2º FestFIM recebe inscrições até amanhã

2FestFIM Cia Apocaliptica
Cia. Apocalíptica, realizadora do FestFIM

Artistas e grupos paulistas de todas as vertentes artísticas têm até amanhã, quarta-feira, 27 de janeiro, para inscrever seus projetos no 2º FestFIM – Festival de Artes do Fim do Mundo, um dos maiores festivais online de artes integradas do Estado de São Paulo.

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site da Cia. Apocalíptica, www.ciaapocaliptica.com/festfim2.

O FestFIM teve a primeira edição realizada em agosto de 2020. Foi o primeiro festival de artes integradas online de São José do Rio Preto. Na ocasião foram mais de 90 inscritos que proporcionaram 85 horas de programação cultural.

O festival evidenciou todo um cenário caótico de pandemia e isolamento social e movimentou positivamente o cenário cultural e artístico rio-pretense.

O 2º FestFIM será realizado com recursos da Lei Aldir Blanc do Governo do Estado de São Paulo e segue no formato online de 2 a 7 de março. A segunda edição trará 100 horas de programação artística.

As atrações do 2º FestFIM serão transmitidas pelo site da Cia. Apocalíptica e podem ser vistas também pelas páginas do grupo no YouTube, Facebook e Instagram.

Modalidades

Só podem participar artistas e grupos que desenvolvam atividades no Estado de São Paulo. São seis modalidades. Confira.

Gravações
Vídeos de espetáculos/Atividades na integra estreados em data anterior a realização do festival;

Atividades Formativas
Workshops, oficinas, minicursos, debates e afins realizados uma vez por dia em formato de “reunião online” e posteriormente disponibilizado na plataforma do festival;

“Lives” Solo
Apresentações/Atividades ao vivo, na plataforma do festival, de espetáculos/obras solos concebidos em data anterior a realização do festival;

“Lives” Grupo
Apresentações/Atividades ao vivo, na plataforma do festival, de espetáculos/obras em grupos concebidos em data anterior a realização do festival;

Estreias Solo
Obras inéditas, com a temática “Arte no Fim do Mundo”, que estrearão no festival, onde se tenha interprete único (apresentações preferencialmente gravadas);

Estreias Grupos
Obras inéditas, com a temática “Arte no Fim do Mundo”, que estrearão no festival, onde se tenha mais de um interprete (apresentações preferencialmente gravadas).

Seleção

Cada artista/grupo poderá inscrever uma atividade por categoria e dessas somente uma será selecionada. Nas categorias “lives” os grupos/artistas que não são de São José do Rio Preto deverão, no ato da inscrição, enviar um link de uma live realizada em data anterior para avaliação.

A curadoria é composta pelos artistas Jesser de Souza, ator do LUME Teatro, Juliana Calligaris, Diretora da Cia. Trilhas da Arte, e Lawrence Garcia, Diretor da Cia. Apocalíptica. Ao todo, serão selecionados aproximadamente 20 projetos. Os trabalhos são remunerados e os cachês variam conforme a modalidade, podendo chegar até R$ 4 mil.

No dia 31 de janeiro, será divulgada a lista com todos os selecionados para participar do FestFIM por meio de uma Live no Instagram da Cia Apocalíptica (@cia.apocaliptica).

Todas as informações sobre a 2ª FestFIM estão disponíveis no link www.ciaapocaliptica.com/festfim2.

Sobre o festival

O FestFIM é um festival de artes integradas, não-competitivo e totalmente online. É realizado pela Cia. Apocalíptica e tem como propósito fomentar a produção artística do interior paulista em tempos de demanda reprimida.

Com cerca de 100 horas de atividades entre os dias 2 e 7 de março, o 2º FestFIM é o maior festival online de artes integradas do estado de São Paulo.

Em sua primeira edição, o FestFIM contemplou 12 segmentos artísticos: Teatro, Dança, Música, Circo, Cinema, Performance, Contação de Histórias, Literatura, Pintura, Vídeo Clipe, Bordado e Graffiti, contando com mais de 100 profissionais entre produção e artistas.

Para a 2ª edição, a projeção é contemplar ao menos 15 segmentos, adicionando Fotografia, Cultura LGBTQIA+ e Hip Hop.

“A primeira edição foi uma surpresa muito e hoje o FestFIM se tornou o maior projeto da Cia. Apocalíptica. Esse ano vai contemplar todo o Estado de São Paulo e ampliar a programação para 100 horas, com pelo menos 15 segmentos artísticos diferentes”, diz Lawrence Garcia, da Cia. Apocalíptica.