EUA querem a senha do Facebook para conceder visto

Turistas não terão vida fácil durante a gestão de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. No início desta semana, John Kelly, secretário do Departamento de Segurança Interna dos EUA revelou que as embaixadas do país poderão pedir as senhas de redes sociais, como o Facebook, para quem estiver solicitando um visto de entrada no país.

Kelly explicou à imprensa norte-americana que a medida pode endurecer o veto a “ameaças de segurança”. De acordo com o secretário, a solicitação das senhas deverá ser mais firme com imigrantes de sete países de maioria muçulmana: Iêmen, Irã, Iraque, Líbia, Síria, Somália e Sudão. Segundo ele, essas nações têm um histórico “fraco” no procedimento de pedido do documento. Por enquanto, a ação deve ficar restrita somente a esses países.

“É realmente muito difícil vetar essas pessoas desses sete países, mas se eles quiserem vir para cá, nós queremos poder dizer quais sites visitam e nos deem suas senhas para que saibamos o que fazem na internet. Se não quiserem cooperar, então não entram nos Estados Unidos”, explicou o secretário durante audiência na Comissão de Segurança Interna da Câmara de Representantes.

hi-mundim-passaporte

Mudanças para os brasileiros

No dia 27 de janeiro, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um decreto banindo a entrada de estrangeiros de sete países de maioria muçulmana. Mas algumas mudanças também atingem os turistas brasileiros.

De acordo com a embaixada dos EUA, em Brasília, haverá mudanças sobre as entrevistas, que agora passa a ser obrigatória para brasileiros que têm entre 15 e 79 anos, inclusive para renovações. Estão dispensados os brasileiros com idade inferior a 14 anos ou superior a 79 anos; Os brasileiros que anteriormente tinham um visto na mesma categoria e que expirou menos de 12 meses antes do novo pedido e solicitantes de vistos diplomáticos e oficiais de governos estrangeiros e organizações internacionais.

468x60_reload-V2

Antes do decreto, solicitantes entre 14 e 15 e entre 66 e 79 eram isentos da entrevista, assim como aqueles que estivessem renovando o visto até 48 meses após o vencimento.

Enquanto isso, o Canadá libera vistos para brasileiros

Enquanto os EUA dificultam a vida dos turistas, o Canadá resolveu dar uma trégua. A partir de 1° maio deste ano, o país deve liberar brasileiros de tirar o visto para entrar no país. No entanto, tal medida só vale para quem já tenha tirado o visto canadense nos últimos 10 anos (mesmo que esse visto já esteja vencido) ou para quem tenha um visto válido para entrar nos Estados Unidos.

Nesse caso, o viajante deverá emitir um eTA (eletronic Travel Authorization, em português, ‘autorização eletrônica para viajar’). O documento deve ficar vinculado ao passaporte e será válido por 5 anos ou até a data de vencimento do passaporte. O eTA custa 7 dólares canadenses (cerca de R$ 16) e permite a permanência do turista por até seis meses no Canadá.

Fonte: Panrotas

Sem IOF 300x250