Mudanças climáticas vão influenciar na hora de viajar, diz pesquisa

Capitólio, em Minas Gerais, está entre os mais buscados para as férias (Foto: Hi-Mundim)

Levantamento aponta que 56% dos turistas nacionais buscam climas mais amenos para escapar do calor na hora de viajar

As mudanças climáticas irão impactar cada vez mais na escolha dos destinos turísticos daqui para frente. É o que revela a pesquisa “Previsões de Viagem para 2024”, realizada pela plataforma de reservas de viagens Booking, que detalhou as tendências e comportamentos dos brasileiros na hora de viajar.

Segundo o levantamento, 56% dos turistas nacionais estão buscando climas mais amenos para escapar do calor.

Ainda de acordo com a pesquisa, 70% indicaram que escolheriam destinos mais frescos caso a temperatura em sua região de origem se eleve.

Essa tendência está impulsionando o crescimento das viagens voltadas para experiências aquáticas, com 41% dos brasileiros interessados em destinos com praias, rios e cachoeiras, por exemplo.

Outra descoberta intrigante é que mais da metade dos turistas brasileiros (53%) expressaram o desejo de embarcar em uma viagem surpresa, onde cada detalhe, incluindo o destino, permanece desconhecido até o momento da chegada.

Além disso, metade dos participantes revelou a preferência por não ter planos rígidos antes de viajar, enquanto uma expressiva maioria de 71% prefere itinerários flexíveis, permitindo ajustes de acordo com as circunstâncias.

Mais um dado relevante é que três em cada quatro brasileiros (74%) desejam explorar culinárias autênticas durante suas viagens.

Isso aponta um aumento da demanda pelo turismo de experiência e turismo gastronômico, que levam os viajantes a destinos que contam histórias por meio de sua gastronomia, não apenas proporcionando orgulho cultural, mas também gerando renda para comunidades ao seu redor.

As praias são os destinos preferidos pelos brasileiros para enfrentar o calor. Na foto, Saquarema, RJ (Foto: Hi-Mundim)

Estado de São Paulo tem 7 dos 10 destinos tendência mais buscados pelos brasileiros na hora de viajar

Com a chegada do fim do ano, o Brasil se prepara para uma temporada repleta de sol, calor e, é claro, a paixão dos brasileiros por praias paradisíacas. À medida que a primavera cede lugar ao verão, os viajantes querem descobrir novos destinos e aproveitar as férias escolares e as festas de final de ano com o pé na areia.

Enquanto boa parte dos países do mundo enfrentam um inverno rigoroso, com baixas temperaturas, o Brasil entrega aos viajantes céu azul, praias com águas cristalinas e oportunidade de passar dias curtindo sol e calor.

Pensando nisso, a Booking.com revela quais são os destinos tendência* nacionais para esse período, ou seja, aqueles destinos em alta, que tiveram um aumento significativo na procura por parte dos viajantes brasileiros em comparação ao mesmo período do ano passado.

No top 10 de destinos tendência para o fim do ano, nove são cidades de praia, sendo que sete são do litoral de São Paulo.

Além disso, destaque para Japaratinga, cidade paradisíaca do litoral alagoano que aparece no topo do ranking, e para a mineira Capitólio, única cidade sem praia na lista, mas que oferece aos viajantes possibilidades de refrescar-se e aproveitar o verão nas cachoeiras e rios de águas transparentes.

Além disso, a região Sul também aparece na lista com a cidade de Guaratuba, no Paraná.

Destinos tendência nacionais (ou seja, que mais cresceram em buscas por viajantes brasileiros, na Booking.com), para o período entre novembro de 2023 e janeiro de 2024*:

  • Japaratinga (AL)
  • Itanhaém (SP)
  • Praia Grande (SP)
  • Bertioga (SP)
  • Peruíbe (SP)
  • Guaratuba (PR)
  • Capitólio (MG)
  • Santos (SP)
  • Caraguatatuba (SP)
  • Guarujá (SP)

¹O levantamento usa como base as buscas realizadas por viajantes, na plataforma da Booking.com, entre 18 de setembro e 01 de outubro de 2023, para viagens no período de 01 de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024. Para fins de comparação, foram analisadas as pesquisas realizadas por viajantes entre 19 de setembro e 02 de outubro de 2022, para viagens no período de 01 de novembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023.

