Dicas para economizar combustível

Alguns hábitos podem gerar economia de combustível (Foto: Pexels)
Alguns hábitos podem gerar economia de combustível (Foto: Pexels)

Os últimos dias no Brasil têm sido de greve dos caminhoneiros, crise no abastecimento e aumento do preço dos combustíveis. Reunimos algumas dicas para economizar combustível e adiar a ida ao posto.

Otimizar esse consumo e gastar menos gasolina pode ser, muitas vezes, questão de hábitos.

Nesses tempos de crise, que tal dar uma chance à bike ou, se possível, fazer mais trajetos a pé? Se não for possível, reunimos aqui algumas dicas do Cesvi Brasil – Centro de Experimentação e Segurança Viária.

Saiba que a forma de dirigir, a qualidade do combustível e manutenção do veículo influenciam no consumo.

Alguns hábitos podem gerar economia de combustível (Foto: Pexels)

Dicas para economizar combustível:

  1. Acelerações bruscas, esticadas longas de marcha, uso de ponto-morto em descidas e rotações elevadas a todo momento  aumentam o consumo de combustível;
  2. Se um semáforo logo à frente estiver fechado, não acelere demais, ou você terá de frear bruscamente. Tire o pé do acelerador e mantenha sempre o veículo engrenado;
  3. Solventes, proporções elevadas de etanol na gasolina e até mesmo água podem estar na composição de combustíveis adulterados, resultando em menor eficiência do motor. Por isso, desconfie de preços muito abaixo da média;
  4. Evite sobrecarga de peso no veículo. Quanto mais massa a ser deslocada, maior será o consumo;
  5. Procure trechos menos congestionados. Quanto menos ficar parado no trânsito, melhor será a autonomia de combustível;
  6. Calibre os pneus correta e periodicamente. Rodar com os pneus murchos aumenta o atrito com o solo, o que eleva o consumo de combustível.
  7. Vidros abertos ou ar-condicionado? Quando as janelas estão abertas, a resistência do ar tende a aumentar, especialmente com o carro em alta velocidade, elevando também a quantidade de energia necessária para vencê-la. Uma dica é aproveitar as entradas de ar do carro para ventilar;
  8. Sempre que estacionar o veiculo, tente mantê-lo na sombra;
  9. Quando possível, mantenha a velocidade constante, sem frear bruscamente ou arrancar;
  10. Lembre-se: a primeira marcha é apenas para o sair da imobilidade. A segunda, deve ser utilizada até 20 km/h, a terceira até 40 km/h e assim adiante.
  11. No câmbio automático é preciso manter o pé na mesma posição para o aumento da rotação e velocidade pois, quanto mais há trocas no câmbio, maior será o consumo devido ao trabalho dos componentes internos.
  12. Faça sempre a manutenção preventiva do seu veículo. O mau funcionamento de diversas partes do carro pode acarretar em maior gasto de combustível.
  13. Se possível, vá a pé ou de bike 😉