Semana Mundial do Brincar começa dia 20, com várias atividades em Rio Preto

Semana do Brincar tem Vivência Afrocantos: Espaço Lúdico (Foto: Divulgação/Sesc)

A Semana no Brincar, realizada pela Aliança pela Infância, em parceria com o Sesc SP, busca sensibilizar a sociedade para a importância da brincadeira na infância

Entre os dias 20 e 28 de maio, o Sesc Rio Preto recebe a Semana Mundial do Brincar. Realizado pelo Sesc SP, em parceria com a Aliança pela Infância, a ação acontece em 33 unidades do estado. Com o tema “A Natureza no Brincar”, coloca em pauta a importância do brincar como fundamento e expressão genuína das crianças.

O Sesc Rio Preto oferece diversas atividades – entre vivências, oficinas, bate-papos e intervenções artísticas – que convidam a reflexão sobre a essência do brincar e como a natureza está atrelada aos interesses que se despertam na infância.

Com gratuidade para crianças até 12 anos, a programação procura aproximar adultos e crianças numa convivência lúdica e olhar os fatores que fazem do brincar algo indispensável na infância. Também destaca a importância de colocar a criança no centro das discussões socioambientais, a fim de tornar a natureza menos estrangeira em suas vidas.

Semana do Brincar tem Vivência Afrocantos: Espaço Lúdico (Foto: Divulgação/Sesc)

Programação da Semana do Brincar

A partir do dia 20, sábado, o público pode participar da vivência Akauã: cantos e encantos do brincar. O espaço valoriza as tradições das infâncias e elementos da cultura indígena, enquanto formas do bem viver.

Ainda, a oficina Mandala de Argila oferece o contato com esse elemento natural que possibilita inúmeras brincadeiras. O artista visual FEVAS, ao lado dos performers Rafá Barzagli e Andrew Tassinar apresentam a intervenção artística Brincantes – Efeito Colateral, que se vale de bexigas coloridas para criar imagens e interagir com o universo infantil.

Brincantes

A vivência Quintal Mãos ao Barro, conduzida pelos Educadores de Atividades Infanto Juvenis do Sesc Rio Preto, favorece o brincar livre em contato com a terra e o barro, elementos da natureza das culturas das infâncias brasileiras.

Já a oficina Cabeludinhos, crianças e adultos experimentam o plantio de grama em formato de um boneco. A vivência Brincâncias com o coletivo Coletâncias traz uma proposta de livre brincar integrado aos elementos da natureza.

A programação traz ainda o bate-papo As potencialidades da criança em um espaço de natureza, com as autoras e educadoras Catarina Cavallari e Eliani Ragonha, sobre a força das brincadeiras ao ar livre e a entrega do adulto para a observação do potente encontro entre criança e natureza. Tem ainda brincadeiras como bolha de sabão, criação de capas com materiais diversos, brincadeiras do Vale do Jequitinhonha (MG) e da cultura afro-brasileira.

Sobre a Semana Mundial do Brincar

A Semana Mundial do Brincar é uma campanha para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância. Todos os anos, acontece em torno da data de 28 de maio, consolidada em 1998 como o Dia Internacional do Brincar.

Durante a Semana Mundial do Brincar, a proposta é que qualquer pessoa, coletivo ou organização possa criar e colocar em prática – com autonomia e de acordo com seus interesses, recursos e tipos de públicos – atividades em prol do brincar que envolvam crianças, familiares e educadores.

Isso pode acontecer em espaços como praças e parques públicos, escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, centros culturais e teatros municipais, universidades públicas, dentre outros.

Muito mais que um evento pontual, a Semana Mundial do Brincar também serve para engajar o poder público e a sociedade na discussão sobre formas de colocar em prática o direito ao brincar.

Por conta disso, tem se tornado uma política pública em diversos municípios brasileiros. Uma das primeiras cidades brasileiras a adotar a lei da Semana Municipal do Brincar em seu calendário foi Ubatuba-SP, no ano de 2010. Atualmente, essa lei existe em mais de 30 cidades em 8 estados brasileiros.

Em 2021, para ampliar mobilizações e fortalecer a realização da Semana Municipal do Brincar com o envolvimento de toda a comunidade e de gestores públicos, foi feita a parceria entre Movimento Unidos pelo Brincar e Aliança pela Infância.

