Florada das cerejeiras em Washington

Florada da cerejeira é atração em Washington DC (EUA)

Florada das cerejeiras é entre março e abril; capital dos EUA é o destino com maior número de árvores do gênero fora do Japão

O florescer das cerejeiras movimenta o turismo na primavera do hemisfério norte. Milhares de pessoas costumam viajar para os diversos lugares em que é possível ver de perto a beleza da ocasião e celebrar nos festivais alusivos ao período.

Em Washington DC (EUA) é realizado o National Cherry Blossom Festival, que já movimenta o calendário local com uma série de celebrações por toda a cidade. Mas o festival vai começar mesmo, de maneira oficial, no dia 23 de março.

O festival segue com o Blossom Kite Festival (festival das pipas), no dia 30 de março. Em 6 abril acontece o Petalpalooza, evento de música e atividades para a família. Dia 13 é o momento do Desfile Nacional do Festival de Cerejeiras. 

Preços especiais

No festival, que oficialmente vai de 20 de março a 14 de abril, restaurantes oferecem opções de menus de primavera com preços especiais, em conjunto com a Associação de Restaurantes da Região Metropolitana de Washington.

Hotéis de Washington DC e dos arredores da capital estadunidense também costumam aderir à promoção oferecendo pacotes temáticos e preços especiais nessa época do ano marcada por temperaturas entres 2 e 13 graus Celsius.

Fora do Japão, Washington DC é o destino com a maior concentração de cerejeiras do mundo. Esse feito só se tornou possível por causa da doação de 3 mil árvores feita em 1912 pelo então prefeito de Tóquio, capital japonesa.

Curiosidades

A doação das 3 mil árvores foi feita dois anos depois de 2 mil cerejeiras doadas anteriormente terem sido queimadas por ordem do então presidente dos EUA William Howard Taft, por causa de uma infestação de insetos.

As primeiras mudas de Washington DC foram plantadas em 1912 pela então primeira-dama Helen Herron Taft e pela Viscondessa Chinda, esposa do embaixador do Japão nos EUA, em Tidal Basin, às margens do rio Potomac.

Há duas espécies de cerejeiras em Washington DC: Yoshino e Kwanzan. No Japão tem mais de 300. O melhor período para visitar é quando florescem 70% das árvores de Tidal Basin. O pico da florada geralmente dura duas semanas.

Mais procurados

Os pontos mais procurados por visitantes que querem contemplar o florescer das cerejeiras são ao redor dos memoriais, como o Jefferson Memorial, o Franklin Delano Roosevelt Memorial e o Martin Luther King, Jr. Memorial.

Para quem prefere distância de grandes concentrações de público, a dica é visitar áreas como Old Town Alexandria; The Gardens of Dumbarton Oaks; U.S. National Arboretum e East Potomac Park / Hains Point Loop Trail.

Outros locais da capital dos EUA em que florescer vale a visita e que geralmente não contam com muito público são: The Basilica of the National Shrine of the Immaculate Conception; Congressional Cemetery; e Sutton Park.