Exposição reúne 3 mil suculentas no Riopreto Shopping

Exposição reúne mais de 3 mil suculentas
Exposição reúne mais de 3 mil suculentas

Bonitas, diferentes, versáteis e práticas, as suculentas estão em alta. Elas decoram qualquer ambiente e se adaptam a qualquer espaço. Além disso, são ótimas opções de presentes e lembrancinhas.

Se você é fã dessas plantas aproveite para visitar a 1º exposição de suculentas no Riopreto Shopping, entre os dias 22 e 27 de maio.

Estarão expostas aproximadamente 3 mil unidades de plantas, de 500 de espécies diferentes, incluindo os cactos e a rosa de deserto, ambos pertencentes ao grupo das suculentas.

As plantas em exposição no Riopreto Shopping terão todo tipo de preço. De R$ 4 a até R$ 200 e algumas mais caras, dependendo de sua raridade.

O público também vai encontrar arranjos prontos, inclusive bacias e vasos de cerâmica, com as suculentas já plantadas.

Heitor Liporacci, biólogo e mestre em botânica (Fotos: Ricardo Boni)

“Toda planta que possui uma reserva de água no caule, na folha ou na raiz é um tipo de suculenta”, explica Heitor Liporacci, biólogo e mestre em Botânica, que atua na área de paisagismo.

Segundo o professor, é difícil destacar quais são as espécies mais famosas.

“Quanto mais colorida e com formato diferente, mais ela se torna procurada. Todas são magníficas, tudo depende do que ela atrai nas pessoas, mas principalmente pelas cores chamativas e também pela exoticidade das espécies”, diz.

Espécies de suculentas

Entre as plantas que expostas no Riopreto Shopping, o biólogo destaca a Echeveria Carnicolor. Quando exposta ao sol é comum a mudança de coloração das folhas para tons avermelhados. Confira outras suculentas que estarão por lá:

  • Sedum burrito, também conhecida como rabo-de-burro ou dedinho-de-moça. Impressiona pela delicadeza e sutileza de sua forma, mesmo acondicionada no mais simples dos vasos.
  • Haworthia é um gênero botânico pertencente à família Aloaceae. São nativas do continente africano. O gênero é composto de 70 a 90 espécies, algumas com várias subespécies. As plantas possuem folhas grossas, duras, firmes e carnudas preenchidas com uma gelatina translucida e formam uma roseta.
  • Sempervivum, originárias da Europa, América e Ásia. Possui forma arredondada e cores variadas. As rosetas de Sempervivum crescem formando uma espécie de tapete, produzindo sempre novas rosetas que tendem a enraizar sozinhas.
  • A Crassula reserva uma curiosidade especial. É apelidada de suculenta orelha de Shrek. A versão com folhas cilíndricas, achatadas na extremidade, com uma pequena concavidade é a que mais se assemelha à orelha do famoso ogro da ficção. Existe também uma versão mais achatada, cujas folhas lembram pequenas espátulas, também com uma concavidade na extremidade.
  • Suculenta do gênero Kalanchoe. Da família Crassulaceae, sua origem é africana e ela também é conhecida como flor-da-fortuna ou kalandiva. No Brasil, é chamada também de erva-da-costa, folha-da-fortuna, folha-de-costa ou saião.

    (Fotos: Ricardo Boni)

Vale destacar também a rosa do deserto. Originária da região Sul da Arábia e da África Oriental, regiões extremamente secas e quentes, possui uma beleza exótica.

Suas flores têm formato de sino e belas cores, que variam do branco ao violeta, passando por várias tonalidades de rosa e vermelho.

O significado da rosa do deserto está muito ligado à sua formação e à algumas lendas também.

Como sua formação é mineral e acontece por sulfato de cálcio hidratado, ela é considerada uma espécie selenita, palavra originária de Selene, que era a deusa grega da lua.

Assim, há a crença de que a rosa do deserto consiga proporcionar clareza mental, gerar mais gentileza, tolerância e até mais amor e atenção.

Dicas e curiosidades

  • Todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto;
  • Existem cerca de 22 mil espécies de suculentas; destes, 2 mil são cactos;
  • Diferente das suculentas, os cactos não têm folhas;
  • Água: regue pouco, a cada 10 ou 15 dias;
  • As miniaturas podem ser regadas com um conta-gotas;
  • Molhe a terra, nunca as folhas;
  • Suculentas adoram a claridade, principalmente o sol da manhã
  • Suculentas se acomodam em qualquer tamanho de vaso;
  • As plantas que ficam somente em ambiente interno , sem contato com o sol, não sobrevivem;
  • É possível plantar várias espécies em um só vaso;
  • Folhas amarelas? Você regou demais! Verifique a umidade do solo afundando o dedo na terra;
  • Folhas moles, opacas ou caídas podem ser sinal de que a suculentas está doente ou foi regada em excesso

SERVIÇO

Exposição de Suculentas

Onde: Praça 3 de Eventos do Riopreto Shopping

Data: de 22 a 27 de maio