de ruídos externos do motor, amplificando a sensação de silêncio a bordo.

Equinox tem força

Equipado com motor 2.0 turbo de 262 cavalos, o mesmo do Camaro norte-americano. A transmissão automática de nove marchas e sistemas avançados de estabilidade e tração (integral), modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos.

Nós dirigimos o Equinox durante o seu lançamento em São Paulo e nos surpreendeu a performance do modelo. O SUV é rápido nas acelerações e retomadas de velocidades.  Isso é possível graças aos 37 kgfm de torque do motor 2.0 turbo, que garantem melhor dirigibilidade.

O Equinox possui sensores, radares e câmeras capazes de identificar situações de risco e acionar de maneira autônoma o sistema de frenagem e o de direção para mitigar ou mesmo evitar acidentes.

Bons e importantes recursos para quem dirige num trânsito pesado das grandes cidades.

Como cerca de 90% do pico de torque está disponível de 2.000 rpm a 5.600 rpm, o modelo tem respostas vigorosas nas mais diversas situações de utilização.

A retomada de 80 km/h a 120 km/h, por exemplo, é feita em apenas 5,5 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 210 km/h.

O consumo também surpreende. De acordo com dados do Inmetro, na estrada, o veículo percorre 10,1 km/l e 8,4 km/l na cidade.

 

Auxilia na eficiência energética o sistema Stop/Start, que desliga o motor temporariamente em paradas para poupar combustível.

A tração disponível no Equinox é permanente, do tipo AWD. O condutor, no entanto, pode desabilitar o modo AWD mesmo com o carro em movimento e trafegar apenas com tração nas rodas dianteiras.

Olha esse teto solar!!!

Sempre conectado

Para os motoristas que não conseguem largar o smartphone, uma boa notícia: o SUV conta com sistema de carregamento wireless para smartphones, multimídia Mylink compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Oferece também sistema de telemática avançada OnStar, que permite, por exemplo, consultar e comandar diversas funções do veículo por meio de um aplicativo para celular.

O Equinox fica posicionado entre o compacto Tracker e o todo-terreno Trailblazer.

Veículo familiar

Motor forte, conforto, segurança e muito espaço interno. Essas características fazem do Equinox um utilitário esportivo com perfil urbano e familiar. São 4.652 mm de comprimento, 2.105 mm de largura e 1.695 mm de altura.

 

Acabamento do Equinox é diferenciado

Acabamento é diferenciado

Um sistema muito importante é o alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro. Funciona assim: toda vez que as portas traseiras são abertas até 10 minutos antes do acionamento da ignição, o veículo memoriza a ação durante toda viagem e adverte o motorista no momento do seu desembarque.

Soa um sinal sonoro e aparece uma mensagem no visor do computador de bordo relembrando que pode haver pessoa ou objeto no banco traseiro.

Outro sistema interessante e muito útil é o mecanismo elétrico de abertura e fechamento da tampa do porta-malas. Pode ser acionado por sensor de movimento.

Para isso, basta passar o pé por debaixo do sensor de estacionamento esquerdo do para-choque traseiro. Sabe quando você está cheio de malas ou sacolas de compras nas mãos e precisa abrir o porta-malas? Com esse sistema seus problemas acabaram!

Saídas de ar para os bancos traseiros

Nova versão

O SUV inaugura no Brasil a versão de acabamento Premier, a mais sofisticada da linha Chevrolet. A versão Premier já está disponível na nova geração de veículos de passeio da marca Chevrolet nos Estados Unidos.

Lançamento do Equinox foi no sofisticado Palácio Tangará, em São Paulo

No caso do Equinox, os bancos são revestidos com couro perfurado e costuras duplas. O painel também segue o mesmo requinte e é muito bem acabado.

Além disso, acabamentos “soft touch” aplicados em outras áreas de contato, como os apoios de braço e painéis de portas, proporcionam sofisticação e maior conforto.

