Mostra ‘Mundo Down – Retratos’ chama a atenção para a Síndrome de Down

Bruno Arantes faz 2ª edição de sua mostra no Riopreto Shopping

Comemorado em 21 de março, o Dia Mundial da Síndrome de Down, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. Para chamar a atenção para a data e para a síndrome, o Riopreto Shopping Center abraça essa causa e lança, nesta quarta-feira (22), a exposição “Mundo Down – Retratos”, do fotógrafo Bruno Arantes.

A data é oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012 e visa promover a visibilidade das pessoas com essa síndrome, garantindo que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas.

É a segunda edição do projeto, que foi criado pelo fotógrafo de Rio Preto há 5 anos, como forma de chamar a atenção das pessoas para a Síndrome de Down, por meio de retratos de pessoas de diferentes idades e perfis.

Síndrome de Down em fotos

“A ideia da exposição nasceu na época em que eu fazia faculdade, quando conheci o irmão de um amigo que tem Síndrome de Down. Ele tinha uns 18 anos naquela época, e era algo completamente novo para mim, porque eu não conhecia aquela realidade. A convivência com ele abriu a minha mente e quis tentar provocar o mesmo em outras pessoas por meio da fotografia”, conta Bruno.

Aliás, esse amigo do fotógrafo faz parte da exposição. É o jovem Judah Andrade, que hoje tem 25 anos. Além dele, mais 33 pessoas com Síndrome de Down foram fotografadas em Rio Preto e cidades da região, em um trabalho que durou mais de cinco meses.

“Na primeira edição que fiz no Riopreto Shopping, a exposição trazia mais jovens. Desta vez, as idades são bem variadas, desde bebês a pessoas com mais de 40 anos”, destaca.

Com mais de duas décadas de atuação, Bruno Arantes começou na fotografia por meio dos casamentos, passando para os ensaios de moda de revistas conceituadas da região. Entre 2018 e 2020, trabalhou com a cantora Bruna Viola, ganhadora do Grammy Latino, e traz em seu currículo ensaios em com grandes nomes das artes e do entretenimento. Hoje, tem seu próprio estúdio, trabalha com casamentos e produção de fotos artísticas, corporativas e publicitárias.

É necessário destacar que a SD não é uma doença e, sim, uma condição genética inerente à pessoa, porém, está associada a algumas questões de saúde que devem ser observadas desde o nascimento da criança.

Serviço

Exposição fotográfica ‘Mundo Down – Retratos’, de Bruno Arantes
De 22 a 31 de março
Riopreto Shopping Center (Av. Brigadeiro Faria Lima, 6363)
Grátis
Mais informações: riopretoshopping.com.br