Vai ter ainda oficina de capas

SERVIÇO

Vivência AKAUÃ: cantos e encantos de brincar

Akauã é um espaço de brincar pensado de maneira a valorizar o fortalecimento das tradições das infâncias que compõem o território brasileiro como p possibilidade de crianças e famílias vivenciarem coletivamente e organicamente a natureza, a arte a elementos da cultura indígena enquanto formas do bem viver. Organizada de maneira circular para facilitar trocas, a instalação do espaço lúdico privilegia a coletividade e observação da natureza, inspirado nas culturas indígenas do nosso país, e estimula o brincar de forma intuitiva e autônoma. Akauã, em Tupi-Guarani e Kariri, significa gavião, ave de grande destreza.

Dia 20, sábado, das 10h às 12h.
Local: Gramado

Grátis


Oficina: Mandala de Argila

Com Educadoras de Atividades Infantojuvenis.

A argila é um elemento natural com muitas possibilidades de brincadeiras. Nesta oficina, a proposta é brincar com argila criando mandalas com elementos da natureza como pedras, folhas, flores e galhos.

Dia 20, sábado, das 14h às 15h30.
Local: Espaço Oficina 1

Grátis


Intervenção: Brincantes – Efeito Colateral

Do artista visual FEVAS. Performers convidados: Rafá Barzagli e Andrew Tassinari.

Cobertos de bexigas coloridas, um grupo de artistas se desloca pelo espaço criando imagens de sonho e estranhamento, invadindo os espaços e interagindo com todo mundo. Jogue este jogo entre artista e público, uma caçada divertida que só termina quando está tudo destruído.

Dia 20, sábado, das 16h às 17h.
Local: Comedoria

Grátis


Vivência Quintal Mãos ao Barro

Com Educadores de Atividades Infantojuvenis.

Quintal é um espaço que favorece o brincar livre da criança e da família com materiais diversos nas sombras das árvores do gramado do Sesc. Na Semana Mundial do Brincar, preparamos uma vivência em contato com a terra para celebrar a brincadeira com barro e elementos da natureza que faz parte das culturas das infâncias brasileiras.

Dia 21, domingo, das 10h às 12h.
Local: Gramado

Grátis


Oficina Cabeludinho

Com Educadores de Atividades Infantojuvenis.

Plantar e ver crescer. Brincar com a semente e com o tempo. Nesta atividade, crianças e seus adultos farão o plantio de grama em formato de um boneco.

Dia 21, domingo, das 14h às 15h30.
Local: Espaço Oficina 1

Grátis


Vivência Brincâncias

Com Coletâncias.

Nessa proposta, adultos e crianças, em contato com elementos da natureza, brinquedos e objetos com diferentes possibilidades de exploração, podem vivenciar enriquecedoras experiências, colocando em jogo sensações, sentimentos e emoções.

Dia 23, terça, das 14h às 18h.
Local: Gramado

Grátis


Bate-papo: As potencialidades da criança em um espaço de natureza

Com Catarina Cavallari e Eliani Ragonha, autoras, educadoras e pesquisadoras.

No encontro, a pesquisadora Catarina Cavallari trará reflexões sobre a força das brincadeiras ao ar livre e a entrega do adulto para a observação do potente encontro entre criança e natureza. A conversa terá como ponto de apoio a pesquisa “De dentro para fora e de fora para dentro”, realizada por Catarina em 2021, cujo desenvolvimento se deu a partir da observação de uma criança brincando livremente em um jardim, durante um mês. Este olhar sensível, com o viés antropológico, nos desperta para inúmeros questionamentos: Por que tanta especificidade da criança ao escolher os elementos da natureza para seus enfeites (nome ela mesma deu para suas produções)? Por que ela escolhe ficar sozinha? Este brincar sozinha mobiliza algo interno nela? De onde vem esta harmonia (ou seria estética) nas suas construções com pequenos elementos do jardim? O que a faz insistir em um projeto difícil, com os materiais pesados que encontrou neste espaço?

Na sequência, haverá o lançamento do livro ‘Abrir-se à escuta das vozes infantis’ com a apresentação e depoimento de uma das autoras, a educadora e pesquisadora Eliani Ragonha.

