Mostra Cênica apresenta 17 espetáculos em Rio Preto

Espetáculo Cérebro de Elefante, de Rio Preto, integra programação da Mostra Cênica (Foto: Ricardo Boni)

 

Foram divulgados pela Cia. Cênica, os 17 espetáculos escolhidos entre os 277 inscritos para integrar a programação da Mostra Cênica 2017 – ResistênciaS, que acontece entre os dias 8 e 12 de fevereiro, em São José do Rio Preto, SP. A comissão julgadora escolheu espetáculos de teatro adulto, infantil, de rua, performances e cenas curtas.

Foram escolhidos 12 espetáculos na modalidade 1 – Teatro Adulto, Teatro para Crianças e Teatro de Rua, e cinco na modalidade 2 – Performances e Cenas Curtas (focada em trabalhos inéditos de grupos de Rio Preto).

Essa será a segunda edição da Mostra Cênica, que irá enfocar em 2017 o teatro como resistência, seja em sua temática ou estética, seja nos meios de existência e manutenção de grupos e coletivos, ou, ainda, em suas formas de criação, produção e difusão artístico-cultural. Toda a programação será gratuita.

Na modalidade 1, a comissão de seleção escolheu quatro produções locais, duas da Capital, quatro do Interior, uma de Minas Gerais e uma do Espírito Santo.

Foram selecionados os seguintes espetáculos:

· Cérebro de Elefante, Cia. Ir e Vir (São José do Rio Preto)

· Contos de Reis, Cia. Espagírica de Teatro (São José do Rio Preto)

· Coração dos Teatros Rodantes, Andaime Teatro Unimep (Piracicaba/SP)

· E Toda Vez que Ele Passa, Vai Levando Qualquer Coisa Minha, Delirivm Teatro de Dança (São Simão/SP)

· Memórias de um Quintal, Insensata Cia. de Teatro (Belo Horizonte/MG)

· MundoMudo, Cia. Azul Celeste (São José do Rio Preto)

· Ofélia/Hamlet/Rock Machine, Cia. Teatro de Riscos (Ribeirão Preto/SP)

· Pé na Curva, Cia. de 2 (São José dos Campos/SP)

· Perdoa-me por me Traíres, Teatro Kaô (São Mateus/ES)

· Puto!, GAL – Grupo de Apoio à Loucura (São José do Rio Preto)

· Réquiem para um Rapaz Triste, Teatro do Indivíduo (São Paulo/SP)

· Só, Grupo Sobrevento (São Paulo/SP)

Já na modalidade 2, os cinco projetos selecionados foram:

· Corte um Pedaço, Zé Antonio Borges (São José do Rio Preto)

· O Bebê de Ouro, Cia. Ai de Nós (São José do Rio Preto)

· Odhara, Poleiro dos Anjos (São José do Rio Preto)

· Psicopata, Cia. Palhaço Noturno Teatro (São José do Rio Preto)

· Reset Love, theURGIA (São José do Rio Preto)

Integraram a comissão de seleção o ator, diretor e produtor cultural Alexandre Melinsky (criador do Festara), a bailarina Andrea Capelli e o ator Fabiano Amigucci. Os três curadores analisaram ao todo 277 projetos inscritos, oriundos de 17 Estados, além do Distrito Federal. Grupos de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo participaram do edital. Um grupo da África do Sul e outro da Argentina também enviaram projetos.

Teatro adulto recebeu 156 inscrições; de rua, 59; para crianças, 48; performances, quatro, e cenas curtas, 10. Em razão da grande quantidade de propostas de relevância artística, a comissão de seleção decidiu ampliar o número previsto no edital para espetáculos da modalidade 1, de seis para 12. Na modalidade 2, o número foi reduzido de seis para cinco. Não houve lista de suplentes em ambas as categorias. O resultado do edital de seleção está disponível na página da Cia. Cênica no Facebook.

Próximas etapas

Na próxima etapa, depois de concluir a negociação de cachês com os grupos selecionados, a comissão de organização da Mostra Cênica irá divulgar a grade de programação de espetáculos e a de atividades formativas. Um espetáculo da Cia. Cênica encerrará o evento. A mostra também contará com uma exposição sobre a trajetória da companhia.

A Mostra Cênica é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura. O projeto da Cia. Cênica foi um dos seis selecionados no ProAC N° 13/2016 – Edital Concurso de Apoio a Projetos de Festivais de Artes I no Estado de São Paulo.

Grupo rio-pretense formado por artistas de múltiplas linguagens, a Cia. Cênica completará 10 anos em março de 2017, uma trajetória marcada pela pesquisa direcionada especialmente ao teatro de rua e ao teatro musical brasileiro.

Mais informações sobre a mostra no site http://ciacenica.com.br/sit/mostracenica2017/