Itanhaém, no litoral sul de São Paulo, é um dos destinos mais buscados para viajar na alta temporada (Foto: Hi-Mundim)

Conheça o Brasil Voando

Pensando em ir para praia ou algum lugar com bastante água? O Ministério do Turismo e o Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com a ABEAR e empresas aéreas lançaram o “Conheça o Brasil: Voando”, com o objetivo de desenvolver ações voltadas ao estímulo de viagens pelo Brasil.

Para a temporada a alta temporada de verão, foram anunciadas 94 novas rotas que ligarão, principalmente, destinos da região Nordeste. São 81 nacionais e 13 ligando destinos internacionais ao Brasil.

Os novos voos vão ligar principalmente a destinos da região Nordeste, seguidos de localidades do Sudeste, do Sul, do Norte e do Centro-Oeste. Os voos chegarão a 43 destinos de 17 Unidades da Federação, com destaque para os estados da Bahia, de São Paulo, de Alagoas, do Rio Grande do Norte, do Amazonas, da Paraíba e de Pernambuco, entre outros.

Do total de novas rotas, três delas, operadas pela Azul, envolvem destinos que não possuíam voos regulares até então. São elas: Linhares-ES (Belo Horizonte-Linhares); Araxá-MG (Araxá para Uberaba-MG) e Comandatuba-BA (Comandatuba para Campinas-SP). Anteriormente, estes destinos eram atendidos apenas por aeronaves particulares ou de fretamento.

Companhias aéreas aumentam operações

Em janeiro de 2024, a GOL vai ofertar 20.833 mil operações, disponibilizando aproximadamente quatro milhões de assentos e criando 32 novos mercados.

As 10 rotas que terão maior acréscimo no número de voos: são sete domésticas, aumentando a conexão entre o Sudeste e o Nordeste brasileiros (Guarulhos-Recife, Guarulhos-Maceió, Congonhas-Ilhéus, Porto Seguro-Congonhas, Fortaleza-Guarulhos, Guarulhos-Salvador e Confins-Salvador) e três internacionais (Ezeiza-Florianópolis, Ezeiza-Galeão e Brasília-Miami).

LATAM

A LATAM vai operar no Brasil 3 mil voos extras domésticos e internacionais durante a alta temporada de verão entre 1º de dezembro de 2023 e 31 de janeiro de 2024.

O incremento de voos com relação aos meses de outubro e novembro deste ano foi planejado para atender aproximadamente 7,3 milhões de passageiros que a companhia espera transportar na alta temporada 2023-2024, um volume que será 17% maior do que na alta temporada 2022-2023.

Porto Alegre, Fortaleza e Salvador são os destinos brasileiros que devem receber mais turistas em voos da LATAM nesta alta temporada.

Os incrementos da LATAM têm como foco 41,5 mil partidas domésticas em São Paulo (aeroportos de Guarulhos e Congonhas), Rio de Janeiro (aeroportos de Santos Dumont e Galeão), Brasília e Salvador, além de 5,1 mil partidas internacionais entre Brasil e países como Argentina, Chile e Portugal.

Ao todo, a companhia terá no Brasil 9 mil voos a mais na alta temporada 2023-2024 em comparação com a alta temporada 2022-2023.

Voepass terá voos extras na alta temporada

Voepass

A VOEPASS Linhas Aéreas, em parceria com a operadora de viagens CVC, anuncia o lançamento de novas operações com a inclusão de 12 novas rotas à sua malha.

Os novos voos partem de Confins (MG), Uberlândia (MG), Rio de Janeiro (RJ), São José do Rio Preto (SP), Bauru (SP), Vitória (ES) e Brasília (DF) com destino, principalmente, ao Nordeste – como Porto Seguro (BA), Ilhéus (BA) e Ilha de Comandatuba (BA), e também a cidades turísticas como Rio de Janeiro (RJ) e Caldas Novas (GO).