Catarina Cavallari: especialista em processos de escutas antropológicas das infâncias pela Casa Tombada-SP, Pesquisadora do Coletivo A vez e a voz das crianças. Pedagoga pela PUC-SP, trabalhou como professora e coordenadora de escolas de educação infantil particulares na cidade de São Paulo.

Eliani Ragonha: especialista em processos de escutas antropológicas das infâncias pela Casa Tombada-SP e mestranda em processos formativos pela Ufscar. Pesquisadora do Coletivo A vez e a voz das crianças e idealizadora do Coletivo “Coletâncias”. Coordenadora Pedagógica e Formadora de educadores.

Dia 23, terça, das 20h às 22h.
Local: Biblioteca

Grátis


Vivência Brincâncias

Com Coletâncias.

Nessa proposta, adultos e crianças, em contato com elementos da natureza, brinquedos e objetos com diferentes possibilidades de exploração, podem vivenciar enriquecedoras experiências, colocando em jogo sensações, sentimentos e emoções.

Dia 24, quarta, das 14h às 18h.
Local: Gramado

Grátis


Vivência Afrocantos: Espaço Lúdico

Com Rosangela Ribeiro e outras educadoras.

Afrocantos é um espaço lúdico composto por diferentes lugares para brincar, criar e se encantar com elementos diversos da cultura afro-brasileira para propiciar momentos especiais de vivências para crianças e seus adultos, em especial, as da primeira infância. Cantos são espaços, locais muito explorados pelas crianças como recantos, esconderijos, lugares para soltar a imaginação. Na instalação lúdica Afrocantos, esses espaços foram cuidadosamente pensados e preparados com elementos da cultura afro-brasileira para crianças e adultos brincarem juntos e construírem momentos especiais de convivência.

Dia 25, quinta, das 14h às 18h.
Local: Gramado

Grátis


Vivência AKAUÃ: cantos e encantos de brincar

Akauã é um espaço de brincar pensado de maneira a valorizar o fortalecimento das tradições das infâncias que compõem o território brasileiro como p possibilidade de crianças e famílias vivenciarem coletivamente e organicamente a natureza, a arte a elementos da cultura indígena enquanto formas do bem viver. Organizada de maneira circular para facilitar trocas, a instalação do espaço lúdico privilegia a coletividade e observação da natureza, inspirado nas culturas indígenas do nosso país, e estimula o brincar de forma intuitiva e autônoma. Akauã, em Tupi-Guarani e Kariri, significa gavião, ave de grande destreza.

Dia 27, sábado, das 10h às 12h.
Local: Gramado

Grátis


Oficina do Brincar – Bonecas e Bonecos

Com Educadores de Atividades Infantojuvenis.

Venha com a gente conhecer a brincadeira de casinha de meninas e meninos do Vale do Jequitinhonha, MG, e brincar de confeccionar bonecas e bonecos com tecidos, barbantes, gravetos e materiais alternativos. Na sequência, exibição do MiniDoc do Território do Brincar, Casinhas no Vale do Jequitinhonha, MG, seguida da oficina de confecção de bonecas e bonecos, utilizando tecidos, barbantes, gravetos e materiais alternativos.

Dia 27, sábado, das 14h às 15h30.
Local: Espaço Oficina 1

Grátis


Vivência Quintal com Bolhas de Sabão

Com Educadores de Atividades Infantojuvenis.

Quintal é um espaço que favorece o brincar livre da criança e da família com materiais diversos nas sombras das árvores do gramado do Sesc. Na Semana Mundial do Brincar, preparamos uma vivência com bolhas de sabão. Venha brincar e ver refletido na estrutura das bolhas todo o colorido da natureza.

Dia 28, domingo, das 10h às 12h.
Local: Gramado

Grátis


Oficina Capas para Criaturas Fantásticas

Com Educadores de Atividades Infantojuvenis.

Capas para além da imaginação! A proposta desta oficina é criar, com materiais diversos e muita criatividade, capas para vestir uma criatura fantástica: você. Após a oficina, brincadeiras de correr, pular e imaginar para sentir o vento.

Dia 28, domingo, das 14h às 15h30.
Local: Espaço Oficina 1

Grátis