Teto solar panorâmico

No interior são aplicados dois tons, Preto Jet Black e Cinza Medium Ash Gray. O painel traz peças decoradas com metalização acetinada nas saídas de ar, na moldura central de instrumentos, no console e no volante.

Falando em espaço interno…

O Equinox se destaca pelo excelente espaço interno. O entre-eixos de 2.725 mm permite acomodar confortavelmente até cinco ocupantes com bagagens.

A sensação de amplitude é potencializada pelo teto solar panorâmico e pela disposição dos elementos. O painel frontal, por exemplo, é desassociado do console central, trazendo mais conforto e espaço para os ocupantes.

O console central foi otimizado e alinhado às necessidades reais de uso do consumidor. Acomoda diversos comandos, porta-objetos com iluminação em LED, apoio de braço e os dutos que estende o sistema de ventilação para os passageiros que viajam atrás.

Porta-malas

Eles têm acesso facilitado à cabine por conta do piso plano, do tamanho das portas e da formatação das colunas em relação ao banco traseiro, cujo encosto conta com dois ajuste de inclinação.

O volume de carga máxima do Equinox pode variar de 468 litros até 1.627 litros, dependendo da configuração dos bancos.

O traseiro, aliás, pode ser rebatido por meio de uma alavanca localizada na parede lateral direita do compartimento de carga, criando uma superfície plana, facilitando assim a acomodação de itens compridos.

O porta-malas conta ainda um porta-objetos subterrâneo de 79 litros, que possibilita separar fisicamente diferentes tipos de carga.

Permite, por exemplo, que uma família vá ao parque carregando ali patins e outros apetrechos recreativos reservando o espaço de cima para transportar o pet com maior proteção e privacidade.

Além dos porta-objetos tradicionais que a maioria dos SUVs oferecem, o Equinox conta com um local para acomodar um pequeno guarda-chuva no console da porta do motorista.

O Equinox evita acidentes

Com uma extensa lista de itens de segurança, o modelo traz desde tecnologias capazes de intervir de forma autônoma para prevenir ou mitigar acidentes.

Conta também com um sistema capaz de avisar automaticamente uma central de resgate 24h assim que os airbags são deflagrados, informando dados da localização e a dinâmica da batida, para que seja providenciado socorro adequado.

Confira a lista dos principais sistemas de segurança do SUV:

Frenagem automática de emergência (AEB):

Caso o veículo esteja trafegando entre de 8 km/h a 80 km/h e detecte a iminência de uma colisão frontal sem qualquer reação do condutor, um alerta é acionado e os freios são ativados automaticamente na tentativa de evitar ou mesmo reduzir a severidade do acidente.

Função de pré-ativação dos freios:

A fim de acelerar o tempo de resposta dos freios e ajudar a encurtar distâncias de parada, assim que o motorista tira o pé do acelerador, o sistema aumenta ligeiramente a pressão hidráulica nas linhas de freio e aproxima as pinças em antecipação a uma possível frenagem de emergência.

Sistema de compensação de frenagem:

O uso contínuo do freio, como em descidas de serra, pode provocar o superaquecimento dos sistemas tradicionais e, consequentemente, demandar uma maior pressão no pedal para a realização de uma frenagem eficiente.

Em situações como esta, o Equinox é capaz de identificar e compensar variações, mantendo o curso do pedal sempre constante, inclusive para maior conforto.

Assistência de frenagem de emergência (PBA):

Em uma emergência onde seja necessário realizar uma frenagem brusca, este recurso complementa o esforço para garantir a máxima pressão, mesmo que o condutor não tenha exercido pressão máxima sobre o pedal.

Alerta de colisão frontal:

É um equipamento de segurança bastante útil no dia a dia.

Por meio dele, o motorista estabelece eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo ser alertado caso o outro veículo sofra uma redução de velocidade repentina.

Além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisa, outros alarmes podem soar, sonoro ou sensorial.

Banco do motorista com alerta tátil de segurança:

Caso o usuário não queira ser avisado por meio de alarmes sonoros, pode optar por um alerta sensorial.

