Sarau Marginal celebra a diversidade

Reddy Allor no Sarau Marginal
Vai ter clipe de Reddy Allor no Sarau Marginal

Começam nesta quinta-feira, 22 de abril, as 13ª e 14ª edições do Sarau Marginal. Totalmente online e gratuito, nos dias 22 e 23, a partir das 19h, rolam as apresentações e performances do evento e nos dias 24 e 25, as Atividades Formativas.

“É a realização de um sonho, nunca tivemos tanta diversidade no Sarau Marginal, o que sempre foi meu objetivo. Temos profissionais consagrados, pessoas pisando pela primeira vez no palco do Sarau. Temos artistas LGBTQIA+, Circo, dança, música eletrônica, rap, sertaneja, forró. Teremos até poesia acessível com poetas mudos e surdos. Além das oficinas profissionalizantes e de artes. Assim é o Sarau desde o primeiro dia, um lugar de acolhida e encontro”, diz Marina Urias, organizadora do Festival.

As Valquírias no Sarau Marginal
As Valquírias

A curadoria foi realizada por Lawrence Garcia, Diretor da Cia. Apocalíptica e a organizadora do festival, Marina Urias, que escolheram as atividades em seis modalidades diferentes: Música, Performances Marginais, Poetas Marginais, Dança, Clipes e Atividades Formativas.

No total, o Sarau recebeu 63 inscrições e selecionou 44 projetos das cidades de São José do Rio Preto, Mirassol, Votuporanga, Auriflama, totalizando mais de 30 horas de programação cultural.

Bboy Ricka Backspin
Bboy Ricka Backspin

O Festival acontecerá com recursos da Lei Aldir Blanc São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

O público terá acesso ao Sarau Marginal de forma gratuita pelo Facebook, Instagram (@SarauMarginalPerifa), e Youtube do Sarau Marginal.

Reddy Allor
Reddy Allor

Sarau Marginal – programação completa:

Quinta-feira, às 19h – 22/04/2021

  • Hidrofônicos – Hidropeste (Música)
  • Reddy Allor – ”De novo” (Clipe)
  • Oliveira Lucas Music – “Dê Pressão” (Clipe)
  • DTR Dancer – Trapos (dança)
  • Anna Magalhães (Poeta)
  • Lili Caffé (Poeta)
  • Danilo Melo (Poeta)
  • Banda As Valquirias (Performance)
  • Zeca Barreto e Bruna Moraes – “Maria Bonita” (Clipe)
  • João Liossi – “De olho na lua” (Clipe)
  • David Balt – Alarme (Performance)
  • Mayara Isis (poeta)
  • Dil Santos (poeta)
  • Taroba (poeta)
  • Beat Squad em ação – Mirror One (Dança)
  • Hammatrio – “Hermeticamente” (Clipe)
  • LVMNT (Livremente) – “pessoas” (Clipe)
  • Ricka BBoy Back Spin (Discotecagem)
Alien Man
Alien Man

Sexta-feira, às 19h 23/04/2021

  • Reddy Allor – Queernejo em um Violão (Música)
  • Alien Man – “Me mantive Bem” 17991473876 (Clipe)
  • As Valquirias – “Deusas a tocar” (Clipe)
  • David Balt – “Sobra Viva” (Dança)
  • Ubiratan do Brasil (Poeta)
  • Pedro Bruxo (Poeta)
  • PH (Poeta)
  • Adriano Amendola feat. A Estação da Luz – “O 7 a 1” (Clipe)
  • Bboy Ricka – “A dança original” (Clipe)
  • Yong Hang (Dança)
  • Pamela Ramos (Poeta)
  • Alien Man (Poeta)
  • Marco Alexandre (Poeta)
  • Refluxo Mental – “Balburdia” (Clipe)
  • Marcos Marcelino da Silva – O poeta é deficiente auditivo e apresentará o “Vozes encarceiradas”, no qual discute os direitos linguísticos de pessoas surdas, que são privadas de Liberdade no Brasil.
  • Ricka BBoy Back Spin (Discotecagem)
  • Grupo Jabá com Jaca – “Nem Tão Zen Assim” (Performance)
Zeca Barreto
Zeca Barreto

Sábado (Atividades Formativas) 24/04/2021

Das 10h às 12h – Oficina de produção de vídeo com a câmera do celular com Vinicius Oliveira
Descrição: Oficina de produção de vídeo com celular: aproveite os recursos de seu telefone para divulgar seu trabalho, produzir vídeo arte ou iniciar uma carreira como videomaker.
Na oficina conversaremos sobre os fundamentos do universo audiovisual, sobre a importância da iluminação e do som e também falaremos sobre as técnicas de gravação e edição com aplicativos para celular.

Das 10h às 12h30 – Fernanda Missiaggia – A palhaça (o) que habita em você

Descrição: Nesta atividade que será realizada por meio de 2 encontros de 2 horas e meia cada, totalizando 5 horas. No primeiro dia o diálogo principal será para conhecer os participantes e sua experiência dentro da palhaçaria, assim como expor questões teóricas que envolvem a construção/ descoberta da sua palhaça (o). No segundo dia, exercícios práticos de improvisação para que os participantes possam viver a experiência com a sua palhaça (a), despertando a sua lógica física para o jogo.

