“Pai dos Burros” recria Dicionário do Folclore Brasileiro

Exposição "Pai dos Burros" será aberta hoje, dia 16 de janeiro

 

O Sesc Rio Preto abre nesta terça, dia 16, às 20h, a exposição “Pai dos Burros”. Batizada com uma expressão popular que define “dicionário”, o projeto é da artista plástica Teresa Berlinck e do radioartista Julio de Paula, com curadoria de Maria Catarina Duncan.

A mostra reúne 400 desenhos e uma peça sonora que revisitam e recriam o Dicionário do Folclore Brasileiro, de Luís da Câmara Cascudo, cuja primeira edição é de 1954, contrapondo-o à memória contemporânea e à internet.

Na abertura, os artistas apresentarão seus trabalhos de desenho e som que compõem a mostra, durante bate-papo com a curadora.

Eles falarão sobre seus processos de criação e desenvolvimento de projeto, além de contarem um pouco sobre a obra de Luís da Câmara Cascudo.

O Dicionário do Folclore Brasileiro é um compêndio da cultura popular que reúne milhares de verbetes descritivos de usos, mitos, crenças, gêneros musicais, danças, festas, comidas e bebidas, e outros itens da cultura popular brasileira. 

Uma edição de 1962 do Dicionário serve de mote e suporte aos desenhos de Teresa Berlinck.

Ela pesquisou no Google Imagens os verbetes do topo de cada uma das 400 páginas da obra para encontrar as imagens que recria sobre as folhas soltas do livro com nanquim, a pincel e bico de pena.

Na mostra, o repertório da tradição oral é transportado para a linguagem dos sons por Julio de Paula, que é pesquisador da cultura popular.

Ele parte de verbetes para criar uma peça sonora que se justapõe aos desenhos. Cerca de 50 fragmentos poético-musicais articulam formas e fontes diversas.

Pai dos Burros

A exposição fica na Área de Convivência do Sesc Rio Preto até 29 de abril.

A visitação é gratuita, e pode ser feita a partir do dia 17 de janeiro, de terça a sexta, das 13h30 às 21h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

É possível ouvir os verbetes sonoros em soundcloud.com/paidosburros.

 

Oficina

Também faz parte da programação de janeiro a oficina “Ferramentas para Desenhar em Nanquim”, sábado, dia 20/01, com o artista plástico Ulysses Boscolo.

A oficina abordará a construção de ferramentas artesanais usadas para desenhar e escrever em suportes de papel como bico de pena de bambu, galhos de árvores e pedras, além de pincéis feitos com lascas de madeira.

Ulysses Boscolo estudou artes plásticas na FAAP e cursou o Programa de Mestrado em Poéticas Visuais pela USP.

A oficina será das 14h às 17h, no Espaço Tecnologias e Artes.

São 20 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo portal sescsp.org.br/riopreto ou na Central de Atendimento. Ao longo do período expositivo, outras atividades paralelas serão desenvolvidas.