Atenção aos golpes na Black Friday

Às vésperas da Black Friday, é bom ter atenção a sites e links maliciosos. Para aproveitar os descontos da data sem prejuízos, é fundamental que os consumidores estejam cientes a seus direitos e ajam de maneira responsável.

Professora de Direito do Centro Universitário de Brasília (CEUB) e especialista em Direito do Consumidor, Daniella Torres, traz dicas para garantir que a experiência seja satisfatória e dentro dos parâmetros legais: “Com cautela é possível aproveitar as promoções com segurança e sem prejuízos. Lembre-se de que o planejamento e o conhecimento são os melhores aliados nesse período de promoções”.

Tanto para fornecedores quanto para consumidores, o planejamento é fundamental, recomenda Daniella. Ao fazer compras pela web, a docente do CEUB indica:

  • Suspeite de preços excessivamente baixos: se um produto normalmente é comercializado por um valor e está sendo ofertado por algo bem abaixo da média, isso pode ser um sinal de alerta. Produtos com preços muito baixos de mercado levantam dúvidas quanto à sua procedência e qualidade. “Embora descontos de 50%, 40% ou até 60% sejam comuns na Black Friday, é fundamental cautela ao encontrar ofertas que pareçam excepcionalmente baixas”, garante.
  • Garanta uma compra segura: faça pesquisas sobre os sites. “Isso inclui consultar recursos governamentais, como o site ‘consumidor.gov.br,’ para verificar se existem reclamações em relação a determinado site, loja ou fornecedor”, reforça.
  • Verifique a segurança do comércio eletrônico: “se o site possui um certificado de segurança, geralmente indicado por um cadeado no navegador. Também se certifique de que a URL do site comece com ‘HTTPS,’ o que indica uma conexão segura.
  • Cuidado com ‘combos promocionais’: a prática da venda casada é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. Portanto, se um site exige a compre de outro produto para obter um desconto, denuncie essa prática. “Fique atento a práticas de publicidade enganosa, como a indicação de preços de produtos em conjunto com valores unitários em letras pequenas. Se encontrar publicidade enganosa, denuncie”, completa.
  • Confira os prazos de entrega: se informe sobre o prazo de entrega antes da finalização da compra, seja na Black Friday ou em qualquer outra época. Certifique-se de que o prazo atenda às suas necessidades e expectativas, evitando surpresas desagradáveis.
  • Preste atenção em toda a descrição da promoção, pois muitas ofertas de black friday não garantem o hotel ou passeio de forma exata.
  • Além de descontos e promoções, você pode aproveitar uma variedade maior de pagamentos. Mas sempre leia o termo de condições antes de fechar negócio.

Voa Brasil

De acordo com o Governo Federal, muitos estão usando o programa Voa Brasil para capturar dados pessoais. O programa sequer foi lançado. A iniciativa, que garantirá o acesso de parte da população brasileira a viagens aéreas com tarifas mais acessíveis, está em ajuste final. Ainda não há regras definidas para participação.

Governo Federal e o Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor) alertam que não estão realizando cadastro e nem solicitando valores para inclusão no programa.

Caso receba ligação, correspondência, mensagem de texto no celular ou via redes sociais solicitando depósito em dinheiro para ser incluído no Voa Brasil, sugerimos que denuncie essa prática por meio dos canais de atendimento ao usuário:

Pela internet

Fala BR (https://falabr.cgu.gov.br/)

Pelo e-mail

ouvidoria@mpor.gov.br

Pelo telefone

(61) 2029-8090

Sites e redes sociais que oferecem facilidades e mesmo se apresentam como canais para cadastro em programas sociais do Governo Federal não são fontes oficiais e devem ser vistos com desconfiança, pois podem representar risco à segurança de dados do cidadão.

O MPor não realiza contato direto com o cidadão e nem utiliza intermediários para concessão de qualquer benefício mediante pagamento de valores.

É sempre importante lembrar que não se deve fornecer dados pessoais, como CPF, nome, data de nascimento, etc. para pessoas desconhecidas ou inseridas em sites de origem desconhecida.