O Canadá é muito mais que um destino para aprender a língua inglesa. É um país capaz de proporcionar grandes aventuras em paraísos pouco noticiados.
Para os que gostam de explorar a natureza, por exemplo, destaque para os passeios de caiaque por lugares em que é possível observar ursos polares. Para quem só quer relaxar e explorar sabores, boa pedida é petiscar e bebericar tendo a aurora boreal como pano de fundo.
Para mostrar um pouco mais do que o Canadá tem a oferecer para o turista, Hi-Mundim traz uma lista de passeios imperdíveis no gelado país da América do Norte.
Em Quebec, durma em um Hotel de Gelo
Em Quebec, durante os meses de dezembro a abril, período de inverno no hemisfério norte, a parada obrigatória é o Hotel de Gelo. Como o nome sugere, o prédio é inteiramente de gelo. O visitante pode apenas conhecer, e claro, hospedar-se no local, vivenciando ainda mais intensamente o inverno.
A cidade também abriga um parque de diversões de inverno. O Valcartier tem mais de 40 tobogãs e pistas de neve e costuma agradar aos esportistas.
De Quebec o turista pode ir até Niágara Falls, onde o frio proporciona paisagens deslumbrantes. Se der sorte é possível inclusive encontrar as cataratas congeladas. Os reflexos produzidos pelo sol no gelo tornam a experiência única.
Trem da Neve pelas Montanhas Rochosas
Outro passeio que não pode ficar de fora do roteiro é ir para as Montanhas Rochosas a bordo do Via Rail, trem estilo anos 1950, que sai de Vancouver e segue até Jasper, passando por paisagens capazes de lotar o cartão de memória da câmera fotográfica. Além de confortáveis, os vagões oferecem vista panorâmica.
Em Jasper, destaque para a caminhada na base de um cânion para observar as paredes de gelo e as belezas esculpidas pela natureza ao longo de mais de 10.000 anos de erosão.
Saindo de Jasper a pedida é ir até Lake Louise pela Icefield Parkway, considerada uma das mais belas estradas do mundo. Pelo caminho o turista encontra picos cobertos de neve, cachoeiras congeladas e vales graciosos. No fim da tarde, o passeio de carruagem às margens do Lake Louise é ideal para quem quer dar um toque romântico à viagem.
Trenó de Cachorros e Pesca no Gelo
No Canadá o turista também vai poder praticar o Dogsledding – aquele trenó puxado por cães. Por lá é um esporte bastante difundido e encontrado em cidades como Vancouver, Toronto, Niágara, Ottawa, Quebec ou Montreal.
Outra experiência é o Ice Fishing, ou pesca no gelo, atividade relaxante no rigoroso inverno local. No Canadá sobram lagos congelados por todo o país. O local mais famoso, no entanto, é a cidade de Lake Simcoe, perto de Toronto, considerada a capital de ice fishing do país.
Para quem quer gastar energia, patinar nesses lagos congelados espalhados pelo Canadá pode ser uma opção, inclusive para os adeptos de esportes radicais.
Espetáculo da Aurora Boreal
O fenômeno natural que deixa o céu psicodélico acontece apenas nas regiões mais frias do mundo, normalmente no fim da tarde e começo da noite. É possível ver luzes coloridas e brilhantes, geralmente avermelhadas e esverdeadas, dançando e criando formas. Literalmente, uma viagem!
Em Winterhorse, cidade formada na época da corrida do ouro, o turista pode desfrutar da aurora boreal acompanhado de petiscos, comidas e bebidas locais.
A aurora boreal pode ser apreciada no Canadá de setembro a março. É nas mais escuras noites de inverno que o fenômeno costuma aparecer com mais intensidade.
Ursos bem de perto
Para quem tem aventura correndo nas veias, pedida é explorar o lado selvagem do Canadá. O país conta com sete espécies de ursos, entre eles os ursos polares. Em Columbia Britânica, Nuvanut e Ontário, dá para chegar bem perto para observa-los e fotografa-los em seu habitat.
Para quem não se contentar e quiser ainda mais adrenalina, a dica é alugar um caiaque e navegar pelos rios onde ursos se alimentam e caminham tranquilamente nas margens. Em nenhum outro lugar do planeta é possível ver de tão perto esses gigantes da natureza.
Esportes de inverno
Impossível pensar no Canadá e não pensar em esquiar. Das principais estações de esqui do Canadá, destaque para a Whistler, considerada a maior e melhor da América do Norte.
Entre os motivos que especialistas dizem ser o local ideal para uma viagem estão a vila toda desenhada para pedestres, com fácil acesso às pistas, bares e restaurantes, e as mais de 200 pistas, para todos os níveis de praticantes de esqui e snowboard, desde amadores a profissionais.
As temperaturas amenas por ficar localizada quase no nível do mar e a grande oferta de restaurantes e atividades para os dias de descanso são outros pontos positivos que colocam Whistler como o preferido dos adeptos de esportes de neve.
Também dá para curtir a neve em alta velocidade, a bordo de uma espécie de jetsky de neve, o snowmobile. Em Ontario o turista tem mais de 33 mil quilômetros de trilhas específicas para quem quer rasgar a neve a bordo do brinquedinho.
Piscinas até no frio
Para aqueles que preferem tranquilidade, a pedida é o Nordik Spa, em Ottawa. É o maior spa da América do Norte e conta com piscinas ao ar livre, saunas, piscinas infinitas, restaurantes e espaços para banhos e massagens.
Mesmo no inverno é possível desfrutar deste lugar considerado um pequeno paraíso das águas. É que as piscinas são aquecidas. Também é possível hospedar-se por lá, em cabanas dentro da floresta.