Neste caso, o banco do motorista vibra ao detectar a iminência de algum acidente.

Os pulsos vibratórios podem ocorrer no lado esquerdo ou direito do assento, dependendo do lado da ameaça, como ocorre em aplicações aeroespaciais e militares.

Assistente de permanência na faixa:

Uma câmera na parte superior do para-brisas “lê” as faixas da via e faz eventuais correção na trajetória do veículo ao perceber que ele está saindo involuntariamente da pista. O sistema opera entre 60 km/h e 180 km/h.

Faróis Full LED com faixo alto inteligentes:

Além do alto poder de iluminação, este sistema acende e apaga os faróis altos de acordo com as condições do trânsito circundante.

Os faróis altos são acionados quando está suficientemente escuro e não há outros veículos presentes, para evitar o ofuscamento alheio. O sistema só ativa os faróis altos durante condução acima de 40 km/h.

Outro recurso é o farol com ajuste de nivelamento automático, que considera a carga transportada, calibração dos pneus e até a inclinação da via.

Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina:

Auxilia o motorista em mudanças de faixa. Uma luz acende no retrovisor externo atentando da presença em ponto cego ou da rápida aproximação de um outro automóvel ou motocicleta em tráfego lateral distante até 70 metros.

Controle eletrônico de tração e de estabilidade com tecnologia que atenua o risco de capotamento:

Os freios podem atuar automaticamente com diferentes pressões nas rodas, se antecipando e prevendo possível perda de contato do pneu com o solo em decorrência de alguma manobra arriscada.

Célula de sobrevivência:

Comum em carros de competição, o conceito está presente no Equinox, que conta com uma espécie de gaiola altamente estruturada e reforçada por matérias nobres na região onde ficam acomodados os ocupantes.

Câmera de ré com linhas guias e alerta de tráfego cruzado traseiro:

Ao sair de marcha a ré de uma vaga ou garagem, nem sempre o condutor consegue ter uma visão periférica para executar a manobra com total segurança.

No Equinox, sensores no para-choque traseiro são capazes de detectar a aproximação de um outro veículo vindo a até 25 metros na perpendicular.

Quando isso acontece, bipes soam e um triângulo de advertência com uma seta apontando para o lado da ocorrência pisca sobre a imagem captada pela câmera de ré.

Destacam-se ainda os seis airbags (frontais, laterais e de cortina), além dos serviços de emergência e resgate do OnStar, detalhados mais abaixo.

O Equinox conta ainda com sistema de som de alta fidelidade com (5) alto-falantes e (2) woofers da marca Bose, banco do motorista com ajuste elétrico (incluindo o lombar) com duas opções de memória, teto solar elétrico panorâmico e sistema semi-autônomo de estacionamento para vagas paralelas e perpendiculares.

Completam a lista:

  • Abertura das portas e alarme anti-furto através de sensor de aproximação na chave
  • Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular
  • Apliques decorativos no painel central e nas portas dianteiras em LED
  • Ar-condicionado dual zone com controle eletrônico de temperatura, sistema de recirculação e dutos de ar para o banco traseiro
  • Controles de áudio e telefonia no volante
  • Controle de velocidade em declive (Hill Descent Control)
  • Assistente de partida em aclive (Hill Start Assist)
  • Chave presencial eletrônica
  • Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade
  • Computador de bordo com tela de LCD colorida, com cinco modos
  • Controlador de velocidade de cruzeiro
  • Direção elétrica progressiva
  • Espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico
  • Espelho retrovisor interno eletrocrômico
  • Freio de estacionamento elétrico
  • Partida sem chave
  • Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade
  • Sistema de partida do motor por controle remoto com acionamento do ar-condicionado, se ligado
  • Trava elétrica das portas com acionamento na chave
  • Vidro elétrico nas portas com acionamento por “um toque”, anti esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave
  • Volante de direção, bancos e painel de apoios de braço com revestimento premium

Outras imagens do Equinox:

Este slideshow necessita de JavaScript.