Das 10s às 12h – Forró Para Dançar em Casa – Alana Ornellas

Descrição: O Projeto Forró Para Dançar em Casa visa trazer a Dança através do estilo forró, E muito mais do que meros “dois pra lá e dois pra cá”, o forró está enraizado na cultura brasileira. O som feito por triângulos, zabumbas e sanfonas, traz melodias agradáveis, dançantes e muito animadas para praticar a dois. A ideia é levar informação e muita diversão ao máximo de pessoas possíveis, já que esse formato online é um campo aberto de comunicação, nos possibilitando divulgar a cultura Nordestina, tendo como tema principal especificamente a dança forró. Um Projeto para todas as idades e gêneros, não tendo necessidade de ter um par para dançar ou experiência prévia em dança.

Além de ensinar os movimentos básicos do Forró Universitário através do projeto “Sarau Marginal”, contribui com a formação do cidadão e também criar hábitos de consumo de bens culturais. Tirar o foco da pandemia por alguns momentos, podendo levar alegria, conhecimento e novas possibilidades aos participantes, mostrando que, mesmo em casa, é possível passar um tempo de qualidade tendo informação e diversão.

Das 13h30 às 15h30 – Diálogos – Ivan Reis

Descrição: Palestra acerca da Literatura Negro-Brasileira e o diálogo sobre as literaturas emergentes surgidas nas periferias de São Paulo e Brasil a fora. Como: literatura marginal e literatura negra.

Das 15h30 às 17h30 – Produção cultural para iniciantes – Lu Pequim

Descrição: Workshop no qual os participantes terão acesso ao método de organização e montagem de produção cultural de uma forma bem dinâmica com a participação de todos.

Das 15h30 às 17h30 – Minicurso: Técnicas de pintura à óleo – Edson Raposeiro

Descrição: Será um minicurso de pintura à óleo sobre tela com explicação de técnica desde o esboço, passando pela composição, o equilíbrio, a harmonia da cor, o valor de cada tom conforme a perspectiva aérea usando um tema pertinente ao Sarau.

Domingo (Atividades Formativas) 25/04/2021

Das 10h às 12h – Oficina de produção de video com celular com Vinicius Oliveira

Descrição: Oficina de produção de video com celular: aproveite os recursos de seu telefone para divulgar seu trabalho, produzir vídeo arte ou iniciar uma carreira como videomaker.

Na oficina conversaremos sobre os fundamentos do universo audiovisual, sobre a importância da iluminação e do som e também falaremos sobre as técnicas de gravação e edição com aplicativos para celular.

Das 10h às 12h30 – Fernanda Missiaggia – A palhaça (o) que habita em você

Descrição: Nesta atividade que será realizada por meio de 2 encontros de 2 horas e meia cada, totalizando 5 horas. No primeiro dia o diálogo principal será para conhecer os participantes e sua experiência dentro da palhaçaria, assim como expor questões teóricas que envolvem a construção/ descoberta da sua palhaça (o). No segundo dia, exercícios práticos de improvisação para que os participantes possam viver a experiência com a sua palhaça (a), despertando a sua lógica física para o jogo.

Das 13h30 às 15h30 – A imagem estática e a espera do movimento / dança e movimento no virtual – David Balt

Descrição: para qualquer pessoa que deseja se movimentar nesse momento de pandemia.

Idade sugerida: a partir de 14 anos. Na oficina, o artista testará possibilidades de movimento dentro desse espaço online, experimentando as muitas formas de se movimentar através da câmera, se utilizando dos sons que nos cercam e o próprio som que o corpo produz, na tentativa de descobrir como isso chega à tela de um celular.

Das 15h30 às 17h30 – Criação de fanzine (Ubiratan do Brasi)

Descrição: A prática de produção de um fanzine é educomunicativa, visa ampliar a expressão comunicativa de pessoas, de gente. O objetivo do presente projeto é realizar uma atividade formativa incluindo textos libertários, fotografias, ilustrações, recortes e manifesto periférico & popular. Os fanzines são meios de comunicações criados pelo movimento contracultura que nos impõem. O jornal dos sem renda.

Sobre o Sarau Marginal

Do desejo de ocupar espaços públicos com força e arte jovem, o Sarau Marginal teve sua primeira edição em 2015, nos palcos da Praça principal do bairro Maria Lúcia, que sob a sombra das árvores, acolheu muitos jovens e adolescentes que se encontravam para uma verdadeira troca de cultura, com poesias, batalhas de rap, dança, canto, performances, graffitti, e outras vertentes da cultura urbana e da arte.

Com onze edições entre 2016 e 2018, o Sarau Marginal voltou em sua 12° edição em fevereiro com um novo formato, totalmente online. Nos dias 22 e 23 de abril, acontecem a 13ª e 14ª edições do Sarau, e nos dias 24 e 25 de abril, acontecem as atividades formativas, direcionadas ao público e realizadas de forma gratuita.