Parques nacionais recebem melhorias

 

Dedo de Deus

Dedo de Deus

Atentos ao maior fluxo de turistas estrangeiros transitando pelo país entre junho e julho, por causa da Copa do Mundo de futebol, 16 parques nacionais receberam do Governo Federal R$ 10,4 milhões para que estejam devidamente preparados para atrair mais visitantes. O valor foi investido em infraestrutura, sinalização e ações de divulgação e promoção.

Entre os locais beneficiados pela verba federal está o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), no Rio de Janeiro. Com R$ 230 mil foram realizadas obras de melhoria do sistema de esgoto, e de elaboração e construção de passarelas.

Parnaso fica na região de Teresópolis, no Rio de Janeiro. O parque foi criado em 1939 e está entre os três mais antigos do Brasil. Rico em fauna e flora, Parnaso abriga uma reserva de Mata Atlântica no meio da serra.

O local oferece fontes de águas cristalinas, piscinas naturais, cachoeiras, animais silvestres, quase 200 km de trilhas e cadeias rochosas. Lá o visitante encontra o símbolo do montanhismo brasileiro: o Dedo de Deus, que a 1.692 metros de altitude, tem contorno que se assemelha a uma mão apontando o dedo indicador para o céu.

Clique aqui para assistir a um vídeo promocional que mostra um pouco das belezas do Parnaso.

Ecoturismo supera o de sol e praia
O ecoturismo é o que mais cresce no mundo. A afirmação é da Organização Mundial do Turismo (OMT). A expansão do segmento é de 15% a 25% ao ano, superando o turismo de negócios e até mesmo o de sol e praia. Apesar de a natureza exuberante ser uma das mais emblemáticas imagens do Brasil no exterior, as unidades de conservação do país ainda contribuem pouco com o ecoturismo.

Os parques nacionais, mesmo sem explorar todo seu potencial, já exercem um forte apelo entre os visitantes estrangeiros. Não à toa, o Brasil é considerado o primeiro em atrativos naturais, de acordo com o ranking de competitividade em turismo do Fórum Econômico Mundial, que avalia 140 nações.