13 lembrancinhas para trazer na bagagem

O souvenir é uma ótima forma de presentear amigos e familiares, ou guardar lembranças do local visitado.

De acordo com a Momondo, site de busca por passagens aéreas e reservas de hotéis, dois em cada 3 brasileiros costumam voltar de viagem com itens do gênero na bagagem.

Pensando nisso, Hi-Mundim traz uma lista de 13 itens com preços camaradas, que são a cara de seus países de origem. Confira.

Brasil – Fitinha do Senhor do Bonfim

Fitinha do Bonfim (Foto: Flickr – Rodrigo Soldon 2)

Característico de Salvador, na Bahia, a fitinha de Nosso Senhor do Bonfim é considerado símbolo de boa sorte. Normalmente utilizado como pulseira ou tornozeleira, também enfeita chapéus e bolsas. Confeccionada em algodão e vendida em diversas cores, é um dos souvenires mais representativos da cultura brasileira. Por isso, pode ser um presente bacana para estrangeiros de passagem pelo país.

Itália – Máquina de macarrão

Máquina macarrão (Foto: Flickr – Lachlan Hardy)

Como a região é conhecida por sua culinária saborosa e rica em massas, a máquina de macarrão é um item bastante interessante, principalmente para quem gosta de se aventurar na cozinha. As opções de equipamentos e acessórios que auxiliam no preparo da tradicional pasta italiana vão dos mais básicos, e totalmente manuais, até os mais completos, que cortam o alimento em diversas formatos.

Reino Unido – Utensílios para o “high tea”

Utensílios para o High Tea (Foto: Flickr – Nessguide)

O chá da tarde britânico sem dúvidas é o mais famoso do mundo. O “high tea” é tradição no Reino Unido e se apresenta como um lanchinho caprichado, repleto de sanduíches, bolos e doces. E para quem quer sentir-se sempre perto da terra da rainha, uma boa dica de lembrança pode ser um dos utensílios utilizados na refeição. Bules, xícaras e pequenos coadores são as sugestões mais acertadas.

França – Sabonete artesanal

Sabonete artesanal (Foto: Flickr – Vinicius Pinheiro)

Lar de marcas consagradas como Chanel, Yves Saint Laurent e Christian Dior, os franceses conhecem como ninguém no mundo uma boa fragrância. Uma boa opção para presentear pessoas queridas é o charmoso sabonete artesanal Savon de Marseille. O produto é internacionalmente conhecido por sua alta qualidade e tradição, sendo fabricado na região de Marselha, no sul da França, desde o século 18.

Suécia – Cavalo de Dalarna

Cavalo de Dalarna (Foto: Flickr – Tobin)

Criado originalmente como brinquedo, o Cavalo de Dalarna tornou-se um dos símbolos mais apreciados da Suécia. Os Dalahäst, como de escreve no idioma local, são feitos em madeira e pintados à mão. Você pode comprar um baratinho em lojas mais populares, que vendem decorações menos rebuscadas, ou ainda escolher algum mais caprichado e esculpido à mão por artistas da região.

Espanha – Esculturas de porcelana Lladró

Esculturas de porcelana Lladró (Foto: Flickr – Sean)

Um país vibrante e cheio de movimento como a Espanha tem na delicadeza estática uma de suas lembrancinhas mais celebradas. As esculturas de porcelana Lladró são produzidas desde 1956. Disponíveis em diferentes formatos e figuras, como dançarinos de flamenco, bailarinas e noivas, as esculturas são perfeitas para quem criar um cantinho que remeta à cultura espanhola em casa.

México – Tapete de lã

Tapete de lã (Foto: Flickr – Graeme Churchard)

O México tem vasta história no artesanato. Seus objetos de decoração representam uma rica herança cultural. Uma opção de presente bastante interessante é o tapete de lã produzido na região de Oaxaca. Sua fabricação, totalmente artesanal, tornou-se tradição latino-americana, passando de geração em geração durante séculos.

Marrocos – Luminária

Luminária (Foto: Flickr – Jon Olav Eikenes)

Belos itens de decoração, as luminárias produzidas em Marrocos criam elegantes efeitos luminosos para diferentes ambientes. Normalmente bastante coloridos, os itens representam perfeitamente a atmosfera que permeia toda a região. São produzidas em diferentes formatos e com materiais diversos.

Portugal – Azulejo

Azulejo (Foto: Flickr – bob)

Um dos maiores ícones culturais portugueses, os azulejos são comumente vendidos em lojinhas de rua espalhadas pelo país. Tem normalmente tons de azul e transcende para um objeto mais artístico do que um simples revestimento decorativo. É considerado verdadeira expressão cultural ao longo de mais de cinco séculos.

Dinamarca – Porcelana pintada à mão

Porcelana pintada à mão (Foto: Flickr – Christoph Kaiser)

Decoração e conforto são palavras de ordem para os dinamarqueses, por isso eles oferecem um incrível universo de design que pode ser levado para casa. Para presentear, aposte na clássica porcelana Blue Fluted Plain, da Royal Copenhagen. O delicado souvenir é produzido artesanalmente e virou verdadeira febre no país.

Japão – Kokeshi

Kokeshi (Foto: Flickr – Joe Mabel)

Com tradição de muitos séculos, o artesanato do Japão oferece inúmeros itens para os visitantes. Uma linda opção são as bonecas artesanais Kokeshi, feitas de madeira e pintadas de vermelho, preto e amarelo. Começaram a ser fabricados por artistas no século 19, que com sobras de madeira conseguiram produzir algo belo.

Tailândia – Echarpe

Echarpe (Foto: Flickr – Brian Jeffery Beggerly)

Acessório indispensável para elevar o nível de qualquer visual, do clássico ao despojado, a echarpe de seda tailandesa é retangular, de boa qualidade e oferece uma ampla variedade de estampas. Multicoloridos, em florais ou formas geométricas, os modelos carregam a tradição da região. São presentes certeiros para as mulheres.

Austrália – Opala

Opala (Foto: Flickr – James St. John)

Rica fonte de opala, pedra preciosa de diferentes cores, a Austrália é destino tão inesquecível que precisa ser relembrado também por meio de souvenirs. Uma boa lembrança ou dica de presente é um pingente ou um par de brincos com esse item raro e atraente.

Abril de ofertas CVC 300X250