Assim como as roupas, a pintura do carro é determinante para a temperatura interna do automóvel. Quanto mais escuro o carro, maior o calor absorvido pelo veículo. Estudos realizados mostram diferença de até 10ºC entre um carro branco e um carro preto, assim como a cor dos acabamentos internos, como os bancos. Uma pesquisa realizada pela Berkeley Lab Environmental Energy Technologies Division, na Califórnia (EUA), mostrou que a simples escolha da cor do carro pode trazer mais consumo de combustível.
Como as cores mais claras refletem em média 60% da luz solar e absorvem menos calor, também facilitam o trabalho do ar condicionado. Resultado: o consumo de combustível para refrescar o automóvel é muito menor em cores reflexivas, como branco e prata.
Outra cor que pode ajudar a tornar os veículos mais confortáveis é a tonalidade dos sombreadores, material especial que cobre os carros nas vagas de estacionamento e protege contra os raios UV, reduzindo o impacto do calor. As telas chegam a proporcionar 97% de bloqueio dos raios UVA e UVB, protegendo o painel, a pintura e as peças dos veículos. Também trazem segurança para o motorista, já que um carro exposto ao sol pode chegar a 70º C, causando uma série de problemas para os ocupantes do veículo. “Os sombreadores minimizam esta exposição ao sol e podem ter várias tonalidades. As cores que trazem mais conforto térmico são o verde, o prata, o azul e preto”, explica o arquiteto Orestes Ravanhani Neto, diretor da SOL Técnica, fabricante de sombreadores.
Além de sofrer menos com a exposição do sol, o carro de cor branca caiu no gosto popular, chegando a ser um diferencial de compra no segmento premium. Segundo a PPG , multinacional no segmento de tintas, a tonalidade é a mais vendida no mundo, com 22% do total.
Confira as cores prediletas de carro em todo o mundo em 2012:
Branco – 22%
Prata – 20%
Preta – 19%
Cinza – 12%
Vermelho- 9%
Bege – 8%
Azul – 7%
Verde – 2%
Outras cores – 1%
Fonte: PPG